quinta-feira, 25 de março de 2010

Queremos um Estado municipalista e realizador

As administrações municipais têm um papel fundamental na vida da população, especialmente nas cidades de médio e pequeno portes. São as prefeituras responsáveis por gerar parte significativa dos empregos e da renda de seus moradores. Quando uma gestão não vai bem, sofrem os cidadãos. O comércio não vende e os impostos ficam aquém do necessário para sustentar os serviços básicos.

Sou municipalista convicto e tenho trabalhado na defesa dos interesses das prefeituras por entender que, como dizia o deputado Ulysses Guimarães, os cidadãos não residem na União, não residem nos Estados, eles residem em seus municípios. São duas linhas de atuação que se completam: a luta por gestões eficientes e a incansável batalha por mais recursos junto ao governo Estadual e à União.

Nos últimos anos, ajudamos a trazer cerca de R$ 2 bilhões em verbas federais que contribuíram para transformar a vida de muita gente nos quatro cantos do Estado. No ano passado, trabalhamos para aprovação de um suporte financeiro às prefeituras, além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em matéria votada no Congresso Nacional. Vale ressaltar a atuação em conjunto da nossa bancada em favor de Goiás.

Insistimos com a reforma tributária porque permitirá aos municípios o acesso a receitas que hoje são exclusivas da União, como o PIS e Cofins, o que resultará em mais dinheiro para as prefeituras honrarem seus compromissos.

Entendemos, também, que o aproveitamento dos recursos será maior com a qualificação dos nossos administradores. Pensando nessa linha, criamos dentro do PR uma estrutura de apoio aos nossos prefeitos, sempre com a visão de que é preciso cortar despesas desnecessárias, enxugar ao máximo a máquina administrativa e aproveitar cada centavo no investimento de prioridades definidas em parceira com a população. O resultado tem sido altamente significativo. Citamos como exemplo, entre outras cidades comandadas pelo Partido da República, Jesúpolis, Goiandira e Senador Canedo, que são sucesso em gestão.

Estamos, agora, dando um grande passo em favor do municipalismo ao apresentar à sociedade, para as discussões políticas, um prefeito-administrador experimentado e aprovado: Vanderlan Vieira, de Senador Canedo. A nossa intenção é elevar o nível dos debates, abrindo uma oportunidade para que todos os segmentos organizados, políticos e empresários, população de uma forma geral, tenham o direito de debater um projeto de crescimento econômico e social que atenda a nossa gente em suas diversas regiões.

Não tenho dúvida de que o próximo governador terá por obrigação desenvolver um trabalho de coalizão, unindo as prefeituras, o Estado e a União. Terá sucesso aquele que for desprendido, sem ranços do passado, e com a visão moderna exigida pelos dias atuais. Terá sucesso aquele que compreender de fato que a vida transcorre nas cidades, e que compromissos assumidos devem ser resgatados.

O PR quer um novo modelo de administração para Goiás que seja focado na eficiência e no entendimento entre as esferas de poder, e que isso possa melhorar a vida das pessoas, pois só assim faz sentido a atividade pública. O governador que assumir, a partir do ano que vem deverá colocar na ordem do dia os problemas enfrentados pelos prefeitos, que são na verdade os problemas da própria sociedade, e buscar as soluções em parceria. E nada mais oportuno do que termos um prefeito-administrador à frente de um governo de coalizão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário