quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Saúde que a população merece

Esse ano, queremos trabalhar com mais intensidade ainda para melhorar a qualidade do atendimento à saúde em nossos municípios. Os graves problemas enfrentados na capital decorrem da falta de estrutura do poder público em atender a demanda no interior. Em 2011, 30% das nossas emendas foram destinadas à área da saúde, e queremos ampliar para 50% em 2012.

Estamos fazendo gestão constante junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para trazer recursos importantes para o nosso Estado. Destacamos, inclusive, o apoio recebido do governo federal em nossas reivindicações. Nos últimos anos, ajudamos a trazer verbas para a construção de 21 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 35 Unidades de Saúde da Família e dezenas de ambulâncias, atendendo diversos municípios.

Em Anápolis, trabalhamos para o reconhecimento do curso de medicina da UniEvangélica por entender que precisamos formar os nossos profissionais no próprio Estado. Senador Canedo e Aparecida de Goiânia são também exemplos de cidades em que lutamos muito para conseguir os benefícios. Em Senador Canedo, contribuímos para construção e manutenção da maternidade Aristina Cândida, em esforço conjunto do ex-prefeito Vanderlan Cardoso e do atual Túlio Sérvio, além de UPA-24 horas, Postos de Saúde da Família, UTI Neonatal e Rede Cegonha. Em Aparecida, São 3 UPAs-24 horas, 5 Unidades Básicas de Saúde e inclusão do município no programa Rede Cegonha. Temos avançado muito, pois a nossa bancada trabalha unida em defesa de Goiás.

O programa Rede Cegonha é composto por um conjunto de medidas que visam garantir a todas as brasileiras um atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As medidas previstas abrangem a assistência obstétrica às mulheres, com foco na gravidez, no parto e pós-parto e também a assistência às crianças. O projeto contará com investimentos de mais de R$ 9,3 bilhões do Orçamento do Ministério da Saúde até 2014, que serão aplicados na construção de uma rede de cuidados primários à mulher e à criança.

A meta é levar as ações inseridas na Rede Cegonha para todo o País. Inicialmente, o cronograma de implantação da rede priorizará as regiões da Amazônia Legal e Nordeste por possuírem os mais altos índices de mortalidade materna e infantil, e também as regiões metropolitanas, por possuírem um grande número de gestantes.

A Rede Cegonha terá atuação integrada com as demais iniciativas para a saúde da mulher no SUS, com foco nas cerca de 61 milhões de brasileiras em idade fértil. Será implantado nos postos de saúde o teste rápido de gravidez. Confirmado o resultado positivo, será garantido um mínimo de seis consultas durante o pré-natal, além de uma série de exames clínicos e laboratoriais. A introdução do teste rápido, inclusive para detectar doenças como o HIV e a sífilis, também será novidade para reforçar o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento.

Desde a descoberta da gravidez até o parto, as gestantes terão acompanhamento da Rede Cegonha, tendo um posto de saúde como referência, além de saber com antecedência onde darão a luz. As grávidas receberão auxílio para se deslocarem até os postos de saúde para realizar o pré-natal e à maternidade na hora do parto, com vale-transporte e vale-táxi.

O projeto também vai possibilitar a capacitação dos profissionais de saúde que darão a assistência adequada às gestantes e aos bebês, que terão acompanhamento garantido pelo projeto nos primeiros dois anos de vida, recebendo atenção integral à saúde da criança, desde a promoção do aleitamento materno até a oferta de atendimento médico especializado para eventuais necessidades de cada criança.

A assistência à gestante tem sido uma bandeira de atuação nossa também. É preciso cuidar, cada vez mais, das nossas crianças, desde o nascimento. Assim elas terão condições de uma vida mais saudável. Esse ano, vamos atuar fortemente para ajudar a melhorar os serviços de saúde nos pequenos municípios para que os pacientes não necessitem buscar socorro em Goiânia, onde, normalmente, são tratados longe da família. O nosso compromisso é de continuar trabalhando por mais recursos para os municípios investirem na saúde, dando dignidade a todos os cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário