quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O nosso respeito aos administradores

É com muita satisfação que cumprimento todos os administradores pelos 45 anos de regulamentação da profissão, implementada pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. É de fundamental importância que as entidades privadas e o setor público reconheçam o relevante papel dos administradores no gerenciamento de suas atividades. Sabemos que esta profissão é nova por aqui, se compararmos com outros países, como exemplo os Estados Unidos. Lá, os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881.

No Brasil, a formação do administrador começou a ganhar destaque na década de 40. É a partir desse período que surge a necessidade de mão de obra qualificada e, consequentemente, da profissionalização do ensino de Administração. Atualmente, o mercado competitivo exige cada vez mais destes profissionais. Como administrador e representante desta classe no Congresso Nacional, sou testemunha do valor da profissão junto à sociedade. Vários debates e projetos de lei apresentados por nós buscam ampliar cada vez mais os direitos da categoria.

O administrador aparece para planejar, executar, controlar e supervisionar ações buscando obter resultados satisfatórios para as organizações. Áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública estão buscando profissionais que se valem de métodos eficientes de gestão. Um governo, para ser bom, tem que possuir gestores qualificados em suas diversas áreas, ser participativo e honrar os compromissos assumidos. Isso o tornará confiável.

A credibilidade de uma administração é essencial, pois abre caminhos e faz com que a população se sinta mais segura, principalmente ao cumprir com as suas obrigações no que se refere ao pagamento dos impostos. Quando o dinheiro arrecadado é bem aplicado, a população se sente honrada. Percebe que o sacrifício do dia a dia não é em vão. Como representante do povo goiano, desejamos sempre que Goiás tenha um modelo de administração voltado para a responsabilidade com os recursos financeiros e com o atendimento das necessidades da nossa gente. E, ao citar administração pública eficiente, seria injusto não mencionar o exemplo de Senador Canedo. A cidade se transformou nos últimos anos pelas mãos de Vanderlan Cardoso. O que se viu foi um modelo de atuação focado na responsabilidade com o dinheiro público e em obras de qualidade. Não é à toa que a população sabe reconhecer a transformação vivida por Senador Canedo.

Pensando em qualificar a gestão administrativa dos municípios brasileiros, apresentei em 2004 a PEC 317 para apreciação desta Casa de Leis. Ela prevê a criação da carreira técnica de administrador municipal, buscando profissionais administradores competentes e habilitados para gerir as decisões das cidades brasileiras. Neste ano, apresentei duas novas propostas que beneficiam a profissão. O projeto de número 6953 busca instituir o Dia Nacional do Administrador, que será comemorado, anualmente, em 9 de setembro. É uma data já adotada devido à regulamentação da Lei 4769/65. Com a aprovação da data por lei, queremos dar outra dimensão ao que atualmente é uma comemoração corporativa, para ampliar o reconhecimento da categoria perante a sociedade. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura desta Casa.

Apresentei, ainda, entre outros, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 260/2007, proporcionando uma contribuição mais significativa ao profissional no sentido de obter o mesmo tratamento que outras profissões quanto ao recolhimento do ISS, em que a discriminação do tratamento tributário acarreta uma profunda insatisfação a todos. E,  como forma de comemorar os avanços, nesta quarta-feira realizamos uma sessão especial na Câmara dos Deputados para homenagear os administradores por entender que é preciso valorizar os profissionais. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o presidente do Conselho Federal de Administração, Roberto Carvalho Cardoso, e o presidente do Sinago e Agad, Samuel Albernaz, que muito tem feito pela categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário