quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Duplicação da BR-060, um sonho que se realiza

O lançamento da duplicação da BR-060 de Goiânia a Jataí, ocorrido na última terça-feira, com a presença do ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, é um marco para o desenvolvimento de Goiás e a concretização de um projeto para salvar vidas. O ato é o resultado de uma luta incansável dos moradores da região, que teve todo nosso apoio, da bancada de infraestrutura da Câmara dos Deputados, do governador Alcides Rodrigues, da ex-ministra Dilma Rousseff e do ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que por diversas vezes estivemos juntos tratando do assunto no Ministério dos Transportes e com o presidente Lula.

Para essa primeira etapa, já estão garantidos R$ 129,6 milhões para a duplicação de 17 quilômetros até abadia de Goiás. Nesse trecho, serão beneficiados 400 mil moradores de 28 bairros. São mais de 17 mil veículos que trafegam pelo local diariamente. A saída de Goiânia, um dos pontos mais críticos da Capital, vai receber ainda um viaduto construído pela prefeitura.

Alguns, por motivos eleitoreiros, já prometeram a duplicação de BR-060, inclusive em encontros com moradores da região, mas se esqueceram que para a realização de uma obra dessa envergadura, seria necessário muito esforço para a elaboração de projetos, licenças ambientais e liberação de recursos. Preferiram as falsas promessas, enquanto a população sofria sem o benefício. Atuamos diferentemente. Sem enganação, procuramos trabalhar da forma mais correta possível para não frustar os desejos de uma grande parte da população do nosso Estado que está sendo contemplada com uma obra importantíssima.

Não prometemos em momento algum; com responsabilidade, agimos em conjunto para materializar um antigo sonho de milhares de pessoas. A duplicação da BR-060 vai evitar muitas mortes e esse é o maior presente que se pode dar a um Estado. A sociedade, com razão, anda cansada de conversa fiada, principalmente de políticos que querem o poder para satisfação pessoal ou interesses de grupos, apenas.

Com essa obra, vai ser atendida uma das mais regiões mais produtivas do Brasil, o Sudoeste goiano, favorecendo sobremaneira a economia de Goiás. Com melhor capacidade de escoamento da safra, ganha o produtor e a população em geral. Teremos a nossa Capital interligada em pista dupla com Cuiabá (MT), passando por Rio Verde, Jataí e Rondonópolis, formando um grande corredor de transportes, se juntando à ferrovia Norte-Sul, outra magnífica obra do presidente Lula, que cortará todo o Estado até Estrala D'Oeste (SP).

Por tudo que o governo federal tem feito por Goiás é que defendemos o projeto de continuidade. A própria Norte-Sul é um exemplo disso. No governo passado, ela foi praticamente abandonada. Hoje, é uma realidade, assim como os investimentos em estradas federais no Estado. É uma questão de justiça. O País está crescendo. Goiás tem um novo estilo de administração, focado na responsabilidade e no respeito ao dinheiro dos impostos pagos pela população. Agora, é escolher o caminho certo para que continuemos avançando.

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