quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Casa própria proporciona dignidade ao cidadão

A casa própria é um bem que deve constar, cada vez mais, da política pública de todos os governos. É necessário o esforço maior por parte das administrações no combate ao déficit habitacional. No País, mais de sete milhões de famílias não possuem residência particular, contribuindo para ampliar as desigualdades sociais. Boa parte vive de forma degradante.

A segurança de quem tem onde morar, sem o risco do despejo, por exemplo, dá à pessoa a tranqüilidade necessária para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Ao se fixar em um local, com maior permanência, o cidadão passa a criar vínculos importantes, que serão determinantes para um futuro melhor da família. Com a casa própria, isso é mais evidente.

Estamos empenhados em ajudar a trazer os recursos necessários para a implantação de projetos de moradia em todo o Estado. Quando da votação na Câmara dos Deputados da proposta do Governo Federal que criou o programa Minha Casa, Minha Vida, trabalhamos para ampliar o seu alcance para que fossem atendidas as cidades menores.

Os municípios têm um papel relevante nesse processo, com a apresentação dos projetos e a doação dos terrenos para a construção das casas, o que reforça o significado das parcerias entre os governos. Somente com união é que daremos solução para os problemas de boa parte da sociedade.

O Governo Federal, de fato, precisa disponibilizar, cada vez mais, recursos para atender a demanda por moradia no País, bem como o Estado, que deve se esforçar para suprir as necessidades da população mais carente. Levantamentos da Ageab, Agência Goiana de Habitação, apontam que 220 mil famílias estão cadastradas no órgão a espera de uma casa própria, e cerca de 30 mil aguardam regularização fundiária para receberem suas escrituras.

Nosso esforço é para que sejam liberados os recursos do PAC2, cerca de R$ 76 milhões. Estamos trabalhando nesse sentido por reconhecer que é preciso parceria de todas as autoridades para que seja reduzido o déficit habitacional em nosso Estado.

Há mais de 20 anos, construímos na Mabel um conjunto habitacional para os nossos funcionários, que possui escola, creche, posto de saúde, academia de ginástica, campo de futebol, entre outros benefícios. Essa é uma prática que carregamos há muito tempo, por entendermos que a qualidade de vida deve ser para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário