quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A luta por recursos e obras

A função de um deputado federal deve ir além dos debates, apresentação e votação de projetos. Deve ir além da prerrogativa de fiscalizar a atuação do Poder Executivo, que é, logicamente, essencial. Acredito que diante das dificuldades enfrentadas pelos governos estaduais e prefeituras é fundamental avançar na busca por recursos que atendam a população em suas necessidades básicas.

Sou municipalista convicto e tenho trabalhado na defesa dos interesses das prefeituras por entender que, como dizia o deputado Ulysses Guimarães, “os cidadãos não residem na União, não residem nos Estados, eles residem em seus municípios”. São duas linhas de atuação que se completam: a luta por aprovação de leis e a incansável batalha por mais verbas para as cidades.

Nos últimos anos, ajudamos a trazer cerca de R$ 3 bilhões em recursos federais que contribuíram para transformar a vida de muita gente em Goiás. Insistimos com a reforma tributária porque permitirá aos municípios o acesso a receitas que hoje são exclusivas da União, como o PIS e Cofins, o que resultará em mais dinheiro para as prefeituras honrarem seus compromissos.

Essa semana, em audiência com o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, juntamente com o secretário de Infraestrutura de Novo Gama, Marinaldo Silva, solicitei a liberação de R$ 5 milhões para a construção de galerias pluviais e recuperação de erosão na cidade.

Estamos trabalhando, também, para regularizar 300 casas populares em Novo Gama, invadidas em 2009. Nos reunimos com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, para tratar do assunto.

Os municípios do Entorno de Brasília precisam ser olhados com mais atenção por todos os governos. As demandas são enormes e os recursos escassos. É fundamental que haja uma atuação conjunta dos governos de Goiás, Distrito Federal e União. Sem isso, fica difícil encontrar solução adequada para os problemas enfrentados pelos moradores da região.

Queremos que sejam pagas a emendas dos parlamentares. Levamos nossa reivindicação ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Pedimos a ele que libere recursos de 28 emendas de nossa autoria que vão beneficiar os municípios com a aquisição de patrulhas mecanizadas. Os prefeitos fizeram o compromisso com a população e estão aguardando há muito tempo. As patrulhas mecanizadas vão ser usadas para obras nas cidades e para o atendimento aos pequenos produtores, que não têm dinheiro para a compra de equipamentos.

Entendo que é essencial lutarmos, cada vez mais, por recursos para os nossos municípios. A qualidade de vida das pessoas que moram, principalmente, no interior, está diretamente ligada aos serviços públicos oferecidos pelos poderes constituídos. Sendo assim, é necessário o empenho de todos nós para que possamos reduzir as desigualdades sociais e econômicas da nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário