quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Os 100 cabeças do Congresso Nacional

Essa semana, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a nova lista dos cem cabeças do Congresso Nacional. Pelo décimo ano, integro esse seleto grupo de deputados e senadores. O órgão em questão analisa, permanentemente, todo trabalho desenvolvido pelos parlamentares durante o ano.

A escolha dos mais influentes é feita com base nas características de cada um, como capacidade de debates, negociações, votações, articulações e formulações. Fui escolhido pela dedicação em elaborar projetos de lei de interesse do povo brasileiro, uma das principais atribuições do Congresso Nacional.

A inclusão do meu nome na lista do Diap serve, verdadeiramente, de estímulo para continuar apresentando os projetos que possam melhorar a vida das pessoas, como, por exemplo, o que obriga os laboratórios farmacêuticos a informarem no rótulo dos remédios a existência de lactose na composição. A medida serve de alerta para as pessoas que têm intolerância ao leite e seus derivados. O projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por iniciativa nossa, foi instituído o Dia Nacional em Defesa do Contribuinte, comemorado em 25 de maio. Nessa data, em várias partes do País, acontecem manifestações contra a alta carga tributária brasileira. Essa é uma oportunidade de mobilizar a população contra o peso dos impostos, que prejudicam o desenvolvimento do Brasil. Tenho trabalhado muito por uma reformulação de nossas leis tributárias, pois o povo está cansado de pagar tantos impostos e não ter os serviços públicos que merece.

Apresentamos, também, projetos para aperfeiçoar o sistema carcerário no País, que está falido e não recupera o preso. Queremos criar o Programa Nacional de Incentivo ao Emprego de Egressos do Sistema Penitenciário (Proesp).  A ideia é qualificar a população carcerária para que ela possa arrumar um emprego depois de cumprir a pena. Estudos comprovam que a elevada reincidência criminal está ligada à discriminação que o preso sofre ao deixar a cadeia, sendo que 70% retornam pouco tempo depois.

Outro projeto propõe a terceirização dos serviços prestados dentro das penitenciárias, como assistência médica, jurídica, psicológica, fornecimento de alimentação, vestuário, limpeza e segurança. O Estado continuaria com o poder de nomear os diretores e o cumprimento da pena.

Defendemos ainda mais segurança no ambiente educacional, por isso, elaboramos um projeto que propõe medidas que visam a melhoria da convivência nos estabelecimentos de ensino de todo o País e a instalação de detector de metal nas escolas.

Esses são alguns dos projetos que estão em tramitação na Câmara dos Deputados e  que trabalhamos fortemente pela aprovação. Aliado a atividade dentro do Congresso Nacional, temos conseguido recursos importantes para Goiás junto aos ministérios e órgãos federais. Nos últimos anos, ajudamos a trazer cerca de R$ 3 bilhões para o Estado. São recursos investidos em infraestrutura, construção de hospitais, postos de saúde, escolas, casas etc.

Estamos empenhados em resolver o problema do aeroporto de Goiânia. Na última terça-feira, nos reunimos com o presidente da Infraero Gustavo do Vale, que nos prometeu uma solução para breve. Graças ao apoio da população é que temos conquistado muitas vitórias e o reconhecimento de um órgão tão importante como o Diap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário