quinta-feira, 9 de junho de 2011

Uma luta pela construção do aeroporto

Na última terça-feira (7), estivemos com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, para discutir, mais uma vez, uma solução para a retomada das obras do aeroporto de Goiânia. Considero o encontro altamente significativo. O presidente se comprometeu a enviar até amanhã, sexta-feira, os ajustes feitos no projeto do aeroporto da capital para o Tribunal de Contas da União (TCU), que há quatro anos suspendeu as obras.

Firmamos, também, o compromisso de continuar lutando para que todas as questões junto ao tribunal sejam resolvidas. Temos feito isso ao longo do tempo, desde a paralisação das obras do Santa Genoveva. O nosso interesse, assim como o de todos os goianienses e goianos, é ver a retomada das obras do novo aeroporto, pois a nossa cidade, consequentemente Goiás, tem perdido muito em função da atual situação em que se encontra o nosso aeroporto.

É triste observarmos que estão sendo tomadas medidas paliativas, como o tal “puxadinho”. Queremos soluções verdadeiras. As obras do aeroporto foram iniciadas em março de 2005, mas dois anos depois foram interrompidas pela determinação do TCU, por suspeita de irregularidade. A intervenção acabou provocando um impasse entre o tribunal e o consórcio de empresas que tocam a obra, composto pela Odebrecht e Via Engenharia.

Não sou contra a investigação do TCU quanto a possíveis irregularidades, mesmo porque essa é a função do órgão, mas entendo que tudo deve ser feito para que seja acelerado esse processo de adequação dos projetos.

Obra parada significa prejuízo para os cofres públicos, sem falar na quantidade de negócios que Goiânia tem perdido em função da precariedade do nosso aeroporto. A Copa do mundo é um exemplo. A cidade deixou de ser uma das sedes, entre outras questões, por causa do aeroporto.

Recentemente, estivemos com o ex-presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, em um café da manhã com líderes partidários, solicitando o fim do imbróglio do aeroporto. A intervenção que fiz,  rendeu, inclusive, uma nota na Coluna Panorama Político do jornal O Globo, de Ilimar Franco, que faço questão de reproduzir. “Um café marcado pelo presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, com lideranças da Câmara e os ministros do TCU, anteontem, degringolou. Os deputados da base governista atacaram o tribunal devido às suas decisões de paralisação de obras com suspeitas de irregularidades. O mais contundente foi o líder do PR, deputado Sandro Mabel (GO), irritado com a suspensão das obras do aeroporto de Goiânia”.

A nossa bancada federal tem trabalhado muito para resolver os problemas do aeroporto e viabilizar a retomada das obras. Vamos juntar as forças para que Goiânia tenha um aeroporto à sua altura, que através dele possam ser viabilizados grandes negócios. Precisamos de geração de emprego e renda para a população e melhorar a qualidade de vida de nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário