quinta-feira, 6 de junho de 2013

SANDRO MABEL ASSINA REDAÇÃO FINAL DO PROJETO QUE ESTABELECE REGRAS PARA CRIAÇÃO E NOVOS MUNICÍPIOS

Com 319 votos a favor e 32 contra, o plenário aprovou a redação final do Projeto de Lei 416/2008, do Senado, que estabelece regras para a criação de novos municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual participará toda a população. O texto foi assinado pelo deputado Sandro Mabel (PMDB/GO).
Pela redação, o processo de emancipação deverá ser feito enquanto prefeito estiver no cargo e não poderá realizado em ano de eleição. Se o tempo não for suficiente, apenas depois da posse do novo prefeito o procedimento poderá continuar.
Para isso, será necessário entrar com um requerimento dirigido à Assembleia Legislativa, assinado por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área que pretende se emancipar ou se desmembrar. No caso da fusão ou da incorporação de municípios, as assinaturas devem ser de 10% dos eleitores em cada uma das cidades envolvidas.
Mas tanto os municípios já existentes ou aqueles que ainda vão ser criados deverão atender uma série de exigências. Entre elas, a população mínima e a existência de um núcleo urbano com um mínimo de edificações.
Além disso, arrecadação no local de criação do novo município deverá ser superior à média de 10% dos atuais municípios do Estado. A área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União. As assembleias legislativas terão, ainda, de aprovar as condições econômicas de subsistência do município.
“Estou muito feliz. Com os novos critérios os municípios vão poder pleitear a emancipação. Antes, muitos não podiam fazer isso pela falta de regras” afirmou Sandro Mabel;
O texto original já havia sido aprovado pelo Senado, mas como houve mudanças na Câmara, terá que ser encaminhado novamente para apreciação dos senadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário