quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Saúde não tem preço

A presidente Dilma Rousseff, ao lançar o programa “Saúde Não Tem Preço”, que prevê a distribuição de remédios para hipertensão e diabete nas farmácias conveniadas ao Aqui Tem Farmácia Popular, resgata mais um compromisso assumido em campanha. A previsão é de que os remédios, cerca de 10, já estejam à disposição da população a partir da próxima segunda-feira, em 15 mil estabelecimentos de todo o País.

A medida é extremamente importante, pois a estimativa é de que os mais pobres chegam a consumir até 12% da renda com remédios. Entre a parcela mais rica, não chega a 2%. O orçamento do governo para esse programa é de R$ 400 milhões. Vale destacar a participação do setor privado, que vai renunciar a uma receita de cerca de R$ 100 milhões, o que reforça o quanto é essencial essa parceria.

Todos ganham com essa medida anunciada pela presidente: a população mais humilde, que passa a ter acesso a medicamos de graça; o governo, que cumpre com o seu papel de responsabilidade social, e os donos de farmácia na medida em que estarão atraindo uma grande população para os seus estabelecimentos, com a possibilidade de consumir outros produtos, fazendo, assim, aumentar os lucros.

Os dados sobre a quantidade de hipertensos e diabéticos no Brasil são alarmantes. De acordo com o governo, 33 milhões de brasileiros são hipertensos e 30% da população adulta que tem diabete ou hipertensão desconhecem seu estado de saúde. Como o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é muito qualificado, acredito que serão tomadas todas as medidas para que os medicamentos sejam entregues àquelas pessoas que de fato necessitam.

O mais significativo é que estão sendo tomadas medidas para melhorar a qualidade de vida de uma grande parte da sociedade, que paga impostos e deve ser tratada com muito respeito. A saúde, inclusive, tem sido uma de nossas preocupações. Nos últimos anos, conseguimos recursos para a construção de várias UPAs, Unidades de Pronto Atendimento, especialmente no Entorno de Brasília, uma região carente e que merece toda a nossa atenção.

Através de emendas, também levamos verbas para muitos municípios investirem na construção de postos de saúde, hospitais, reforma de unidades etc. Um exemplo é a Maternidade Aristina Cândida, em Senador Canedo, que atende mais de 10 cidades da região. No último dia 4, a maternidade comemorou o nascimento da milésima criança, uma alegria imensa em saber que contribuímos de alguma forma com o nosso trabalho para que a unidade se consolidasse.

A responsabilidade de um parlamentar, eleito pelo povo, e que recebe como missão representá-lo, é imensa. Não podemos nos intimidar com as adversidades e muito menos recuar dos nossos ideais. Estamos próximos de iniciar mais um mandato na Câmara dos Deputados com a convicção de que há muito que se fazer por Goiás e pelo Brasil.

Acreditamos que a presidente Dilma comandará mudanças importantes no País que resultarão na melhoria da condição humana, como essa dos medicamentos. Estaremos atentos para discutir e votar tudo aquilo que achamos essencial para o povo brasileiro, mas sem deixar de exercer o direito de questionar o que não estiver correto, pois é isso que espera o eleitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário