quarta-feira, 21 de agosto de 2013

GOIÁS NA CONTRAMÃO- ÍNDICE DE HOMICÍDIOS É MAIOR DO QUE EM ESTADOS COMO RIO E SÃO PAULO

O mapa da violência 2013- Homicídios e Juventude do Brasil, divulgado nesta quinta-feira pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, aponta que a taxa de homicídios por 100 habitantes em Goiás aumentou 69% em 10 anos. Neste período foram registrados mais de 15 mil assassinatos.
O estado, que ocupava a 13ª colocação no ranking dos Estados com maior índice de crimes contra a vida, agora está em 9º lugar. Goiás aparece com índice de homicídios bastante superior ao do país: 36,4 enquanto o Brasil registra 27,1. E está em direção oposta aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que reduziram drasticamente o número de homicídios. São Paulo passou de 41,8 para 4,1 e o Rio, de 50,5 está com 14,3.
Além disso, os municípios de Luziânia, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Cristalina e Cidade Ocidental - todos localizados no entorno do Distrito Federal - estão na lista das cem cidades mais violentas do país.
O deputado Sandro Mabel afirma que os dados são alarmantes e evidenciam a urgência de políticas públicas que diminuam a insegurança da população, principalmente no entorno do DF. Segundo o deputado, Goiás enfrenta, há 10 anos, falta de gestão. “Não dá mais para o estado viver um mundo de faz-de-conta,de propaganda. Os números são reais e mostram que alguma coisa precisa ser feita, e rápido. Se São Paulo e Rio conseguiram, que possuem um histórico de violência muito maior que o nosso, porque Goiás está na contramão?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário