quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uma saúde digna para o povo


É, definitivamente, uma medida importante tomada pela presidente Dilma Rousseff de lançar o Programa Saúde não tem Preço. Em um mês, aumentou em 124% a distribuição de graça dos remédios pelas farmácias populares e rede Aqui Tem Farmácia Popular a pacientes de Goiás. Sem dúvida, isso significa um alívio para as pessoas que usam diariamente medicamentos para hipertensão, asma, diabetes, osteoporose, etc. No total são 24 tipos de remédios.
 

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, tão bem comandado pelo ministro Alexandre Padilha, de 14 de fevereiro a 30 de março deste ano foram entregues nas farmácias populares do Estado, 97.727 medicamentos. Enquanto que de 31 de dezembro de 2010 a 13 de fevereiro foram disponibilizados 43.617.
 

A continuidade do tratamento é essencial no combate às doenças; sendo assim, nada mais oportuno do que sistematizar a entrega dos remédios e ampliar o número de beneficiados. A condição financeira de boa parte da população não permite um gasto maior com medicamentos, principalmente os aposentados e pensionistas, que, normalmente, são os que mais precisam de uma atenção especial por parte dos governos.
 

A nossa preocupação com o Sistema de Saúde Pública é total e temos feito ações em Brasília para amenizar o problema. A distribuição de remédios é parte integrante de um processo muito amplo que visa garantir saúde digna à população que paga alta carga tributária e merece ter atendimento adequado. Nesse sentido, nós temos conseguido muitos benefícios para o Estado nos últimos anos.
 

Em mais de 50 cidades, trabalhamos diretamente na busca de soluções para a melhoria do Sistema de Saúde Pública, seja na compra de ambulâncias, equipamentos e manutenção de hospitais ou no reconhecimento do curso de medicina, como o da UniEvangélica, em Anápolis, pois a falta de médicos também influencia na qualidade dos serviços prestados à população. Além, é claro, de uma melhor remuneração dos profissionais.
 

Em 21 cidades, conseguimos verba para a implantação de Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (UPAS). 15 já estão sendo construídas, principalmente no Entorno do Distrito Federal, uma região muito carente. Esse ano, trabalhamos em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde e foi aprovada pelo Ministério da Saúde a construção de mais 26 unidades em Goiás.

A saúde em Senador Canedo é exemplo para o País. Temos ajudado a conseguir recursos importantes para a cidade. Toda população conta com cobertura do Programa Saúde da Família. São equipes de médicos, enfermeiros e odontólogos que atendem por hora marcada em várias unidades. O Centro de Especialidades Médicas possui dezenas de profissionais e a Maternidade Aristina Cândida, que contribuímos para sua implantação, atende 10 municípios da região. Esse e um trabalho do ex-prefeito Vanderlan Cardoso e do atual Túlio Sérvio.


Os governos devem ampliar as conquistas sociais para população, por isso vejo com alegria o trabalho do ministro Alexandre Padilha e a iniciativa em vários municípios nesse sentido.  Um país rico é aquele que tem o povo vivendo melhor. Essa é a nossa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário