quarta-feira, 7 de abril de 2010

Problema do transporte urbano do entorno do DF é debatido por Sandro Mabel com o governador do DF

Estiveram reunidos hoje com o governador interino do Distrito Federal, Wilson Lima, o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), o ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso e uma comitiva de representes dos municípios do entorno do DF.

A reunião tratou sobre o sistema de transporte coletivo urbano interestadual entre os municípios goianos e o Distrito Federal. Sandro Mabel apresentou ao governador a necessidade de aperfeiçoamento e melhora do transporte coletivo, a importância de redução do valor das passagens que possuem alto custo em relação ao DF, além da responsabilidade de fiscalização dessas linhas.

“Os moradores dos municípios do entorno são prejudicados pelo alto custo da passagem. Um exemplo nítido é na hora de arrumar um emprego; o empregador avalia este alto custo das passagens como um quesito de não contratação. É um absurdo!”, explica Sandro Mabel.

O prefeito de Planaltina GO, José Neto, salientou a importância de passar a responsabilidade de fiscalização e coordenação para o governo do DF, visto que o governo de Goiás também é favorável. Desse modo, os recursos providos para a Secretaria de Transporte seriam repassados ao GDF, para custear as despesas com a fiscalização.

É responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a fiscalização destas linhas, pois atravessam a barreira dos estados, que também é a favor dessa mudança.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas serão beneficiadas com a medida. São moradores que se deslocam de suas residências com destino ao DF. A medida vai incentivar as empresas de ônibus a melhorar seu serviço prestado à população.

O ex-prefeito Vanderlan Cardoso esteve presente na reunião e foi convidado pelo presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Abelardo Vaz, que também é prefeito de Inhumas GO. Vanderlan também reforçou a necessidade de melhora do transporte coletivo da região.

Estiveram presentes os prefeitos de: Santo Antônio do Descoberto, Davi Leite (PR); Novo Gama, Doka; e Águas Lindas, Geraldo Messias. A medida vai beneficiar moradores de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso, Novo Gama, Águas Lindas, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto.

Também compareceram os vereadores: Rogemberg, de Águas Lindas; Nivaldo e Juninho, de Planaltina GO; além de técnicos da ANTT. No total, oito municípios serão beneficiados. Wilson Lima, governador interino do DF, disse que vai resolver o problema e se esforçará para apresentar uma solução em até um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário