terça-feira, 18 de junho de 2013

ATENDENDO A PEDIDO DO DEPUTADO SANDRO MABEL VLT ENTRE LUZIÂNIA E BRASÍLIA TEM LICITAÇÃO DO PROJETO REABERTA

Reaberta a licitação de viabilidade técnica e econômica, operacional e ambiental, de inserção urbana e projeto funcional para implementação do VLT- Veículo Leve sobre Trilhos, entre as cidades de Luziânia/GO e Brasília/DF. A sessão pública presencial está marcada para o dia 1º de agosto, às 10h da manhã.
 
Essa licitação já tinha sido feita em dezembro do ano passado mas foi questionada por empresas e teve que ser cancelada. A empresa que ganhar a licitação deverá avaliar se os trilhos, já existentes e hoje utilizados apenas para cargas, podem ser reaproveitados para o transporte de passageiros.
 
O Projeto é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o investimento, estimado em R$ 2 milhões, é considerado relativamente baixo se avaliadas as necessidades de investimento no setor em todo o país. 
 
O trem de passageiros vai beneficiar moradores do Gama, Novo Gama, Santa Maria e cidades goianas do Entorno Sul, como Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, com o transporte de cerca de seis mil pessoas por dia, com dois trens em viagens nos horários de pico
 
“Este é um projeto antigo. Há pelo menos dez anos nós lutamos para que o VLT se torne realidade. O trânsito intenso nos horários de pico gera stress, insegurança e coloca em risco a vida da população. Estudos preliminares da Sudeco indicam que com a entrada do trem, mais de cinco mil carros e 200 ônibus deixarão de circular pela BR 040”- explica Sandro Mabel, que no início deste mês esteve com o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, pedindo mais agilidade neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário