sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A saúde nossa de cada dia

No início do ano, o Partido da República promoveu uma série de encontros regionais denominado Cresce Goiás. Esta foi a segunda edição de um projeto mais amplo que estamos desenvolvendo em todo o Estado e que queremos continuar. Já fizemos isso com o Participa Goiás, tendo a mesma característica: ouvir as reivindicações da sociedade em geral, definir projetos e ações que possam beneficiar a população.

Nas palestras que promovemos com a participação de técnicos de diversas áreas, observamos o quanto as pessoas são interessadas em discutir o futuro de suas cidades e como melhorar a vida de cada um. Diversas necessidades foram apontadas, como industrialização, investimentos em Segurança Pública, Saúde etc.

Este último tema nos chamou a atenção pela presença na maioria absoluta das reuniões, o que reforçou a ideia que tínhamos de que é preciso de fato uma mobilização em torno desse assunto. Em Brasília, temos feito um imenso esforço na busca pela liberação de recursos para atender os municípios.

Em mais de 50 cidades, trabalhamos diretamente na busca de soluções para a melhoria do Sistema de Saúde Pública, seja na compra de ambulâncias, equipamentos e manutenção de hospitais ou no reconhecimento do curso de medicina, como o da UniEvangélica, em Anápolis, pois a falta de médicos também influencia na qualidade dos serviços prestados à população. Além, é claro, da remuneração.

Em 21 cidades, conseguimos verba para a implantação de Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (UPAS). 15 já estão sendo construídas, principalmente no Entorno do Distrito Federal, uma região muito carente e que merece toda atenção. Recentemente, o ministro da Saúde, José Temporão, esteve em Goiás para inaugurar três novas centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, uma importante medida para o Estado que passou a contar com 100% de cobertura do Samu.

Também em uma ação do Ministério da Saúde estão sendo ampliados em todo o País os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com investimentos de R$ 2,9 milhões na implementação de mais 158 Nasfs em 21 estados brasileiros. Os núcleos atendem a população em diversas especialidades, como psicologia, pediatria, ginecologia, fisioterapia, fonoaudiologia, educadores físicos, assistência social, nutrição, entre outras.

Em Goiás, mais nove cidades contempladas com os Nasfs: Cocalzinho, Edéia, Itumbiara, Paraúna, Piranhas, Porangatu, São Miguel do Araguaia, Senador Canedo e Silvânia. A grandiosidade deste programa é que os profissionais, cerca de cinco, trabalham em parceria com as equipes da saúde da família em cada região, ampliando o atendimento à população, especialmente a mais carente.

Senador Canedo é uma cidade que se tornou referência no atendimento à saúde em função do excelente trabalho desenvolvido pelo ex-prefeito Vanderlan Cardoso. Marcamos presença no município, como representante na Câmara Federal, dando apoio na liberação de verbas para o setor. Com uma gestão eficiente do ex-prefeito foi possível mudar a realidade local. Juntos, queremos ampliar para outros municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário