quinta-feira, 5 de abril de 2012

O Congresso e a sociedade

Vejo com muita satisfação a parceria firmada entre a Câmara dos Deputados e Senado Federal para a implantação da TV digital nos Estados. Pelo acordo assinado entre os presidentes Marco Maia e José Sarney, 22 capitais vão poder acompanhar os trabalhos do parlamento em transmissão simultânea em sinal aberto e gratuito, com o compartilhamento dos transmissores digitais, reduzindo os custos da expansão.

Goiânia deve receber o sinal a partir de agosto deste ano, o que permitirá o acesso do telespectador aos fatos que estarão ocorrendo na Câmara e Senado de forma mais abrangente. No mesmo canal, a população vai acompanhar a programação da TV Câmara e TV Senado.

Entendo como um avanço, pois sempre defendi uma participação maior da sociedade nas discussões dos projetos e leis da Câmara e Senado. Os assuntos debatidos e aprovados no Congresso Nacional interferem diretamente na vida das pessoas, portanto nada mais significativo do que abrir a Casa para a interação entre os políticos e sociedade.

Apresentamos projetos significativos que merecem ser debatidos com mais amplitude pelo povo, e com o alcance maior em função da TV digital aberta e gratuita, acredito que conseguiremos uma mobilização ampla da população.

A reforma tributária é um bom exemplo da necessidade de arregimentar mais e mais pessoas num debate profundo e de resultados, bem como a reforma política. São temos que se arrastam no Congresso Nacional em função da falta de uma mobilização do povo, que deve entender o quanto são prioritários.

A força de um veículo de comunicação é muito grande e precisa estar a serviço da opinião, do debate, da discussão profunda sobre assuntos relevantes para o Brasil. Tudo passa pelo Congresso Nacional, que deve dar satisfação ao povo sobre suas ações.

Ao concorrer à presidência da Câmara dos Deputados na eleição passada, tinha como plataforma a transparência e a autonomia do Legislativo. Esses são requisitos essenciais para um poder que representa o povo. Tenho defendido, constantemente, o fortalecimento dos meios de comunicação do Congresso Nacional por ser um importante instrumento de contato com o eleitor.

Vejamos a reforma tributária que não foi aprovada ainda por falta de uma mobilização da sociedade e de pressão sobre os parlamentares. Como relator, fizemos inúmeras reuniões em todo o País, mas esse é um debate que tem que ser diário. A população já não suporta mais pagar tantos impostos e não ter seus direitos garantidos ao buscar a Saúde, Educação e Segurança Pública. O sistema de arrecadação e distribuição de recursos no Brasil está falido, prejudicando as pessoas mais humildes, que pagam alta carga tributária, e o setor produtivo.

Queremos ampliar as discussões dos projetos e leis que estão no Congresso Nacional e tomar medidas que possam beneficiar cada vez mais a nossa gente. Por isso, reconheço o grande significado de uma TV digital aberta e gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário