quinta-feira, 29 de julho de 2010

Administração descentralizada e com resultados práticos

Um governo para ser bom tem que possuir gestores qualificados em suas diversas áreas, ser participativo e honrar os compromissos assumidos. Isso o tornará confiável. A credibilidade de uma administração é essencial, pois abre caminhos e faz com que a população se sinta mais segura, principalmente ao cumprir com as suas obrigações no que se refere ao pagamento dos impostos. Quando o dinheiro arrecadado é bem aplicado, a sociedade se sente valorizada. Percebe que o sacrifício do dia a dia não é em vão.

Nós queremos para Goiás um modelo de administração que seja voltado para a responsabilidade total com os recursos financeiros e com o atendimento das necessidades básicas do nosso povo. O trabalho de governar deve ser integrado com todas as forças dispostas a mudar a realidade do Estado, sem o endividamento e quebradeiras de companhias essenciais para o crescimento econômico e social de nossa gente.

O plano de governo do Vanderlan Cardoso, que está sendo elaborado por técnicos altamente competentes, trás como ponto fundamental a descentralização do poder, como forma de valorizar os municípios e o mais humilde dos cidadãos, que passará a ter vez e voz. Era comum, tempos atrás, prefeitos saírem do Palácio com um papel na mão e uma assinatura do mandatário autorizando uma obra que nunca chegava à cidade. Na confiança, o prefeito assumia compromissos com a população que não eram resgatados. Desgaste total.

A humilhante romaria dos representantes do povo em busca de recursos para as suas localidades deve ser banida. É preciso buscar a solução para os problemas das regiões conjuntamente, reconhecendo as diferenças de cada uma. O que vale para o Sudoeste, por exemplo, pode não ser prioridade para o Entorno do Distrito Federal. Quem de fato sabe das necessidades são as pessoas que vivem em suas cidades. São os políticos, representantes da sociedade organizada, entidades que devem apontar os rumos.

Vanderlan Cardoso já promoveu experiências que trouxeram importantes resultados quando administrava Senador Canedo. Junto com os municípios da região metropolitana, adquiriu medicamentos para a população com um custo bem inferior e que serviram a todos. Cito apenas um caso que demonstra o respeito ao dinheiro do contribuinte e um estilo diferenciado de administrar, que tem o nosso apoio.

Defendemos uma gestão compartilhada e a valorização dos prefeitos, por entender que juntos poderemos construir muito mais, sem inviabilizar o futuro. Com a criação de estruturas governamentais enxutas nas regiões, os problemas semelhantes serão resolvidos em parcerias. Sob o comando de um representante legítimo do governo e com autonomia para decidir, a administração estadual se fará mais presente e estará mais próxima da população, permitindo, inclusive, uma maior fiscalização das ações por parte da comunidade.

O momento exige inovação administrativa, mas sem tirar o pé do chão e abandonar a responsabilidade. O momento exige desprendimento, sem a obsessão pelo poder como um desejo pessoal ou de um pequeno grupo, apenas. É perfeitamente possível realizar um governo progressista com resultados práticos, e que atenda toda a população. É isso que nós queremos para Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário