quinta-feira, 28 de abril de 2011

Discurso Sandro Mabel - Dia do Contabilista

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados e cidadãos que nos assistem e nos ouvem pelos veículos de comunicação, boa tarde! Venho a esta tribuna parabenizar os mais de 500 mil contabilistas pelo seu dia, comemorado no dia 25 de abril.

O Dia do Contabilista foi instituído sob a inspiração do Senador João Lyra, em 25 de abril de 1926 e oficializado pela Lei nº 1989/1979. No cenário atual, a contabilidade brasileira ganhou mais referência com a lei 11.638/2007 sobre demonstrações financeiras, além de entrar definitivamente na rota internacional, com a adoção das IRFS (International Financial Reporting Standards).

25 de abril não é o dia do contador, profissional graduado, cujo dia é celebrado em 22 de setembro, em comemoração à criação do Curso de Ciências Contábeis, que ocorreu em 1945, através do Decreto-Lei 7.988. Também não é o dia do técnico em Contabilidade, profissional formado pelas escolas profissionalizantes de nível médio, comemorado em 20 de novembro, devido à substituição do diploma de guarda-livros para técnico em Contabilidade, que também ocorreu em 1945, através do Decreto-Lei 8.191. E, em 27 de maio de 1946, pelo Decreto-Lei 9295, as profissões de contador e de guarda-livros foram regulamentadas.

A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar a contabilidade, podendo ser de uma empresa, de uma instituição, até mesmo de uma grande família. O contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços.

O mundo empresarial não sobreviveria sem os contabilistas. Podemos admirá-los pelo empenho em várias frentes de trabalho. Numa empresa, por exemplo, este profissional pode ser responsável pela gestão orçamentária, fazer auditorias (inspeções) financeiras, registrar as principais contas, planejar investimentos, controlar gastos, orientar pagamentos, fazer balanços. Vivem imersos em números e documentos.

Parabenizo estes brilhantes profissionais pela participação imprescindível na obtenção de recursos para os Conselhos Tutelares da Criança e ao Adolescente, mediante a dedução do IR; pela força moral, ao apoiar movimentos contra o aumento de tributos, como a extinção da CPMF; pela capacidade e inteligência, facilitando o caminho das organizações; pelo trabalho na composição de dados para fundamentar as grandes decisões dos dirigentes; enfim, são inúmeras contribuições.

Parabéns pela sua participação na construção de um mundo melhor! O seu dia é especial, porque vocês são especiais. Fico por aqui, Sr. Presidente. Muito Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário