quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A bancada de Goiás é unida

Na última segunda-feira, estive presente em uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), promovida pelo Fórum Empresarial, para discutir investimentos da União no Estado. Como empresário, sinto também as mesmas angústias manifestadas pelo segmento, que luta de forma incansável pelo crescimento econômico e social de nossa gente. A indústria e o comércio são responsáveis por gerar emprego e renda, tendo, portanto, um papel relevante no desenvolvimento de Goiás e do País.

Desde a época de deputado estadual, quando trabalhamos para a implantação do Fomentar, programa pioneiro de incentivo à industrialização, tenho manifestado a necessidade de união da nossa bancada em prol da melhoria da qualidade de vida da população. E posso afirmar com toda convicção: temos uma das melhores bancadas de deputados e senadores do Congresso Nacional. Defendemos, conjuntamente, os recursos para Goiás.

Nos últimos anos, ajudamos a trazer mais de R$ 3 bilhões para o Estado, com recursos aplicados em construção de hospitais, postos de saúde, escolas, duplicação e recuperação de rodovias federais, ferrovia etc. A duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, é considerada a obra rodoviária em execução mais importante do País e contou com o apoio dos empresários, que elaboraram o projeto, e da união da nossa bancada de infraestrutura. Estamos, também, concluindo a duplicação da BR-153, de Goiânia a Itumbiara e trabalhando nos projetos para a duplicação da Belém-Brasília, a partir de Anápolis, entre outras obras significativas para Goiás. 

A Ferrovia Norte-Sul, prevista para ser inaugurada no próximo ano, vai impulsionar a economia goiana. Estamos, inclusive, elaborando um projeto para que toda soja produzida em Goiás e em estados vizinhos seja beneficiada aqui. Pátios da ferrovia estão em áreas ampliadas que podem receber indústrias de beneficiamento, o que vai gerar emprego e agregar valor ao nosso produto.

A retomada das obras do aeroporto de Goiânia também é uma preocupação nossa. Em recente reunião na Infraero, nos foi dada a garantia de que em pouco tempo os serviços vão ser reiniciados, inclusive com a ampliação do projeto atual que já se encontra defasado.

A situação da Celg, assunto altamente levantado pelos empresários, merece atenção especial. Sabemos o quanto tem prejudicado os investimentos no Estado. Lamentavelmente, o acordo com o Governo Federal deveria ter sido fechado no ano passado. Trabalhamos para que ele seja concluído por entender que a sociedade e o setor produtivo não podem ficar prejudicados.

Todas as demandas dos empresários têm o nosso apoio, pois são justas e visam o crescimento de Goiás. Essa também é nossa luta. Como relator da criação da Sudeco na Câmara Federal, vejo que o desenvolvimento da região deve ser integrado para que o Centro-Oeste seja cada vez mais forte. Queremos mais para a população e o setor produtivo. Além de obras significativas que temos conseguido para o Estado, estamos lutando por uma reforma tributária que baixe impostos, que reduza a burocracia e que torne as nossas empresas competitivas. Essa é a melhor forma de apoiar e valorizar um segmento que tem ajudado a construir Goiás e o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário