terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Um 2012 de muito sucesso

Queremos fazer de 2012 um ano de muitas conquistas. Da mesma forma, esperamos que os sonhos de todos os goianos possam ser realizados. Teremos pela frente eleições municipais, e grandes desafios no Congresso Nacional. O Brasil caminha bem, mas precisamos avançar em questões essenciais como reforma tributária, trabalhista, política, entre outras.

O nosso compromisso é de ajudar Goiás a crescer, como fizemos esse ano e em toda a minha vida pública. Em 2011, conquistamos recursos importantes para o Estado, melhorando a vida de muita gente. A ferrovia Norte-Sul continua em andamento, com previsão de término para o primeiro semestre do próximo ano; enfrentamos o desafio de duplicar a BR-060, entre Goiânia e Jataí. A obra tem surpreendido pela qualidade e rapidez na execução. Em março, devem ser entregues os primeiros 108 quilômetros. Essa é a maior obra rodoviária sendo feita no País, fruto do trabalho insistente da nossa bancada de infraestrutura.

Na Câmara dos Deputados, apresentamos projetos relevantes, como a ampliação do sistema de segurança nas escolas públicas; votamos a favor do aumento da bolsa-auxílio para os médicos residentes; tivemos aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania o projeto de minha autoria que obriga os laboratórios farmacêuticos a inserirem alerta sobre a existência da lactose nos rótulos dos medicamentos; relatamos favoravelmente ao projeto de universalização das bibliotecas no ensino público; intensificamos os debates sobre dois projetos que apresentei na Casa sobre terceirização dos presídios e recuperação dos detentos; na comissão especial, aprovamos a matéria que regulamenta os serviços terceirizados para beneficiar os trabalhadores, entre tantas outras.     

Considero a política um instrumento valioso de transformação.  A minha inserção se deu por observar a necessidade de implantarmos medidas que promovessem a dignidade do cidadão e a aprovação de leis que pudessem tornar o Estado de Goiás, o Brasil, o setor produtivo, cada vez mais competitivos. O avanço na industrialização, instrumento essencial para o fortalecimento das regiões, geração de emprego e renda para o povo, foi a minha primeira bandeira de atuação. Como deputado Estadual pelo PMDB, na década de 90, trabalhei para a consolidação do Fomentar, programa de incentivo fiscal extremamente importante, naquele momento, para alavancar o crescimento de Goiás.

Com a experiência do setor empresarial, ajudei a expandir os distritos industriais e montamos a estrutura necessária para a atração de empresas que posteriormente começaram a se instalar no Estado. Um bom exemplo é Aparecida de Goiânia. A cidade se transformou com a criação de espaços destinados para o setor, principal responsável, hoje, pelas transformações no município. Isso sem citar Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão, entre outras localidades.

Buscamos recursos substanciais para a área da Saúde e vamos intensificar nossas ações no ano que vem. Trouxemos para o Estado várias Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), e em 2012 estaremos conquistando outras 29, além de inúmeras unidades básicas.

Nesse ano, 30% das nossas emendas foram destinadas para a Saúde e ampliaremos para 50%. Queremos que as pessoas sejam atendidas dignamente, que os pais sofram menos ao buscar socorro para os seus filhos na rede de saúde. Que nossos idosos tenham um tratamento mais respeitoso. Ajudamos muito na compra de equipamentos e manutenção dos hospitais e maternidades em muitos municípios, como a Aristina Cândida em Senador Canedo, que é destaque no País em atendimento. Com a melhora dos serviços no interior, os pacientes não precisam ser mandados para a capital em ambulância, sobrecarregando os hospitais e sendo tratados longe da família. É importante ressaltar o trabalho do ministro da Saúde Alexandre Padilha que tem feito uma gestão exemplar, e de apoio às demandas do Estado. Muito ainda vamos fazer.

Estamos discutindo leis que possam incrementar o desenvolvimento dos Estados, garantindo uma melhor distribuição dos recursos arrecadados pelo Governo Federal. Queremos privilegiar os municípios, que em função da Constituição de 1988, assumiram muitas atribuições, mas sofrem pela falta de recursos. Por isso, defendemos o acordo da Celg para que haja o repasse do ICMS devido às prefeituras. Continua sendo a nossa luta, também, a retomada das obras do aeroporto de Goiânia o quanto antes. Muitas reuniões já fizemos para resolver essa questão e faremos tantas outras se necessário.

Que Deus nos dê muita saúde para continuarmos lutando pelo crescimento de Goiás em 2012 e que cada um de nossos leitores possa conquistar o sucesso. Estaremos juntos no próximo ano debatendo os principais assuntos do País e trabalhando para o fortalecimento da democracia, da liberdade de expressão e da melhoria da qualidade de vida de toda a nossa gente. Um ano de muitos sonhos e realizações para todos os nossos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário