quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ministro da Saúde visita maternidade modelo em Senador Canedo

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, visitou hoje, 16 de dezembro, a maternidade Aristina Cândido, em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia (GO). O ministro veio conhecer de perto uma das principais obras de sua gestão em Goiás: a maternidade é modelo para o país, bem equipada, com instalações confortáveis, equipe multidisciplinar para o atendimento integral à saúde da mulher e totalmente integrada ao funcionamento da rede de saúde, recebendo pacientes cujo atendimento inicial é realizado nos postos de saúde. Além da obra e dos equipamentos, o ministério da saúde acaba de incorporar a rotina de manutenção da maternidade R$ 350 mil que virão do governo federal todos os meses. A maternidade é suporte para 10 municípios vizinhos a Senador Canedo, e realiza uma média de 600 atendimentos por mês.

O ministro chegou à maternidade as 9h30 da manhã acompanhado do prefeito da cidade Túlio Sérvio, da secretária estadual de saúde, Irani Ribeiro, do Deputado Federal Sandro Mabel e do ex-prefeito da cidade, Vanderlan Cardoso. O ex-prefeito é o idealizador da maternidade Aristina Cândido e para conseguir seus objetivo, para obras, equipamentos e manutenção, contou, desde o início com o trabalho e o apoio do deputado Sandro Mabel, que buscou os recursos necessários para que a prefeitura pudesse construir e manter a maternidade.

O ex-prefeito Vanderlan Cardoso foi responsável ainda por várias conquistas em Senador Canedo, que é referência nacional também em cobertura do programa Saúde da Família, que chega a 100% dos quase 100 mil habitantes da cidade.  O ministério considera que a cidade tem um índice excelente de 98% de aproveitamento dos recursos enviados pela saúde.

O ministro José Gomes Temporão recebeu homenagens da Câmara municipal durante sua visita e, na coletiva, confirmou que a cidade é um modelo do funcionamento integrado da saúde que foi implantado durante sua gestão da saúde, como parte do governo do presidente Lula.  Temporão confirmou também que a segunda UPA – Unidade de Pronto Atendimento - da cidade, e mais dois núcleos do Programa Saúde da Família já estão com recursos garantidos.

Este ano já foram inaugurados na cidade, através do ministério, e com o trabalho do deputado Sandro Mabel, um laboratório de prótese dentária, um CAPS – Centro de Apoio Psico-Social – e foi entregue para o município mais uma unidade do SAMU. A maternidade Aristina Cândido também acaba de receber do governo de Goiás um mamógrafo, no valor de R$ 387 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário