sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PREFEITOS GOIANOS RECEBEM RETROESCAVADEIRAS MAS REIVINDICAM NOVA DISCUSSÃO DO PACTO FEDERATIVO

As Ministras Ideli Salvati e Miriam Belchior estiveram em Goiânia nesta sexta-feira para realizar o Encontro Estadual com prefeitos que tem o objetivo de intensificar orientações sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para os municípios. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores de todo o estado participam de palestras e recebem atendimento individual de técnicos de diversos ministérios e ainda foram entregues retroescavadeiras a 100 prefeituras.


Mas o evento serviu também para que os prefeitos externassem suas principais dificuldades, já que o custo da máquina pública para os municípios é muito grande e os recursos são poucos.
O presidente da Federação Goiana dos Municípios, Divino Alexandre, acredita que é momento de se discutir e talvez avançar na revisão do PAC federativo.

O deputado Sandro Mabel acompanha de perto a dificuldade dos municípios e faz tudo para ajudar: “O trabalho do parlamentar é, também, ajudar os prefeitos a conseguirem recursos federais e levar benefícios para os municípios. Só com a arrecadação municipal se faz muito pouca coisa e o governo federal existe é para isso. Seja através de emendas, seja através de orientação, ou mesmo colocando um processo debaixo do braço e ajudando o prefeito a resolver pendências a gente tem conseguido muita coisa para nosso estado”.

Mas Sandro Mabel defende que com uma reforma tributária, que envolva também um novo pacto federativo, ajustando a divisão da arrecadação às atribuições da União, dos Estados e dos Municípios é que essas dificuldades poderão ser amenizadas.

Sou um deputado municipalista e além de tudo sou gestor. Sei que, como está, as contas dos municípios não fecham sem ajuda do estado e da União. Hoje, um bom prefeito é aquele que sabe como ter acesso ao máximo de recursos do governo federal para investimentos na saúde, educação, infraestrutura e para fortalecer a economia. E eu estou aqui para ajudar, mas é preciso que os prefeitos tenham projetos e que estejam adimplentes com o a União

Nenhum comentário:

Postar um comentário