terça-feira, 8 de novembro de 2011

Programa vai incentivar beneficiamento

Goiás ganhará um programa de incentivo visando a exportação zero de grãos sem beneficiamento. A informação foi dada ontem pelo deputado federal Sandro Mabel (PMDB), durante o Fórum Estadual das Entidades Empresariais e o Fórum da Engenharia Goiana. Além de incentivar o beneficiamento da soja goiana no Estado, a meta é trazer o grão de grandes regiões produtoras no Centro-Oeste, como Sorriso (MT), para industrialização em Goiás.

Sandro Mabel explicou que o projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria da Indústria e Comércio (SIC) e grandes produtores de óleo, e prevê uma desoneração de impostos municipais, estaduais e federais. O objetivo, segundo ele, é retirar toda carga tributária que impede a venda do produto já acabado para fazer de Goiás uma estação de processamento de todos os grãos.

O objetivo é parar de exportar grãos e passar a exportar o farelo e o óleo. "Goiás e o Centro-Oeste seriam não apenas o celeiro da produção, mas também o grande industrializador", destaca. Ele explica que ainda é o começo de um trabalho que deve produzir resultados já no próximo ano.

Passo
O primeiro passo é estabelecer com os produtores de soja qual a desoneração necessária. A Associação Nacional de Produtores de Óleo de Soja já está levantando toda a necessidade de desoneração. Segundo Sandro Mabel, a Secretaria de Indústria e Comércio vai determinar o que caberia ao Estado nessa desoneração.

O próximo passo será buscar o governo federal, mostrando o envolvimento do Estado, e a necessidade dele também desonerar sua parte no bolo para elevar a competitividade do produto brasileiro. Como a expectativa é beneficiar soja de outros Estados, segundo o deputado, os pátios das ferrovias foram ampliados e estão sendo feitas ligações através de BRs para facilitar o escoamento da produção regional.

Fonte: O Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário