quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uma luta pelo entorno do Distrito Federal

Assim como o entorno de Goiânia, os municípios que cercam Brasília têm recebido a nossa atenção na Câmara dos Deputados. Em parceria com os prefeitos e lideranças da região, temos conseguido recursos importantes para muitas cidades investirem em asfalto, escolas, postos de saúde, casas, saneamento básico, segurança pública, entre outros benefícios.

Como as demandas dos moradores são enormes, é preciso um esforço de todos os governos para amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que moram na região. Os municípios não têm receitas suficientes para os investimentos necessários e ficam na dependência do Estado de Goiás, DF e governo federal.

Estamos acompanhando diretamente os problemas enfrentados pela população em todos os setores, como representante de vários municípios. Recentemente, promovemos um debate na Câmara dos Deputados para discutir e cobrar providência na redução da criminalidade da região.

É lamentável constatarmos que, mesmo com a presença da Força Nacional de Segurança, o número de homicídios em quatro locais do entorno, como Águas Lindas, Novo Gama, Valparaíso e Luziânia, teria aumentado em 13,2% em maio e junho deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo Gabinete de Gestão Integrada, criado pelo governo estadual para conter a violência no Entorno do Distrito Federal.
Nos dois meses de atuação do grupo especial, o número de assassinatos passou de 53 para 60 nas cidades mencionadas. Levando-se em consideração os 19 municípios do entorno do Distrito Federal, o aumento chega a 35% no mesmo período. Os casos saltaram de 70 para 95.


Posso dizer, com orgulho, que Cidade Ocidental, outro município da região do entorno DF, conseguiu diminuir os índices de criminalidade, destacando a brilhante atuação do prefeito Alex Batista no combate à violência. Sob o comando do major Claudio Danilo Braga, mais policiais estão nas ruas, o forte patrulhamento e o combate ao tráfico de drogas têm se entensificado, proporcionando segurança e conforto para os moradores. É bom lembrar que os demais municípios também precisam fazer a sua lição de casa, pois estas cidades do entorno são muito próximas, vizinhas; portanto, estão integradas.

Os jovens de Cidade Ocidental estão se ocupando atividades sadias, restando pouco tempo para se envolver com mazelas. Escolas de tempo integral estão sendo implantadas e o Programa Segundo Tempo do governo federal, que objetiva a democratização à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens, como fator de formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social, tem transformado a história de muitos jovens.

O Comando de Operação da Força Nacional na região argumenta que houve redução dos homicídios desde a chegada dos policiais, contrariando as informações do Gabinete de Gestão. O fato é que se faz necessária maior interação de todos os órgãos nacionais, do Distrito Federal e de Goiás para amenizar o sofrimento da população.

Além da violência, questão básica e crucial, os moradores do entorno sofrem todo tipo de privações e o entendimento entra as autoridades é essencial. Todos os governos têm responsabilidade direta na solução dos problemas dos municípios, em função da forma em que as cidades estão ocupadas.

A nossa disposição é total em continuar trabalhando para a liberação de recursos que atendam os moradores da região, pois é triste constatar que um Estado que já avançou tanto continue em seu território com uma população com índices altamente negativos na educação, saúde, segurança pública, habitação etc. Já conseguimos importantes benefícios para as cidades, mas são primordiais ações conjuntas dos nossos administradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário