quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os grandes desafios de Goiás e do Brasil

Encerrado o embate eleitoral, é o momento de trabalharmos para tornar o Brasil e o nosso Estado melhor a cada dia. Muita coisa há que se fazer. No plano nacional, a presidente Dilma terá maioria no Congresso Nacional para implementar as mudanças necessárias e exigidas pelo povo brasileiro. O nosso partido, PR, elegeu 41 deputados federais, uma das maiores bancadas na Câmara. Isso nos permite ter um papel relevante nas discussões e na condução dos destinos do Brasil.

Como atual relator da reforma tributária, pretendo lutar para que não percamos a chance de alterar o nosso falido sistema de arrecadação e distribuição de impostos no Brasil, um dos entraves para o crescimento consolidado da economia. É preciso avançar nesse aspecto, pois um Estado forte significa um povo atendido em suas necessidades básicas.

Algumas questões essenciais têm que ser resolvidas no País, como educação, infraestrutura, inovação, entre outras. Uma reforma tributária é capaz de formar uma base para que sejam atendidas essas demandas. É fundamental reduzir a carga de impostos para a população de baixa renda e para as empresas, responsáveis por gerar emprego e renda. Faz-se necessário simplificar a cobrança e a distribuição de impostos e tributos.

As diferenças regionais têm que ser observadas e deve haver um esforço para reduzi-las de forma eficiente. A reforma tributária, que já passou pelo crivo da Comissão Especial, prevê recursos para os Estados menos privilegiados, como Goiás. Em um Fundo de Desenvolvimento Regional, estamos propondo aporte de mais de R$ 700 milhões por ano para alavancar a nossa economia.

É importante, também, que a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), aprovada pelo Congresso Nacional, seja efetivada de fato. Como relator da matéria na Câmara dos Deputados, lutamos muito pela sua aprovação. Esse, inclusive, já foi assunto abordado por mim com agora presidente eleita Dilma Rousseff. Acredito que esse tema estará em pauta logo no início de seu governo. Vamos intensificar o nosso trabalho para que sejam resolvidas essas questões. É um compromisso que fizemos com o povo.

Temos ainda necessidades urgentes para serem tratadas em Goiás, que dependem sobremaneira do Governo Federal. Estado algum caminha com as próprias pernas. A União centraliza fatia maior do poder e dos recursos. Podemos citar algumas fundamentais, como a duplicação de rodovias federais, Ferrovia Norte-Sul e o aeroporto de Goiânia. São todas obras de grande significado para o povo goiano.

O que observamos a partir do resultado das urnas é que há condição de colocar em prática medidas que permitam o Brasil avançar, tornando o nosso País mais justo e igualitário. Para isso, o Congresso Nacional terá papel de destaque, pois a maioria conquistada pelo governo, em que faço parte, terá nas mãos a capacidade de fazer andar as reformas reivindicadas pela sociedade. Portanto, me sinto vitorioso e com muita esperança de que os nossos sonhos, que também são os da população, possam se concretizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário