sexta-feira, 28 de junho de 2013

O GIGANTE ACORDOU- PRECISAMOS DE RECURSOS PARA QUE ELE POSSA AGIR.

A reforma política é necessária. Mas antes de se falar em reforma política é preciso, de forma urgente, votar a Reforma Tributária. Só assim vamos conseguir uma reestruturação funcional do nosso país.
A voz que ganhou as ruas nos últimos dias precisa ser ouvida. Ela quer saúde, educação, segurança. E de onde vem o dinheiro que vai garantir tudo isso? Dos impostos, taxas e outros tributos arrecadados dos contribuintes e que bancam esses serviços públicos.
Mas é preciso que esse dinheiro seja arrecadado de forma justa, transparente, dando equilíbrio social. Ou seja, quem ganha mais, contribui mais; quem produz e gera empregos, recebe incentivos fiscais. Tudo dentro de uma lógica igualitária e de uma legislação moderna e eficaz. Segundo relatório da ONU, enquanto a camada mais pobre da população brasileira paga o equivalente a 46% de sua renda em impostos, a camada mais rica destina apenas 16%. Temos que mudar essa realidade.
A última grande reforma tributária brasileira é de 1965. Depois da Constituição de 1988 tivemos algumas tentativas de reforma, mas ela sempre aconteceu de forma fatiada, pouco significativa. É por esse motivo que acredito que o governo federal erra ao tentar, mais uma vez, fatiar a reforma tributária. Fui relator do projeto da reforma e posso dizer: ele já está pronto, completo, deve ser votado como um todo, beneficiando os mais pobres, baixando impostos e simplificando a vida dos empresários. O fatiamento da proposta impede o resultado e a sujeita ao fracasso.
Acredito que apenas com uma reforma responsável, completa, que atenda os interesses da nação, vamos viabilizar o caminho para responder a voz que está nas ruas. Podemos reduzir a carga tributaria sem comprometer a trajetória de desenvolvimento do nosso país. Podemos ter impostos justos, diminuindo a sonegação, aumentando a eficácia do poder público.
O gigante acordou, mas agora ele precisa agir. Conto com a pressão popular para votarmos a reforma tributária e assim garantirmos recursos para transformar nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário