sábado, 20 de julho de 2013

A HORA É DE MUDANÇA - SEPARANDO O JOIO DO TRIGO

As recentes pesquisas eleitorais tiraram o sono de muita gente. Os números evidenciaram que a população está ansiosa por mudanças, por renovação. Mas não são simplesmente caras novas, trata-se de uma renovação de pensamento, de gestão.
 
A reforma política é urgente e necessária. A reforma tributária também, assim como a modernização da nossa legislação trabalhista. Mas a reforma do pensamento é emergencial.
 
A população precisa acompanhar mais o trabalho dos parlamentares. Saber o que cada um faz para não colocar todos em vala comum. É hora de separar o joio do trigo. Aqui em Goiás eu falo pela bancada de infraestrutura, que tanto tem feito para o nosso estado. A duplicação da BR-060 é uma realidade, assim como a construção do viaduto do DAIA. As rodovias federais estão conservadas, sinalizadas e oferecem segurança aos usuários. Tudo fruto do empenho e do acompanhamento da nossa bancada, que atua forte junto ao governo federal.
 
Sou um defensor da reforma tributária, para que nosso estado possa ter mais competitividade, autor do projeto de lei que protege os trabalhadores terceirizados. Estou na luta para que nossos filhos tenham mais segurança nas escolas e para que possamos contar cada vez mais com mais ofertas de empregos qualificados em Goiás, com melhores salários e qualidade das condições de trabalho.
 
Na área da saúde ajudamos a trazer recursos para a construção de mais de duas dezenas de UPAS e inúmeras UBSs. Na educação estamos na luta pela implantação de mais escolas CEFETs, para que nossos jovens não precisem ir a outras cidades para estudar e se profissionalizar.
 
Individualmente, em parceria com prefeitos, tenho apresentado emendas para beneficiar inúmeros municípios goianos. São patrulhas mecanizadas, recursos para infraestrutura, projetos de turismo, agricultura, asfaltamento...
 
Enfim, tenho atuado de forma a honrar o meu mandato, e fiquei imensamente feliz ao ver meu nome entre os primeiros lembrados espontaneamente pela população ao cargo de senador. É o reconhecimento de todo o meu trabalho, dos meus esforços e da minha conduta na Câmara Federal.
 
Não sei qual caminho vou trilhar nas próximas eleições, mas é bom saber que conto com o apoio e com a consideração da população. Enquanto muitos perderam o sono com essas pesquisas, eu renovei meus sonhos de continuar contribuindo para que nosso estado se desenvolva cada vez mais.
 
Obrigado a todos que acompanham meu trabalho, que reconhecem meus esforços, que sabem o quanto luto por Goiás. Nossa luta é diária, e os resultados também.
 
Sandro Mabel é administrador, empresário, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal pelo PMDB, membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização, coordenador da bancada da infraestrutura, relator da criação da Sudeco e reforma tributária.

terça-feira, 16 de julho de 2013

REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS- A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Muito se tem falado contra o projeto de lei, de minha autoria, que regulamenta a terceirização da prestação de serviços. As críticas são de centrais sindicais que temem a perda de sua arrecadação e usam como desculpa que irá ocasionar a precarização dos serviços, o que não é verdade. Ao contrário, a terceirização representa a modernização da legislação trabalhista, hoje engessada por artigos que não acompanharam a evolução dos tempos e a necessidade do mercado atual. Afinal, a CLT completou 70 anos. Quanta coisa aconteceu nesse período!
A Confederação Nacional das Indústrias realizou uma pesquisa com 1443 mil empresas que apontou que 54% das indústrias contratam serviços terceirizados e 46% delas teriam redução de competitividade sem a terceirização. Ou seja, seria o desemprego batendo ás nossas portas. Em contrapartida, dados da Ordem dos Advogados do Brasil revelam que existem hoje, no país, 5mil processos sobre terceirização no TST à espera de julgamento, o que deixa claro a necessidade de regulamentar esse setor.
Não podemos mais ser omissos com a terceirização, pois já é uma realidade. Com a regulamentação, empresas prestadoras de serviço serão mais profissionalizadas e qualificadas, alvo de fiscalização e vão oferecer garantias aos funcionários, coisa que hoje não acontece. Pelo projeto, o terceirizado terá os mesmos direitos e garantias que o funcionário da empresa contratante, sem qualquer distinção. Hoje o trabalhador terceirizado sofre com as lacunas da legislação e acaba abandonado á própria sorte.
A aprovação do projeto de lei que regulamenta a terceirização não é uma guerra patrão x empregados como muitos tentam qualificar. Ela representa o que chamamos de Terceira Revolução Industrial para diminuir entraves como a burocracia e flexibilizar a relação empresa/funcionário. Além de ser uma questão de humanidade com os mais de 20 milhões de trabalhadores terceirizados em todo o país. Segundo dados do Ministério do Trabalho, a cada 4 trabalhadores com carteira assinada hoje, um é terceirizado.
Precisamos garantir que nosso país tenha um desenvolvimento sustentável, com competitividade no mercado, mas com qualidade de vida aos trabalhadores, o que significa direitos e garantias, tanto para os funcionários quanto para as empresas, previstos em lei. É com este objetivo que acordo todos os dias! E é com esse mesmo objetivo que peço a essas centrais sindicais que deixem um pouco a preocupação de arrecadação de lado e se preocupem com a proteção de 20 milhões de trabalhadores que hoje estão desprotegidos.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

O GIGANTE ACORDOU- PRECISAMOS DE RECURSOS PARA QUE ELE POSSA AGIR.

A reforma política é necessária. Mas antes de se falar em reforma política é preciso, de forma urgente, votar a Reforma Tributária. Só assim vamos conseguir uma reestruturação funcional do nosso país.
A voz que ganhou as ruas nos últimos dias precisa ser ouvida. Ela quer saúde, educação, segurança. E de onde vem o dinheiro que vai garantir tudo isso? Dos impostos, taxas e outros tributos arrecadados dos contribuintes e que bancam esses serviços públicos.
Mas é preciso que esse dinheiro seja arrecadado de forma justa, transparente, dando equilíbrio social. Ou seja, quem ganha mais, contribui mais; quem produz e gera empregos, recebe incentivos fiscais. Tudo dentro de uma lógica igualitária e de uma legislação moderna e eficaz. Segundo relatório da ONU, enquanto a camada mais pobre da população brasileira paga o equivalente a 46% de sua renda em impostos, a camada mais rica destina apenas 16%. Temos que mudar essa realidade.
A última grande reforma tributária brasileira é de 1965. Depois da Constituição de 1988 tivemos algumas tentativas de reforma, mas ela sempre aconteceu de forma fatiada, pouco significativa. É por esse motivo que acredito que o governo federal erra ao tentar, mais uma vez, fatiar a reforma tributária. Fui relator do projeto da reforma e posso dizer: ele já está pronto, completo, deve ser votado como um todo, beneficiando os mais pobres, baixando impostos e simplificando a vida dos empresários. O fatiamento da proposta impede o resultado e a sujeita ao fracasso.
Acredito que apenas com uma reforma responsável, completa, que atenda os interesses da nação, vamos viabilizar o caminho para responder a voz que está nas ruas. Podemos reduzir a carga tributaria sem comprometer a trajetória de desenvolvimento do nosso país. Podemos ter impostos justos, diminuindo a sonegação, aumentando a eficácia do poder público.
O gigante acordou, mas agora ele precisa agir. Conto com a pressão popular para votarmos a reforma tributária e assim garantirmos recursos para transformar nosso país.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SANDRO MABEL DEFENDE A BOA FÉ NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, na última terça feira (18/6), o substitutivo do Senado Federal, do Projeto de Lei 2882/ 2003, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), que acrescenta parágrafo único ao art. 1ºda Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para dispor sobre a boa-fé nas relações de trabalho.

Sandro Mabel explicou que o objetivo da proposição é promover confiança dentro da empresa, inserindo na CLT a cláusula geral da boa-fé, como norteadora das relações individuais e coletivas de trabalho.

O Senado substituiu apenas expressão “ambiente de cooperação e harmonia” por “ambiente de cooperação mútua”.

“Num ambiente em que não se observem relações sadias entre as pessoas, em que não prevaleçam a confiança, a lealdade, a cooperação, a integração entre chefes e subordinados ou entre colegas, não será possível desenvolverem-se relações de trabalho proveitosas, que contribuam para o bem estar e para o crescimento pessoal de todos os que delas participam” afirmou Sandro Mabel.

O deputado ressaltou ainda que é no ambiente de trabalho em que as pessoas passam a maior parte do tempo e que é dentro da empresa que se desenvolve o relacionamento humano, com todas as alegrias e tristezas, surpresas e decepções que as pessoas podem proporcionar umas para as outras. “Por isso é tão importante que a CLT tenha um artigo que ressalte a boa fé. Estou muito feliz com a aprovação deste projeto” concluiu.

Agora, o PL segue para sanção presidencial.

PARA SANDRO MABEL É PRECISO DIMINUIR A TAXA DE DESEMPREGO NO PAÍS

Esta prestes a ser votado na Comissão de Trabalho da Câmara o parecer favorável, do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), do Projeto de Lei 4675/2009, que visa diminuir o desemprego no Brasil.
Segundo o IBGE, o número de desemprego no Brasil foi de 5,7% da população economicamente ativa, ou seja, 1,4 milhão de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país.
O PL é de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame e tem como objetivo adotar medidas para combater o desemprego, utilizando, como instrumento de manutenção e de expansão de postos de trabalho, os processos licitatórios governamentais.
No relatório, Sandro Mabel ressaltou que a Constituição Federal preconiza como princípios fundamentais da República Federativa do
Brasil, em seu artigo 1º, a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho e que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária depende de políticas públicas capazes de gerar e manter empregos com vistas ao desenvolvimento nacional e à preservação da dignidade do cidadão.
Para Sandro Mabel, o projeto de lei vem contribuir para expansão do mercado de trabalho, gerando e mantendo empregos. “Precisamos diminuir as taxas de desemprego no país. Temos que garantir melhores condições para os cidadãos brasileiros” concluiu.  

terça-feira, 18 de junho de 2013

ATENDENDO A PEDIDO DO DEPUTADO SANDRO MABEL VLT ENTRE LUZIÂNIA E BRASÍLIA TEM LICITAÇÃO DO PROJETO REABERTA

Reaberta a licitação de viabilidade técnica e econômica, operacional e ambiental, de inserção urbana e projeto funcional para implementação do VLT- Veículo Leve sobre Trilhos, entre as cidades de Luziânia/GO e Brasília/DF. A sessão pública presencial está marcada para o dia 1º de agosto, às 10h da manhã.
 
Essa licitação já tinha sido feita em dezembro do ano passado mas foi questionada por empresas e teve que ser cancelada. A empresa que ganhar a licitação deverá avaliar se os trilhos, já existentes e hoje utilizados apenas para cargas, podem ser reaproveitados para o transporte de passageiros.
 
O Projeto é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o investimento, estimado em R$ 2 milhões, é considerado relativamente baixo se avaliadas as necessidades de investimento no setor em todo o país. 
 
O trem de passageiros vai beneficiar moradores do Gama, Novo Gama, Santa Maria e cidades goianas do Entorno Sul, como Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, com o transporte de cerca de seis mil pessoas por dia, com dois trens em viagens nos horários de pico
 
“Este é um projeto antigo. Há pelo menos dez anos nós lutamos para que o VLT se torne realidade. O trânsito intenso nos horários de pico gera stress, insegurança e coloca em risco a vida da população. Estudos preliminares da Sudeco indicam que com a entrada do trem, mais de cinco mil carros e 200 ônibus deixarão de circular pela BR 040”- explica Sandro Mabel, que no início deste mês esteve com o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, pedindo mais agilidade neste processo.

SANDRO MABEL QUER APROVAÇÃO DO PL QUE OBRIGA A INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE RAIO-X E DETECTORES DE METAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Quem não se lembra do massacre na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo – RJ, que impressionou o Brasil e o mundo? Na época, um ex-aluno, de 23 anos, invadiu a unidade com duas armas e abriu fogo contra turmas do 8º ano. Doze crianças morreram e outras 12 ficaram gravemente feridas.
 
O mais triste é que tudo isso poderia ter sido evitado se um projeto de lei, do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), tivesse sido aprovado na Câmara dos Deputados.
 
O PL 496/2011, que visa garantir mais segurança nas escolas, obriga a instalação de portarias de raio-X  e detectores de metais em todas as escolas públicas e privadas do país.  Pelo texto, quem se recursar a passar pelos equipamentos não poderá ter acesso às dependências do colégio.
 
Segundo Sandro Mabel, esta comprovado, que os detectores de metais, acrescidos da inspeção dos pertences em aparelhos de raios-X, podem coibir a entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento desses atos infracionais.
 
O problema é que o projeto foi apresentado em 2011 e até agora não foi votado na Comissão de Educação. “É público e notório que os estabelecimentos de ensino vêm passando por uma onda de violência nunca antes vista. Professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos. Precisamos resolver esse problema” afirmou.
Preocupado com a falta de segurança nas escolas, Sandro Mabel faz um apelo: “Esse PL tem que ser aprovado o mais rápido possível. Será que vão esperar acontecer mais tragédias como a de Realengo para tomar providências? Isso não pode acontecer.”
 
Quem quiser ajudar Sandro Mabel nessa jornada, ligue para o 0800 619 619 da Câmara dos deputados e peça a votação do PL 496 de 2011. “Temos que pressionar o governo para apoiar esse projeto. Conto com o apoio de vocês” concluiu.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

SANDRO MABEL PARTICIPA DA 102ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

O deputado Sandro Mabel (PMDB/GO) esta em Genebra, na Suíça, para participar da 102ª Conferência Internacional do Trabalho. Cerca de 5.000representantes do governo, empregadores e trabalhadores dos 185 Países Membros da OIT debatem, entre outros, temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável, o diálogo social e o serviço público.
 
A Conferência aborda temas como o crescimento e progresso social, o trabalho infantil doméstico, a situação em Mianmar, o emprego e a proteção social em um mundo em processo de envelhecimento. Hoje são cerca de 200 milhões de desempregados no mundo. Em 2015, a previsão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é de que sejam 208 milhões.
 
Para Sandro Mabel é importante que autoridades internacionais se reúnam para discutir sobre as condições de trabalho no mundo.
“Temos que acabar com a discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Além disso, um tema que precisa de atenção especial é o trabalho infantil. Não podemos deixar que nossas crianças passem por situações degradantes. Lugar de criança é na escola” afirmou Sandro Mabel.
 
OIT - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que  homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo  considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
 
O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (i) liberdade sindical  e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (ii)eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (iii) abolição efetiva do trabalho infantil; (iv) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
Com informações OIT

quinta-feira, 13 de junho de 2013

INFRAESTRUTURA: LUTA POR INVESTIMENTOS É DIÁRIA.

Infraestrutura é a palavra chave para qualquer país que busca desenvolvimento. Investir em infraestrutura é investir em rodovias, usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, rodoviárias, sistemas de telecomunicações, ferrovias, rede de distribuição de água e tratamento de esgoto, sistemas de transmissão de energia e tudo o mais que garanta produtividade e logística ao país. Esse sempre foi o nosso gargalo, mas que começou a mudar a partir do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, que agora já esta na segunda etapa, o PAC2.
 
Até agora mais da metade do programa já foi executado, um investimento de R$ 557 bilhões de reais. Em Goiás o PAC 2 tem investimento previsto até o final de 2014, de R$32 bi 250 milhões, divididos em obras rodoviárias, ferroviárias, energia e saneamento.
 
Como coordenador da bancada de infraestrutura de Goiás, tenho orgulho de quantos benefícios temos conseguido para nosso estado: pavimentação e construção da BR-080, entre Uruaçu e divisa com Mato Grosso; duplicação da BR-070, próximo de Águas Lindas, contorno de Anápolis; e principalmente a duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, a maior obra rodoviária em execução no nosso país e que vai alavancar a economia da região sudoeste do estado.
 
É muito gratificante ver uma obra, da envergadura da duplicação da BR-060, praticamente pronta depois de lutar tanto por ela. Muita gente nem acreditava que essa obra fosse sair do papel, mas só eu sei o quanto tive que andar, em quantos gabinetes bati à porta, de quantas audiências participei e quanta briga comprei para que ela fosse possível. Todas as vezes que emplacamos obras em Goiás no PAC, compramos briga com estados do sul e sudeste. Nosso poder de convencimento tem que ser quatro vezes melhor do que o deles para que o dinheiro venha prá cá. Goiás tem muita sorte em ter uma bancada de deputados tão atuantes pelo nosso estado. Não baixamos a cabeça para ninguém.
 
Sei que ainda estamos longe do ideal, mas é com esse trabalho de formiguinha, no dia a dia, que estamos conquistando nosso espaço. Somos um estado respeitado, produtivo, mas que ainda tem muito a mostrar ao país. Estamos ávidos por mudanças que acelerem esse processo, mas a hora está chegando. Estamos quase lá!
 
Sandro Mabel é administrador, empresário, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal pelo PMDB, membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização, coordenador da bancada da infraestrutura, relator da criação da Sudeco e reforma tributária.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TERCEIRIZAÇÃO- a modernização dos contratos de trabalho.

 Quem nunca viu ou ouviu falar de uma empresa que contrata outra para prestar serviços? Prática bastante comum, não é mesmo? Isso é terceirização, uma modalidade de contrato de trabalho usada em vários países e que está instalada no Brasil por ser mais moderna e em muitos casos mais eficaz, atendendo tanto às necessidades da empresa quanto dos trabalhadores. O problema é que no Brasil não há qualquer legislação que regulamente esse tipo de prestação de serviço, deixando os trabalhadores desprotegidos.
 
Sou autor do Projeto de Lei que tem justamente essa função, mas que está sendo interpretado de forma errônea por alguns sindicatos. Esse projeto vem regulamentar o que já existe, não estamos inventando a roda. Basicamente, o que o projeto diz é que se uma empresa A contrata uma empresa B para realizar um serviço, o vínculo do trabalhador é com a empresa B. À empresa A fica o encargo das condições de saúde e segurança no trabalho. Ou seja, o trabalhador sabe exatamente quem responsabilizar em caso de desacordo.
 
O PL4.330 de 2004  é um avanço nas condições de trabalho dos terceirizados e fortalece os sindicatos, já que o recolhimento da contribuição sindical compulsória deve ser feito à entidade representante da categoria profissional correspondente à atividade terceirizada. Aumenta-se, dessa forma, o poder de negociação com as entidades patronais, bem como é favorecida a fiscalização quanto à utilização correta da prestação de serviços.
 
Minha luta é pela melhoria das relações de trabalho, pois acredito que só assim podemos garantir maior produtividade. Não existe melhores combustíveis para uma trabalhador do que a satisfação no trabalho e a possibilidade de crescimento. Vamos à luta!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

SANDRO MABEL ASSINA REDAÇÃO FINAL DO PROJETO QUE ESTABELECE REGRAS PARA CRIAÇÃO E NOVOS MUNICÍPIOS

Com 319 votos a favor e 32 contra, o plenário aprovou a redação final do Projeto de Lei 416/2008, do Senado, que estabelece regras para a criação de novos municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual participará toda a população. O texto foi assinado pelo deputado Sandro Mabel (PMDB/GO).
Pela redação, o processo de emancipação deverá ser feito enquanto prefeito estiver no cargo e não poderá realizado em ano de eleição. Se o tempo não for suficiente, apenas depois da posse do novo prefeito o procedimento poderá continuar.
Para isso, será necessário entrar com um requerimento dirigido à Assembleia Legislativa, assinado por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área que pretende se emancipar ou se desmembrar. No caso da fusão ou da incorporação de municípios, as assinaturas devem ser de 10% dos eleitores em cada uma das cidades envolvidas.
Mas tanto os municípios já existentes ou aqueles que ainda vão ser criados deverão atender uma série de exigências. Entre elas, a população mínima e a existência de um núcleo urbano com um mínimo de edificações.
Além disso, arrecadação no local de criação do novo município deverá ser superior à média de 10% dos atuais municípios do Estado. A área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União. As assembleias legislativas terão, ainda, de aprovar as condições econômicas de subsistência do município.
“Estou muito feliz. Com os novos critérios os municípios vão poder pleitear a emancipação. Antes, muitos não podiam fazer isso pela falta de regras” afirmou Sandro Mabel;
O texto original já havia sido aprovado pelo Senado, mas como houve mudanças na Câmara, terá que ser encaminhado novamente para apreciação dos senadores.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

2014 - O jogo já começou, mas nem todas as peças estão na mesa.

Desde a filiação de Júnior Friboi ao PMDB, muito se especulou a respeito de uma divisão e até de uma verdadeira guerra dentro do partido. De um lado estariam os “iristas” e de outro os que defendem a candidatura de Júnior ao governo do estado. A situação ganhou fôlego com a intromissão do líder Eduardo Cunha, quase como álcool na fogueira.
 
Não há como falar em insatisfação de Iris Rezende com a entrada de Júnior Friboi no PMDB se o próprio Iris abonou a ficha de filiação. Iris é nosso líder e sempre pregou que o partido precisa de nomes e que esses nomes precisam se viabilizar. É isso que estamos fazendo. Nosso partido não tem dono, tudo é decidido de forma colegiada. A filiação do Júnior cumpriu toda a liturgia, passou pelo crivo de ex-governadores, deputados federais e estaduais, vereadores, prefeitos. O que não podemos aceitar é que o líder do partido na Câmara, de forma desastrada e sem conhecer a realidade do nosso estado, chegue aqui dizendo que está “se solidarizando com Iris Rezende”. Iris Rezende é nosso líder e não precisa de solidariedade. O que Eduardo Cunha quis, na verdade, foi desautorizar o vice-presidente Michel Temmer em função de uma rixa entre eles. Foi uma provocação.
 
Mas o PMDB é maior que essas picuinhas. Nós teremos um candidato forte ao governo do estado em 2014. Os goianos estão com sede de mudança e nós seremos essa mudança. Estamos prontos para essa transformação, seja com Iris Rezende, seja com Júnior Friboi ou com outro nome que se viabilizar. O que sabemos é que este nome contará com todos no palanque. E vamos ganhar as eleições e devolver o progresso ao povo goiano.
 
Sem dúvida alguma 2014 já começou, mas nem todas as peças estão com função definida. Rei, sozinho, não ganha jogo. Cada peça é necessária. O peão pode virar bispo e a torre trocar de lugar com o rei. A disputa é lance a lance. Estamos no páreo, e prontos para vencer!
 
Sandro Mabel é administrador, empresário, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal pelo PMDB, membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização, coordenador da bancada da infraestrutura, relator da criação da Sudeco e reforma tributária.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

SANDRO MABEL SERÁ O RELATOR NA COMISSÃO ESPECIAL QUE VAI DISCUTIR A PEC QUE DARÁ MAIS AGILIDADE AO JUDICIÁRIO

O líder do PMDB na Câmara Eduardo Cunha indicou o deputado Sandro Mabel (PMDB/GO) para ser o relator na Comissão Especial que vai examinar a Proposta de Emenda à Contituição n° 209/12, que cria um filtro para os recursos do Superior Tribunal de Justiça.
“Estou muito feliz em ser o relator dessa PEC tão importante para o judiciário brasileiro. Vamos aprovar o projeto que vai desafogar o Superior Tribunal de Justiça” afirmou o parlamentar.
Pelo texto, o STJ poderá recusar os recursos especiais cujo tema não tenha relevância jurídica que justifique recorrer à instância superior. A intenção é desafogar o STJ, que em 2012 recebeu mais de 260 mil novos processos.
A idéia surgiu no próprio STJ. A sugestão enviada, em março do ano passado, pelo Pleno do Tribunal ao Congresso Nacional, foi transformada em Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelos deputados Luiz Pitiman (DF) e Rose de Freitas (ES). Sandro Mabel foi escolhido como relator, na Comissão de Constituição e Justiça, e deu parecer favorável. “Esta PEC é sinônimo de modernização do processo judiciário. Os muitos processos demoram anos e anos para serem julgados. O que atrapalha a vida do povo brasileiro. Temos que criar mecanismos para fazer com que o judiciário funcione” disse Sandro Mabel.  
A PEC foi votada no dia 27 de março e agora será discutida pela Comissão Especial. Depois, será apreciada, em dois turnos, no plenário da casa e segue para o Senado.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nestore Scodro- a força e o exemplo de um empreendedor.

Este próximo domingo, dia 12 de maio, é dia das mães. Mas hoje vou ocupar este espaço para falar de uma outra pessoa, muito importante para mim e que mesmo nascido na distante Itália, contribuiu e ainda contribui muito para o estado de Goiás: senhor Nestore Scodro, meu pai!
Um homem que venceu as adversidades da vida através do trabalho e passou esse valor para os filhos e agora passa para os netos e bisnetos. Imigrante que viu na dificuldade, com dívidas batendo à sua porta, uma oportunidade: usou um forno encalhado para começar a fabricar biscoitos. Nascia um empreendedor!
Não pensem que foi fácil conquistar tudo o que ele conquistou! Os primeiros biscoitos que ele fabricava eram vendidos a granel, em uma Caravan velha, anunciando nas ruas. Carregou muitos sacos de farinha nas costas. Começou por baixo, sabendo o valor de cada biscoito.
É por toda essa história que Nestore Scodro construiu empresas acreditando no ser humano, investindo nos seus funcionários, fazendo com que cada um deles tivesse orgulho do seu trabalho. Ele apostou no estado de Goiás, trouxe para cá seus maiores investimentos.
Nesta segunda-feira, 13, Nestore Scodro recebe, da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, o título de cidadão goiano. Graças ao deputado Estadual José Vitti que fez um Requerimento e por unanimidade foi aprovado pela Assembléia Legislativa de Goiás uma homenagem mais do que justa e que toda a família recebe com muito orgulho e agradece.
E é justamente este o sentimento que me envolve neste momento: orgulho. Orgulho de ser filho de um homem tão extraordinário, que tanto fez e que tanto faz por nossa família, por nosso estado, por nosso país. Com essa homenagem, ganha o estado de Goiás, com este cidadão que sempre faz a diferença por onde passa.

Sandro Mabel é administrador, empresário, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal pelo PMDB, membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização, coordenador da bancada da infraestrutura, relator da criação da Sudeco e reforma tributária.