sábado, 27 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO E JUVENTUDE: FÉ E ESPERANÇA PARA TRANSFORMAR!

Milhares de pessoas, de vários países, reunidas pela fé. Nesta semana da Jornada Mundial da Juventude podemos perceber que a juventude é do espírito. O desejo de transformar o mundo em um lugar melhor é latente. A alegria e a fé dos missionários contagiaram a todos.
O Papa Francisco, com sua singularidade, cativou. Distribuiu sorrisos, humildade, simpatia. Distribuiu também a esperança, estimulou a fé no ser humano.
Jornais internacionais criticaram o sistema de segurança brasileiro, que acatou o pedido do Papa em transitar em carro aberto e sem blindagem, que o deixou preso em congestionamento, que não conteve a aproximação de populares. Mas como proteger um líder que prega acreditar na bondade dos homens? Protegê-lo de quem, então? Está certo que houve protestos, que explosivos foram encontrados junto à basílica... mas ele não se escondeu. Preferiu se expor aos perigos a abrir mão do contato com o povo.
Eu confesso que me emocionei várias vezes com as atitudes e com as palavras do Papa Francisco. Independente da religião, é inquestionável o carisma desse homem. Ele parece tão próximo das pessoas e ao mesmo tempo tem uma bondade tamanha que o distancia dos mortais. O pontífice se mostrou preocupado com a crise mundial e a expectativa dos jovens, sujeitos às frustrações da falta de empregos e oportunidades. Convocou a todos a terem mais fé, a agir com responsabilidade, a amar ao próximo.
 Fiquei emocionado também com os jovens, protagonistas dessa grande festa. Não teve chuva, frio ou distância que segurasse essa turma. Gente que veio da África, da Europa, das Américas. Gente que veio do Piauí, do Amazonas, do Rio Grande do Sul.
Passada essa Jornada, teremos uma certeza: não só o Rio de Janeiro, mas todo o nosso país estará abençoado. A energia do Papa e a vitalidade dessa juventude renovaram o nosso ar. A motivação é de fazer de cada dia um dia melhor. Estamos mais fortes, mais leves, mais determinados. Prontos para a transformação diária, para a mudança de atitudes e de comportamento tão necessárias.
Parabéns à juventude, mas a jornada continua. Vamos juntos tomar atitudes para transformar este país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário