quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A força dos municípios

Esse ano, temos grandes desafios pela frente. O Brasil está se consolidando, mas existe um longo caminho a ser percorrido. Reformas importantes devem ser discutidas, como a tributária e política. O setor produtivo e a população vêm fazendo sua parte, pagando impostos, gerando emprego e renda. 2012 torna-se especial porque temos eleições nas cidades, e como defensor intransigente do municipalismo, vamos trabalhar incansavelmente para ajudar na escolha dos melhores candidatos a prefeito e vereador.

Entendo que a função de um deputado federal deve ir além dos debates, apresentação e votação de projetos. Deve ir além da prerrogativa de fiscalizar a atuação do Poder Executivo, que é, logicamente, essencial. Acredito que diante das dificuldades enfrentadas pelos governos estaduais e prefeituras é fundamental avançarmos na busca por recursos que atendam a sociedade em suas necessidades básicas.

Sou municipalista convicto e tenho trabalhado na defesa dos interesses das prefeituras por entender que, como dizia o deputado Ulysses Guimarães, “os cidadãos não residem na União, não residem nos Estados, eles residem em seus municípios”. São duas linhas de atuação que se completam: a luta por aprovação de leis e a batalha por mais verbas para as cidades.

Nos últimos anos, ajudamos a trazer mais de R$ 3 bilhões em recursos federais que contribuíram para transformar a vida de muita gente em Goiás. A população espera de todos nós, parlamentares, posições firmes em relação aos projetos que podem representar um avanço para o País, como é o caso das mudanças que estamos propondo no projeto de reforma tributária. As modificações foram discutidas, exaustivamente, com todos os segmentos organizados.

Os municípios e Estados estão mergulhados, em sua maioria, numa grande crise financeira. Isso tem reflexo na qualidade dos serviços oferecidos pelo poder público, especialmente para as pessoas menos favorecidas. É necessário corrigir as distorções no repasse dos recursos, fazendo com que os Estados tenham mais verbas para promoverem o crescimento econômico e social, através de um Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR); e as prefeituras devem ter acesso às receitas que hoje só ficam com o Governo Federal, como Pis e Cofins.

Como coordenador da bancada da infraestrutura, estamos atuando de forma conjunta com os nossos parlamentares e conquistado obras significativas para os goianos, que vão contribuir para o crescimento do Estado. Dois exemplos são a ferrovia Norte-Sul e a duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí.

Estamos destinando 50% das nossas emendas para a área da Saúde, pois há uma grande demanda por atendimento em todas as especialidades e uma dificuldade muito grande do poder público em cumprir com o seu papel junto à população.

Reconhecemos o valor dos prefeitos, vereadores e lideranças do interior, por isso reforçamos a disposição de continuarmos trabalhando para o desenvolvimento das cidades, buscando sempre uma gestão de qualidade e honrar o compromisso com a nossa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário