sexta-feira, 23 de julho de 2010

Avançam propostas que exigem alerta sobre presença de lactose nos produtos


As pessoas com intolerância à lactose devem ser informadas sobre a presença da proteína do leite em alimentos e remédios, ainda que contenham quantidades mínimas.

Dois projetos(PL2663/03 e PL5368/09) do deputado Sandro Mabel, do PR de Goiás, obrigam que o consumidor seja avisado pela embalagem para evitar a ingestão de produtos que geram os sintomas da intolerância.

Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, 55% da população branca e 95% dos negros e orientais não conseguem digerir o leite de vaca.

O médico Roberto Ronald de Almeida Cardoso afirma que a intolerância à lactose é um problema mundial e as indústrias farmacêutica e de alimentos precisam discriminar a presença da proteína no rótulo dos produtos porque não é possível saber o grau de sensibilidade de cada pessoa.

"Hoje em dia, muitas vezes, se usam comprimidos ou alimentos que possuem lactose e o indíviduo que é intolerante não sabe que está ingerindo lactose. E aí ele vai ter sintomas que podem ser diarréias muito intensas, flatulência, barriga ficar inchada, vômitos, dor de cabeça, catarro no peito, manchas na pele e ele às vezes não correlaciona"

O deputado Sandro Mabel acredita que a obrigatoriedade do alerta vai fazer com que apareça uma nova linha de produtos destinados às pessoas com intolerância à proteína do leite.

"Na hora que nós constarmos na embalagem que aquele alimento, remédio tem lactose, as empresas começarão a desenvolver produtos semelhantes que não tenham lactose para atender a esse mercado"

O projeto que trata sobre o alerta nos rótulos de alimentos da existência de lactose já está pronto para ser votado pelo Senado.

Já o aviso nos medicamentos foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara e aguarda conclusão da Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: Rádio Câmara/Keila Santana.

Um comentário: