sexta-feira, 13 de maio de 2011

Por uma Sudeco Forte e estruturada

Confesso que me senti desconfortado com o decreto da presidenta Dilma Rousseff, publicado na última quinta-feira (05), que recria a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). Logicamente, não era o que esperávamos.

Como relator da recriação da superintendência na Câmara dos Deputados, fizemos inúmeras reuniões para discutir o formato do órgão e a capacidade de alavancar, de forma integrada, o crescimento do Centro-Oeste. Debatemos com representantes dos governos, empresários e sociedade civil organizada os pontos importantes que não poderiam ficar de fora do projeto.

Depois de um consenso, conseguimos aprovar o relatório e encaminhá-lo ao Senado, que contou com o trabalho da Senadora Lúcia Vânia e do esforço das bancadas federais de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Da forma como está, a Sudeco não atende as necessidades de uma região que cresce acima da média nacional e que tem papel significativo na economia do País.

Reconhecemos as dificuldades que o Brasil atravessa e o desejo apresentado pelo Governo Federal de cortes no Orçamento, mas é preciso avaliar com mais critério a extensão das medidas. O resultado pode ser a morte de um sonho pela falta de combustível na execução de projetos importantes no Centro-Oeste, retardando o desenvolvimento da nossa região.

De acordo com o decreto presidencial, a Sudeco nasce  com estrutura mínima, sem o Banco de Desenvolvimento, o que reduz em R$ 12 bilhões os recursos da superintendência. Não avaliamos sob o ponto de vista político, mas essencialmente técnico, pois ao elaborar o relatório, inserimos ítens fundamentais para avançarmos economicamente em conjunto e com visão de sustentabilidade ambiental.

A nossa expectativa é de que haja sensibilidade do governo e o reconhecimento da importância de dotar a região de mecanismos que possam articular política de crescimento em comum acordo entre os Estados. É fato que o Governo Federal tem olhado Goiás com atenção especial, principalmente em infraestrutura de transportes, como a Ferrovia Norte-Sul, a recuperação e duplicação de rodovias. Temos lutado muito e conseguido bons avanços nesse setor.

Ainda esse mês, vamos lançar a duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, uma obra extremamente valorosa para o nosso Estado. Até o final do ano, devem ser investidos cerca de R$ 190 milhões na construção de 80 Km de pista dupla. Com muito esforço, estamos mudando todo sistema ferroviário do Brasil de Minas Gerais para Goiás, o que vai beneficiar sobremaneira a nossa região com mais emprego e renda para a população.

Essas são ações que demonstram o relevante trabalho do Governo Federal em Goiás, mas torna-se primordial a estruturação de um órgão que possa pensar e articular o desenvolvimento do Centro-Oeste, avaliando as demandas de cada Estado. Vamos continuar defendendo os interesses da região e lutando para que o povo goiano seja atendido em suas necessidades básicas. O fortalecimento da Sudeco vai trazer mais progresso e melhorar a vida da nossa gente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário