quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O compromisso com o social

Importante a posição da presidente Dilma Rousseff em anunciar o lançamento do Programa de Erradicação da Pobreza Extrema como o primeiro “PAC” do seu governo, em março deste ano. O programa terá metas, cronograma e prestação de contas anual, além de um comitê gestor específico, o que considero um avanço significativo.

Trabalhar em cima de planejamento e resultados é o que precisa a administração pública. Esse é o caminho que deve ser seguido por todas as esferas de poder. A presidente, inclusive, tem dito que dará à sua administração um tratamento de gestão. É, sem dúvida, um bom começo.

Ampliar as conquistas sociais deve ser uma preocupação constante dos governos, pois ainda há um vasto caminho a ser percorrido. O “PAC” a ser lançado pela presidente Dilma, no entanto, tem que ir além de ampliar a rede de serviços e benefícios do Bolsa Família, e focar, também, na inclusão produtiva. As pessoas precisam ser preparadas para sobreviver do próprio esforço, e a qualificação para enfrentar o mercado de trabalho é essencial. Acredito que essa será outra prioridade do governo que se inicia.

Em Goiás, temos atuado para melhorar a qualificação profissional e o atendimento à população em vários setores da administração, sabendo que ainda há muito que se fazer. Em mais de 50 cidades, trabalhamos diretamente na busca de soluções para a melhoria do Sistema de Saúde Pública, seja na luta por recursos para a compra de ambulâncias, equipamentos e manutenção de hospitais ou no reconhecimento de cursos de medicina, como, por exemplo, da UniEvangélica em Anápolis. A falta de médicos também influencia na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Em 21 cidades, conseguimos verba para a implantação de Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (UPAS). 15 já estão sendo construídas, principalmente no Entorno do Distrito Federal, uma região muito carente e que merece toda atenção.

Senador Canedo se tornou referência no atendimento à saúde em função do excelente trabalho desenvolvido pelo ex-prefeito Vanderlan Cardoso e pelo atual, Túlio Sérvio. Marcamos presença no município dando apoio na liberação de verbas federais para o setor, além de outros benefícios. A Maternidade Municipal Aristina Cândida é o resultado dessa luta. Além de Senador Canedo, ela atende moradores de outras 10 cidades na região.

Os graves problemas da saúde só serão superados com recursos, planejamento e competência no gerenciamento. Acreditamos muito no ministro Alexandre Padilha, que tem todas as condições de realizar um grande trabalho. E pelas primeiras medidas anunciadas por Dilma Rousseff, estamos confiantes de que o Brasil continuará se desenvolvendo. Como um dos representantes dos goianos na Câmara Federal, estarei defendendo as boas ações que possam melhorar a vida da população, que paga uma alta carga tributária e precisa receber em troca serviços de qualidade.

Um comentário: