quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O sentimento que vem das ruas

Em poucos dias, nós já percorremos 17 cidades com o Movimento Cresce Goiás, promovendo reuniões suprapartidárias para discutir com a classe política, segmentos organizados e população em geral um plano de governo que atenda as exigências da atualidade. Nesses encontros, há a participação de pessoas de várias localidades, o que torna o movimento regional muito mais amplo.

Hoje, o sentimento é de que o povo não aceita o desenvolvimento econômico e social se não estiver sustentado na responsabilidade fiscal. Tenho sempre dito que é preciso construir o presente sem inviabilizar o futuro. Me surpreende o fato de que grande parte do público tem conhecimento real dos problemas enfrentados pelo Estado, e os seus responsáveis.

A crise na Celg, por exemplo, é apontada como um dos empecilhos para alavancar Goiás. Donas de casa, produtores rurais, pequenos e grandes comerciantes, empresários têm se manifestado sobre as constantes quedas de luz no interior. Empreendimentos estão deixando de ser instalados por falta de capacidade de distribuição de energia, inibindo a geração de emprego e renda para a nossa gente.

A expectativa é de que nos próximos dois meses haja uma solução para a empresa, dentro do esforço que o atual governo está fazendo para sanear as finanças do Estado. O que nós queremos é a consolidação de um novo estilo de administração, que seja voltado unicamente para a competência e valorização dos recursos públicos.

Começamos o Movimento Cresce Goiás por Senador Canedo, onde o prefeito Vanderlan Vieira, companheiro de todas as horas, tem feito um trabalho espetacular, utilizando a experiência como administrador para transformar a cidade. Estamos percorrendo todas as regiões. Em Luís Alves, Mozarlândia e São Miguel tratamos, entre outros assuntos, da construção da ponte sobre o Rio Araguaia, que vai unir Goiás a Mato Grosso do Sul pela BR-080, com investimentos de R$ 141 milhões.

Essa é uma obra reivindicada há anos pela população e que vai ser fundamental para o transporte da produção agrícola do País, através da malha rodoviária e ferroviária, para os portos de Itaqui (MA), Vitória (ES) e Santos (SP). Jaraguá, Petrolina e Nerópolis são outras cidades que vão se beneficiar com a Ferrovia Norte-Sul, que estamos ajudando na sua implantação, em um trabalho comandado pelo competente José Francisco das Neves (o Juquinha).

Em Acreúna, Edéia e Paraúna é grande a perspectiva pela duplicação da BR-060 entre Goiânia e Jataí, com investimentos de mais de R$ 1bilhão, e pela segunda etapa da ferrovia Norte-Sul. São conquistas significativas que tornarão esses municípios, como tantos outros, cada vez mais desenvolvidos.

Assim nós estamos movimentando Goiás com debates de alto nível sobre as reivindicações, necessidades e potencial de cada região. Nessa quinta-feira, estaremos em Itauçu, Sanclerlândia e Anicuns. Amanhã, em Uruaçu, Santa Terezinha e Porangatu. No sábado, em Rubiataba e Itaguaru, seguindo, posteriormente, para outras cidades, até 13 de março. A nossa intenção é ouvir a sociedade sobre os destinos do Estado e formular políticas públicas que beneficiem a população, ávida de mudanças na prática de se fazer política em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário