quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A gestão de Padilha é exemplar

Recentemente, participei da cerimônia de lançamento do Programa “Melhor em Casa”, que ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde – SUS. Essa é mais uma brilhante ação do ministro da Saúde Alexandre Padilha e do governo da Presidenta Dilma Rousseff.

Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família. Até 2014, o programa contará com mil equipes de atenção domiciliar atuando em todo o País. O investimento previsto soma R$ 1 bilhão.

Na cerimônia, a presidenta também anunciou medidas para melhorar a gestão e o atendimento em 12 grandes hospitais do SUS. O Programa “SOS Emergências”, que terá seu funcionamento articulado aos demais serviços de urgência e emergência que compõem a “Rede Saúde Toda Hora”, coordenada pelo Ministério da Saúde e executada pelos gestores estaduais e municipais em todo o País, adotará procedimentos como o acolhimento e a classificação de risco dos pacientes.

O Hugo, Hospital de Urgências de Goiânia, está entre as unidades selecionadas pelo Ministério da Saúde. A intenção clara do Governo Federal é apoiar hospitais que atendem grandes demandas emergenciais, melhorando tanto a gestão quanto a qualidade assistencial das unidades.

Logo ao entrar no hospital, o paciente será acolhido por uma equipe que definirá o seu nível de gravidade e o encaminhará ao atendimento específico de que necessita.  Serão organizados a gestão de leitos, o fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos, além de medidas para proporcionar a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar às necessidades de cada paciente.

Essa é considerada uma nova etapa que o SUS vai viver em relação à urgência e emergência, com a disponibilidade de R$ 20 bilhões em investimentos para todas as unidades hospitalares selecionadas. Será priorizado o atendimento às crianças e àqueles casos de extrema gravidade, em que o paciente sofreu infarto ou sente muita dor. O conjunto de ações anunciadas pelo Ministério da Saúde inclui ainda aumento no número de leitos e UTIs (Unidades de Tratamentos Intensivos), compra de equipamentos e treinamentos de médicos e enfermeiros.

Temos que agradecer o empenho do ministro da Saúde Alexandre Padilha em ajudar na solução dos problemas da Saúde em Goiás. No mês de julho passado, o ministro esteve em Goiânia, Senador Canedo e em Aparecida inaugurando obras e fazendo o lançamento de outras. Na capital, o ministro assinou ordem de serviço para a construção da sede própria do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) do Jardim Novo Mundo e deu sinal verde para a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Parque Amendoeiras, também região leste da cidade, entre outros benefícios.

Em um trabalho de parceria com o prefeito Paulo Garcia, Goiânia tem recebido recursos importantes do Governo Federal em todas as áreas, o que é muito bom. A união dos parlamentares tem contribuído para avanços significativos e melhoria na qualidade de vida da população.

Em Senador Canedo, foi inaugurado o maior posto do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade, considerado, pelo próprio ministro, um exemplo para todo País. O prefeito Túlio Sérvio segue com a mesma determinação do ex-prefeito Vanderlan Cardoso, e está transformando a cidade em referência no Brasil em saúde pública. Fico feliz por ajudar na busca por recursos federais. Na solenidade de inauguração do PSF, o ministro liberou verba para compra de equipamentos e manutenção da unidade e conheceu, ainda, o canteiro de obras de uma UPA 24 horas que está sendo construída com recursos que conseguimos no Ministério da Saúde.

Em Aparecida de Goiânia, Alexandre Padilha autorizou a construção de cinco Unidades Básicas de Saúde, inclusão do município no  programa Rede Cegonha, além das três UPAS que estão sendo construídas na cidade, em um esforço também do prefeito Maguito Vilela em melhorar o atendimento à população. Por tudo isso, é que considero o ministro da Saúde Alexandre Padilha um grande parceiro de Goiás, pois está sendo sensível aos apelos de melhorar o atendimento à população do nosso Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário