quinta-feira, 30 de junho de 2011

Rede Cegonha é um avanço no País

Recentemente, a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que tem desenvolvido um trabalho muito importante, lançaram o programa Rede Cegonha, composto por um conjunto de medidas que visam garantir a todas as brasileiras um atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As medidas previstas abrangem a assistência obstétrica às mulheres, com foco na gravidez, no parto e pós-parto e também a assistência às crianças. O projeto contará com investimentos de mais de R$ 9,3 bilhões do Orçamento do Ministério da Saúde até 2014, que serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança.

A meta é levar as ações inseridas na Rede Cegonha para todo o País. Inicialmente, o cronograma de implantação da rede priorizará as regiões da Amazônia Legal e Nordeste por possuírem os mais altos índices de mortalidade materna e infantil, e também as regiões metropolitanas, em função de um grande número de gestantes.

A Rede Cegonha terá atuação integrada com as demais iniciativas para a saúde da mulher no SUS, com foco nas cerca de 61 milhões de brasileiras em idade fértil. Será implantado nos postos de saúde o teste rápido de gravidez. Confirmado o resultado positivo, será garantido um mínimo de seis consultas durante o pré-natal, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. A introdução do teste rápido, inclusive para detectar doenças como o HIV e a sífilis, também será novidade para reforçar o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

Desde a descoberta da gravidez até o parto, as gestantes terão acompanhamento da Rede Cegonha, tendo um posto de saúde como referência, além de saber com antecedência onde darão a luz. As grávidas receberão auxílio para se deslocarem até os postos de saúde para realizar o pré-natal e à maternidade na hora do parto, com vale-transporte e vale-táxi.

O projeto também vai possibilitar a capacitação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês, com acompanhamento garantido pelo projeto nos primeiros dois anos de vida, recebendo atenção integral à saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para eventuais necessidades de cada criança.

Como forma de esclarecimento da população a Rede Cegonha fará campanhas públicas nas escolas (de nível médio e superior) e ações de mobilização da sociedade sobre a importância da educação sexual e reprodutiva. Pela primeira vez na história do nosso País um projeto audacioso e de nível nacional será colocado em prática.

A assistência à gestante tem sido uma bandeira de atuação nossa também. Em Senador Canedo, ajudamos a implantar a maternidade Aristina Cândida, que atende cerca de 10 municípios da região. A maternidade é modelo para o País, bem equipada, com instalações confortáveis, equipe multidisciplinar para o atendimento integral à saúde da mulher e totalmente integrada ao funcionamento da rede de saúde, recebendo pacientes que já passaram pelos postos de saúde.

É preciso cuidar, cada vez mais, das nossas crianças, desde o nascimento. Assim elas terão condições de uma vida mais saudável. Esse tem sido o nosso esforço também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário