quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uma luta por mais educação

Participei, na última terça-feira, do anúncio feito pela Presidente Dilma Rousseff da terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica, no Palácio do Planalto. O compromisso do Governo Federal em continuar investindo nesse setor, me estimula ainda mais a lutar pelo fortalecimento da Educação em Goiás e no País.

É notório que a rede está vivenciando a maior expansão de sua história. Em 93 anos, foram construídas 140 escolas técnicas no Brasil. Nos últimos oito anos, o Ministério da Educação entregou à população as 214 previstas no plano de expansão da rede federal de educação profissional. Além disso, outras escolas foram federalizadas.

De acordo com a Presidente, novas Universidades Federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. Em Goiás, a rede será expandida para atender os municípios de Valparaíso, Novo Gama, Campos Belos, Posse e Trindade. Em ritmo avançado estão as obras em Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Cidade de Goiás.

Sem dúvida este é um passo primordial para o desenvolvimento dessas regiões e também vai permitir maior acesso dos moradores às instituições de ensino, sem a necessidade de deixarem seus lares com intuito de estudar nos grandes centros urbanos.

O nosso trabalho se consolida com o anúncio feito pela Presidente Dilma. Temos buscado a valorização da educação e da qualificação profissional em nosso Estado, por meio de ações do Governo Federal, por entender que esta é a base para uma sociedade justa.

Há mais de um ano, lutamos pela abertura do curso de Direito da Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP), em Aparecida de Goiânia. Depois de muito trabalho junto ao Ministério da Educação, conseguimos a liberação para o funcionamento do Curso que está oferecendo 100 vagas anuais. Agora, os moradores podem estudar em sua própria cidade.

Juntamente com o Reitor Carlos Mendes da Faculdade UniEvangélica, conseguimos a implantação do curso de medicina em Anápolis e trabalhamos pela ampliação do número de vagas de 40 para 100.

Apresentei o PL 1226/2011, que determina a criação de medidas de prevenção e combate a práticas de intimidação sistemática nas escolas de educação básica. Este projeto trata de oferecer às escolas brasileiras meios para prevenir e enfrentar a intimidação sistemática entre alunos.

O bullying, como é mais conhecida essa forma de violência, é um termo estrangeiro sem tradução literal para o português. Ele comporta uma série de atos de violência verbal, física e psicológica praticados de modo intencional e repetitivo contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidar, constranger, causar angústia e humilhação. O Projeto tramita na Comissão de Educação e Cultura.

Também apresentei, em fevereiro deste ano, o projeto de Lei n. 496/2011 que dispõe sobre a instalação de portais de raios-X nas escolas públicas e privadas do País. A proposta busca inibir a violência no ambiente escolar. Se a medida preventiva já estivesse vigorando, casos como o da escola municipal Tasso da Silveira, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em que um homem de 23 anos entrou no estabelecimento de ensino e matou 11 alunos, em abril de 2011, poderia ter sido evitado.

Os estabelecimentos de ensino vêm passando por uma forte onda de violência. Professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com facas e até armas de fogo, entre outros objetos, por isso é que lutamos por mais segurança nas escolas. Estes são aspectos importantes, bem como melhores remunerações para todos os envolvidos na educação e estrutura física adequada das escolas. Investir na educação deve ser sempre uma prioridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário