quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Homenagem aos administradores


Acompanhe o discurso que o dep. Sandro Mabel está fazendo, neste momento, em homenagem aos administradores. É possível acompanhar também, ao vivo, pela TV Camâra no link: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara.
 

O Sr. SANDRO MABEL (PR-GO) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores Administradores, demais senhoras e senhores aqui presentes e os demais que nos assistem pela TV Câmara, bom dia!

É com muita satisfação que cumprimento os Administradores deste país pelos quase 45 anos de regulamentação da nossa profissão, implementada pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965.

Quero iniciar estas minhas palavras lembrando da importância de nós, administradores, para o País. É percebível que as entidades privadas e o setor público reconheçam a importância dos administradores no gerenciamento de suas atividades.

Sabemos que esta profissão é nova em nosso País se compararmos com a de outros, como exemplo os Estados Unidos. Lá, os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881.

No Brasil, o contexto para a formação do administrador começou a ganhar destaque na década de 40. É a partir desse período, que surge a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do ensino de Administração

Atualmente o mercado competitivo exige cada vez mais destes profissionais. É de extrema importância que estes estejam aptos a lidar com as inúmeras situações com que apareçam pelo caminho.

Como administrador e representante desta classe no Congresso Nacional, sou testemunha assídua da importância da nossa profissão junto à sociedade. Vários debates e projetos de Lei apresentados enfatizam esta importância.

O Administrador aparece para planejar, executar, controlar e supervisionar ações buscando obter resultados satisfatórios para as organizações. Áreas como a Saúde, Educação e Segurança Pública estão buscando profissionais que se valem de métodos eficientes de gestão, procurando sempre solução para os problemas existentes. Isso nos mostra o uso mais corriqueiro de eficientes ferramentas de motivação de pessoas, de equipes para a prestação de serviços e oferta de produtos mais qualificados.

É por este lado que reforço a relevância do administrador no setor público. Um governo para ser bom tem que possuir gestores qualificados em suas diversas áreas, ser participativo e honrar os compromissos assumidos. Isso o tornará confiável.

A credibilidade de uma administração é essencial, pois abre caminhos e faz com que a população se sinta mais segura, principalmente ao cumprir com as suas obrigações no que se refere ao pagamento dos impostos. Quando o dinheiro arrecadado é bem aplicado, a população se sente honrada. Percebem que o sacrifício do dia-a-dia não é em vão.

Como representante do povo goiano, desejamos sempre para o nosso querido Goiás um modelo de administração voltado para a responsabilidade com os recursos financeiros e com o atendimento das necessidades da nossa gente. O trabalho de governar deve ser integrado com todas as forças dispostas a mudar a realidade do Estado.

Através de uma gestão eficiente, controlada que se enxuga a máquina estatal, cortando desperdícios, o que influencia positivamente a vida da população.

Pensando em qualificar a gestão administrativa dos municípios brasileiros, apresentei em 2004 a PEC 317, para apreciação desta Casa de Leis. Ela prevê a criação da carreira técnica de Administrador Municipal, buscando profissionais administradores competentes e habilitados para gerir as decisões das cidades brasileiras.

Neste ano, apresentamos duas novas propostas que beneficiam a nossa classe. O projeto de número 6953 busca instituir o Dia Nacional do Administrador, que será comemorado, anualmente, no dia 9 deste mês. É uma data já adotada por nós, devido à regulamentação da Lei 4769/65. Com a aprovação da data por lei procuramos dar outra dimensão ao que atualmente é uma comemoração corporativa, para ampliar o reconhecimento da categoria para o conjunto da sociedade. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura desta Casa.

Outra Proposição, Senhoras e Senhores ouvintes, é o PL 6954, que estabelece o Piso Salarial dos Administradores, a ser fixado em R$ 1.484,58. No dia 28 de dezembro de 2009, o Estado do Rio de Janeiro aprovou a criação do Piso Salarial do Administrador com remuneração de mesmo valor. Foi o primeiro Estado a criar o referido piso, através da Lei nº 5.627, com repercussão financeira a partir de 1º de janeiro do ano corrente. Esperamos que esta Casa aprecie com rapidez estes projetos, pois são importantes para a nossa categoria. Lembro que existem em tramitação mais de 400 proposições que tratam de assuntos ligados à Administração em geral.

Apresentei, ainda, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 260/2007, proporcionando uma contribuição mais significativa ao profissional, no sentido de obter o mesmo tratamento que outras profissões quanto ao recolhimento do ISS, onde, a discriminação do tratamento tributário acarreta uma justa e profunda insatisfação a todos.

Esta Proposição, busca corrigir essa distorção, estendendo à atividade do administrador o mesmo tratamento que a Lei já aplica a outras categorias de profissionais liberais quando desempenhada por meio de sociedades.

Assim, acredito sanar uma injustiça, ao tempo em que permitirá o desenvolvimento da nossa categoria, que tem ampla contribuição a oferecer ao País.

Falando em administração pública eficiente, seria injusto não citar o exemplo de um município situado nas proximidades de Goiânia: Senador Canedo. É um brilhante exemplo de como um administrador a frente do poder executivo realiza um excelente trabalho.

O que se viu nos últimos anos na cidade é um modelo de atuação focado na responsabilidade com o dinheiro público e em obras de qualidade. Não é a toa que a população sabe reconhecer a transformação vivida por Senador Canedo.

Com os números da nossa economia em ascensão, com as perspectivas do fortalecimento do setor empresarial e um governo que sabe administrar, o Brasil continuará em desenvolvimento. Mais uma vez o setor industrial em Goiás, mesmo diante de graves problemas, mostrou vigor e a sua importância no desenvolvimento econômico e social do Estado.

Um recente pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), de janeiro a junho deste ano, as vendas cresceram 7,44%, os salários pagos subiram 11,12% e as horas trabalhadas tiveram aumento de 17,41%. A expectativa é de fechar o ano com uma alta nas vendas de 5,5% em comparação com 2009. Isto é fruto de trabalhos desenvolvidos por competentes administradores.

Senhoras e Senhores, não posso deixar de manifestar, também, a minha alegria em ver a expansão e qualidade dos cursos de administração em nossas faculdades, onde têm destacado, para nossa felicidade, a participação de competentes mulheres brasileiras, os meus parabéns.

Quero registrar aqui uma singela homenagem ao amigo Samuel Albernaz, Conselheiro Federal do Conselho Regional de Administração de Goiás, que com determinação busca promover a unidade profissional no Estado e também ao brilhante Roberto Carvalho Cardoso, Presidente do Conselho Federal de Administração, cuja dedicação vem marcando um novo modelo de excelência na condução dos assuntos de interesse da área.

Agradeço, também, aos indivíduos que, direta ou indiretamente fizeram acontecer este evento, que está na sua quarta edição. Fico por aqui. Muito obrigado pela presença de todos os Senhores e Senhoras. Obrigado de coração.

Um comentário: