quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sandro Mabel está entre os Deputados Mais Influentes do Congresso Nacional


O deputado federal Sandro Mabel (GO) figura pela décima primeira vez na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

O levantamento é feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o Diap e classifica os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas qualidades e habilidades classificatórias. Entre os atributos estão: a capacidade de conduzir debates, negociações, votações; a competência para articular o consenso e formular propostas, seja pelo saber, pelo senso de oportunidade ou pela eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, seja porque, de maneira ativa, apresenta facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a tomada de decisão e a posterior repercussão do que foi debatido. É o parlamentar que é capaz, isoladamente ou em conjunto com outras forças, de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo. São “cabeças”, de acordo com o Diap, os operadores-chave do Poder Legislativo cujas preferências, iniciativas, decisões ou vetos – implementados, por meio de métodos da persuasão, da negociação, da indução ou da “não-decisão” – prevalecem no processo decisório na Câmara ou no Senado Federal.

Além do Deputado Sandro Mabel, entre os 100 parlamentares com características que lhes garantem influência e liderança, 16 são peemedebistas: senadores e deputados. No Senado foram incluídos: José Sarney (AP), presidente do Congresso Nacional; Renan Calheiros (AL), líder do PMDB na Casa; Eduardo Braga (AM), líder do Governo; Valdir Raupp (RO), presidente nacional do PMDB; Eunício Oliveira (CE), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Roberto Requião (PR), presidente da Comissão de Educação (CE); e os senadores Romero Jucá (RR), Vital do Rêgo (PB), Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário