segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Senador Canedo já tem centro de tratamento para dependentes químicos

Recomeço é o nome do novo Centro de Apoio Psicossocial especializado no tratamento de dependentes de álcool e drogas (CAPS ad), inaugurado em Senador Canedo, na última quarta-feira (23). A unidade, segundo o prefeito Túlio Sérvio, representa esperança de recuperação para mais de dois mil moradores da cidade e de suas famílias. O benefício, que é implantado somente em locais com população superior a 70 mil habitantes, consumiu investimentos municipais de aproximadamente R$ 300 mil, sendo, hoje, a quarta unidade dessa ordem em todo o Estado de Goiás. Os outros modelos estão instalados nas cidades de Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.

Para cerca de 300 pessoas, entre membros da comunidade e autoridades religiosas, do administrativo e do legislativo municipais, o gestor lembrou que o atendimento diário que será desenvolvido na unidade inclui ações dirigidas às famílias, além da reabilitação psicossocial e física dos pacientes, por meio da superação do vício e dos seus consequentes danos. “Esses núcleos familiares também precisam de carinho, de cuidados especiais, pois eles adoecem com o dependente químico. Com esse trabalho, queremos proporcionar reconstrução, retirar essas pessoas das ruas e devolvê-las aos seus lares, à escola, à capacitação profissional, ao emprego”, disse. Túlio Sérvio citou a chegada de novas indústrias a Senador Canedo como ingrediente importante para a absorção da mão-de-obra desses cidadãos que pretendem mudar sua história e recomeçar a vida.

O deputado Sandro Mabel, em função de compromissos no Congresso Nacional, solicitou ao assessor Adriano que pontuasse a parceria administrativa e legislativa na conquista de avanços para as cidades brasileiras. “Com o reconhecimento do esforço de quem atua em prol da sociedade, marcaremos presença nessa cidade para inaugurar outras obras”.

A secretária de Saúde, Gercilene Ferreira, mais conhecida como Branca, ressaltou que o CAPS AD canedense, que possui 490 m² de área, representa um marco nas ações de assistência oferecidas pela rede pública. Antes dessa sexta-feira, o município atendia, de forma isolada, casos de dependência química em suas diversas unidades. Agora, o paciente poderá encontrar todos os recursos necessários ao seu tratamento em um único local.

Ela informou que o núcleo terá capacidade para atender até 45 pessoas por dia e contará com uma equipe multiprofissional, composta por psiquiatra, enfermeiro com formação em saúde mental, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, artesão e pedagogo e outros especialistas. A esse grupo estarão integrados os profissionais de nível médio, como técnicos de enfermagem, administrativos e educacionais, além de artesãos.

De segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 h, serão oferecidos atendimentos individuais e em grupo, visitas aos domicílios, atividades comunitárias e procedimentos de desintoxicação. Os pacientes serão assistidos em turnos de quatro ou oito horas, em que receberão refeições diárias. Ainda de acordo com a secretária Branca, o CAPS ad vai oferecer um modelo de atendimento humanizado, com fundamentos na reinserção social e no fortalecimento da autoestima. “Antigamente o único tratamento era feito por meio de internação em clínicas e até em manicômios. A política atual de saúde mental determina que o dependente químico seja reabilitado sem abdicar do convívio com a família e com a sociedade. Essa visão revolucionária tem surtido efeitos muito positivos nas regiões onde foi empregada”, explicou.

Em nome da Câmara Municipal, o vereador José Mascarenhas expor o orgulho do legislativo em participar de um momento de grande realização para o município. “A implantação de políticas públicas para esse tipo de tratamento é uma vitória de cada cidadão canedense”, comemorou e alertou: “na cidade paulista de Piracicaba, 68% dos aposentados usam drogas como maconha, cocaína e crack. Devemos estar atentos para essa realidade, pois não são apenas os jovens que precisam da atenção do poder público”.

Paulo Gontijo, médico com 50 anos de experiência em dependência química que, a pedido do prefeito Túlio Sérvio, vai se juntar à equipe do novo CAPS ad, demonstrou-se encantado com a proposta e assumiu o compromisso de empenhar esforços no sucesso do tratamento e reinserção dos assistidos à sociedade. Ele destacou que o Centro não vai trabalhar com internações, porém vai contar com ambulatório equipado, que ficará à disposição dos atendidos. Para os casos mais graves, caberá à própria equipe especializada realizar o encaminhamento para outras unidades de saúde.

Representando o governador Marconi Perillo e o secretário estadual de Saúde, o assessor Carlos Luz parabenizou a Prefeitura pela iniciativa, qualificando-a como o “recomeço de uma vida”, em alusão ao nome da unidade. Ele reconheceu a seriedade e o comprometimento de cada profissional inserido nesse desafio, acrescentando que, em 2012, o trabalho do município pode ser apoiado pelo Estado com a implantação dos Credeqs (Centros de Recuperação de Dependentes Químicos).

Thiago Jesus Miranda, de 22 anos, há cinco meses se submete a tratamento de desintoxicação e reinserção social na Casa de Recuperação Resgatando Vidas, em Senador Canedo. Observando discursos e as reações do público, ele comenta que o novo CAPS ad traz uma opção consistente a quem só precisa de um convite para abandonar o mundo das drogas. “É muito triste não ter a quem recorrer. Vejo aqui que isso vai mudar e torço muito para que o pessoal da Saúde consiga conquistar muitos pacientes, pois é preciso que eles mesmos busquem o tratamento”.

O evento foi abrilhantado pela participação da “Cia de dança no ar”, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), e pela apresentação de dança com cadeiras de rodas do projeto Reviver, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Atenção à Mulher (Semasam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário