quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que a sociedade espera da classe política

Os recentes dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE mostram que a renda média per capita dos 30% da população mais pobre de Goiás cresceu 63% nos últimos anos, bem acima do que ganharam os 10% mais ricos, 21%. O resultado significa que os mais pobres tiveram um ganho de renda maior, reduzindo, portanto, as desigualdades sociais. O levantamento apontou os motivos para o incremento da renda, que foram os programas sociais, como o Bolsa Família, aumento do salário mínimo, desenvolvimento econômico do Estado, com investimentos empresariais e a geração de empregos.

Vejo com extrema satisfação os números apresentados na pesquisa do IBGE por entender que as medidas tomadas pelos governos e setor empresarial estão transformando a realidade das famílias menos privilegiadas de Goiás. Estado algum pode ser considerado grandioso se não investir na melhoria da qualidade de vida de sua gente, principalmente das pessoas mais humildes.

Tenho trabalhado, como empresário e homem público, para fortalecer a economia goiana, numa articulação em conjunto do setor produtivo e bancada federal do nosso Estado, em Brasília. Há, ainda, um longo caminho para percorrer, mas com a união de todos é possível avançarmos ainda mais nas conquistas. Os debates eleitorais devem ficar restritos a cada período, pois governante e parlamentares são eleitos para trabalhar pela sociedade como um todo, e não apenas para os seus eleitores.

Estamos definindo ações importantes no Congresso Nacional e junto aos órgãos governamentais que beneficiam a população de Goiás. O Orçamento da União do próximo ano prevê R$ 1, 5 bilhão para as rodovias federais e ferrovias, e queremos ampliar esse valor para R$ 2 bilhões. As obras de recuperação, pavimentação e duplicação das estradas geram emprego, reduzem os acidentes e melhoram o escoamento da produção. São essenciais em um Estado como o nosso que tem o agronegócio uma grande fonte de riqueza.

Durante reunião da bancada federal de Goiás, ficaram definidas estratégias de atuação entre todos os partidos na busca por mais recursos para o Estado. São demandas importantes que precisam ser atendidas. Com a senadora Lúcia Vânia, PSDB, vamos trabalhar para resolver em definitivo os problemas do aeroporto de Goiânia, que teve suas obras paralisadas por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). Reconhecemos a função do tribunal e sua preocupação em apurar as suspeitas de irregularidades, mas não concordamos com a morosidade com que o assunto está sendo tratado. Vamos além: se há irregularidades, que os responsáveis sejam punidos, mas é fundamental entender que a paralisação total das obras acarreta prejuízos imensos à sociedade.

Estamos deixando de receber eventos em função da precariedade do nosso aeroporto, ocasionando a redução de emprego e renda para a nossa gente. A condição do atual foi um dos motivos que tiraram a Copa do Mundo de 2014 de Goiânia, como uma das sedes. Temos o compromisso de continuar exigindo a retomada da construção do novo aeroporto por considerá-lo de extremo significado para os goianos.

São essas ações que contribuem com a qualidade de vida da população e que são obrigações da classe política, eleita para defender os interesses da nossa gente. Queremos que os índices sociais sejam melhorados e que Goiás se torne, cada vez mais, um Estado de oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário