terça-feira, 30 de julho de 2013

O GOVERNO DA CONTRAMÃO

O veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto que extingue a multa de 10% em cima do FGTS em caso de demissão sem justa causa me causa estranheza.
Essa multa foi criada em 2001 para compensar perdas com os planos Verão e Collor I, e deveria ter sido extinta em julho de 2012, quando o déficit foi coberto, mas ela continuou. O congresso, com votação maciça, aprovou a extinção da multa, visto que o objetivo de sua criação havia sido cumprido.
Mas, alegando perda de recursos, cerca de R$ 3 bilhões por ano, a presidenta arbitrariamente vetou o projeto.
Dilma demonstra estar na contramão do desenvolvimento do país. Enquanto hoje nossa luta diária é por desoneração, redução de impostos e de custos para o setor produtivo, o governo resolve manter uma cobrança hoje injustificada. Vale ressaltar que essa contribuição não vai para o trabalhador e sim para o governo. O setor privado desembolsa cerca de R$270 milhões por mês com essa multa, dinheiro que poderia estar sendo investido na competitividade de nossas indústrias, fortalecendo nossa economia e gerando emprego e renda aos cidadãos.
Não há o que se questionar: se o objeto da cobrança foi extinto, não se pode manter essa multa. O congresso já se mobiliza para a derrubada desse veto. Não é uma queda de braço entre executivo e legislativo, ou uma tentativa de inviabilizar o governo, como querem fazer parecer. É uma questão de justiça.
O que precisamos é flexibilizar nossa legislação trabalhista, modernizar as relações de trabalho e dar condições de competitividade ao setor produtivo. Nesse contexto trabalho dioturnamente pela aprovação da Lei de proteção aos trabalhadores terceirizados e também pela Reforma Tributária. O governo federal precisa entender que somente com uma economia saudável, em crescimento, é que os outros setores poderão se desenvolver e que o setor produtivo não é o vilão, mas o caminho para um país melhor.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

SANDRO MABEL FALA DE REFORMA TRIBUTÁRIA, VETOS PRESIDENCIAIS E PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS À REVISTA DA FECOMÉRCIO

O deputado Sandro Mabel concedeu hoje, 29, entrevista ao jornalista Dalton Costa para a revista da Federação do Comércio de Goiás.
Durante mais de meia hora Sandro Mabel falou sobre os principais assuntos que envolvem políticas de desenvolvimento e de competitividade do estado de Goiás, como reforma tributária, o projeto de lei,de autoria dele, que protege os trabalhadores terceirizados e os vetos presidenciais.
Os vetos presidenciais devem ir a plenário no próximo dia 20 e a tendência é pela derrubada de alguns, principalmente do veto ao projeto que extingue a multa de 10% sobre o FGTS do trabalhador para as empresas que demitirem sem justa causa. “Esse dinheiro não beneficia o trabalhador. Foi criado para tapar um rombo deixado por planos econômicos e está se perpetuando. As empresas, que já sofrem com carga tributária excessiva, não podem arcar com mais esse custo criado para ser provisório. Esse penduricalho tem que cair.”
Sobre o sistema tributário o deputado diz que está totalmente defasado. O sistema adotado no Brasil é o regressivo, injusto para quem ganha menos. Ele diz que a reforma tributária está prontinha para ser votada, e foi elaborada para ser autoexecutável, ou seja, não vai depender de legislação complementar para entrar em vigor. “Está redondinha, prontinha. Simplifica, desburocratiza, compensa perdas de arrecadação. Só está faltando coragem para ser votada. Coragem da presidenta, coragem do presidente da Câmara. A substituição tributária, por exemplo, é um assalto ao contribuinte.”
Sandro Mabel está na luta também pela aprovação do projeto de lei, de autoria dele, que protege cerca de 20 milhões de trabalhadores terceirizados. Hoje não existe legislação para esses trabalhadores e eles estão abandonados. “Não estamos inventando a roda. Terceirização já é realidade, só estamos dando segurança jurídica aos trabalhadores e às empresas. Não podemos ignorar essa evolução no contrato de trabalho.”
Mais detalhes dessa entrevista você vai poder conferir na próxima edição da revista da Fecomércio. A matéria completa será reproduzida neste site. Não perca!

sábado, 27 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO E JUVENTUDE: FÉ E ESPERANÇA PARA TRANSFORMAR!

Milhares de pessoas, de vários países, reunidas pela fé. Nesta semana da Jornada Mundial da Juventude podemos perceber que a juventude é do espírito. O desejo de transformar o mundo em um lugar melhor é latente. A alegria e a fé dos missionários contagiaram a todos.
O Papa Francisco, com sua singularidade, cativou. Distribuiu sorrisos, humildade, simpatia. Distribuiu também a esperança, estimulou a fé no ser humano.
Jornais internacionais criticaram o sistema de segurança brasileiro, que acatou o pedido do Papa em transitar em carro aberto e sem blindagem, que o deixou preso em congestionamento, que não conteve a aproximação de populares. Mas como proteger um líder que prega acreditar na bondade dos homens? Protegê-lo de quem, então? Está certo que houve protestos, que explosivos foram encontrados junto à basílica... mas ele não se escondeu. Preferiu se expor aos perigos a abrir mão do contato com o povo.
Eu confesso que me emocionei várias vezes com as atitudes e com as palavras do Papa Francisco. Independente da religião, é inquestionável o carisma desse homem. Ele parece tão próximo das pessoas e ao mesmo tempo tem uma bondade tamanha que o distancia dos mortais. O pontífice se mostrou preocupado com a crise mundial e a expectativa dos jovens, sujeitos às frustrações da falta de empregos e oportunidades. Convocou a todos a terem mais fé, a agir com responsabilidade, a amar ao próximo.
 Fiquei emocionado também com os jovens, protagonistas dessa grande festa. Não teve chuva, frio ou distância que segurasse essa turma. Gente que veio da África, da Europa, das Américas. Gente que veio do Piauí, do Amazonas, do Rio Grande do Sul.
Passada essa Jornada, teremos uma certeza: não só o Rio de Janeiro, mas todo o nosso país estará abençoado. A energia do Papa e a vitalidade dessa juventude renovaram o nosso ar. A motivação é de fazer de cada dia um dia melhor. Estamos mais fortes, mais leves, mais determinados. Prontos para a transformação diária, para a mudança de atitudes e de comportamento tão necessárias.
Parabéns à juventude, mas a jornada continua. Vamos juntos tomar atitudes para transformar este país.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

SANDRO MABEL COMEMORA CRESCIMENTO DE OFERTA DE EMPREGOS EM GOIÁS E DIZ QUE POLÍTICA DE INCENTIVOS FISCAIS PODE MELHORAR AINDA MAIS ESSE CENÁRIO

Ao contrário dos dados nacionais, que apontam queda de 21,1% no número de vagas, Goiás apresentou saldo positivo de 0,66% em relação ao mesmo período do ano passado, o que significa 7.870 novas contratações. Os números colocam o estado como o 4º que mais oferece emprego no país. Os setores que puxaram o bom resultado foram o de serviços , agropecuária, construção civil e indústria de transformação.
Nosso estado está em franco desenvolvimento, e é justamente por esse motivo que precisamos nos unir para que a reforma tributária não nos prejudique. Com uma boa política tributária e de incentivos fiscais esses resultados serão ainda melhores- afirma o deputado Sandro Mabel.
O deputado ressalta ainda que os setores que puxaram o crescimento são os setores produtivos, e que mudanças na legislação tributária terão um impacto positivo não só na economia do país, mas na qualidade de vida dos trabalhadores. “É preciso atrair mais indústrias, desburocratizar a legislação e desonerar produtos básicos, como os alimentos. Esses são os principais pontos da reforma que queremos.”

segunda-feira, 22 de julho de 2013

SANDRO MABEL ACREDITA QUE PREOCUPAÇÃO DO PAPA FRANCISCO COM JUVENTUDE SEM EMPREGO É PERTINENTE

Papa Francisco chegou ao Brasil.
Do avião ele twittou: “Estou chegando no Brasil em algumas horas e meu coração já está cheio de alegria, porque em breve estarei com vocês para celebrar a 28ª JMJ”.
O pontífice vai se reunir com jovens de todo o mundo durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. A igreja católica estima que 450 mil peregrinos já estejam no Rio de Janeiro, o estado menos católico do Brasil.
Nos sete dias em que ficará no Brasil, o papa Francisco se encontrará com autoridades políticas, visitará uma comunidade que recebeu uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) recentemente no Rio, receberá jovens detentos e visitará outros que se recuperam do vício em drogas e álcool. Promete contato direto com a população, quer ver os jovens unidos e vai mandar recado de respeito e cuidado com a juventude e com os mais velhos.
O Papa Francisco se diz preocupado com a juventude sem emprego, o que ele chamou de "geração que nunca teve trabalho". Segundo ele, existe o perigo de que a crise mundial crie uma “geração inteira que não deu certo”, se referindo à capacidade de sustento com a dignidade dos jovens. Para o deputado Sandro Mabel, esta é uma preocupação pertinente também aqui no Brasil. Com a excessiva carga tributária e sem incentivos que levem indústrias para estados fora do eixo sul-sudeste, o desemprego tende a crescer e a falta de oportunidades vira uma realidade.
Muitos questionaram os investimentos que estão sendo feitos para garantir a estada e a segurança do Papa Francisco.
“Essa vinda do papa é um acontecimento histórico e deve ser tratada como tal. Não podemos ignorar a logística e a segurança dessa personalidade que simboliza a renovação da fé, da esperança e a pacificação dos povos.”- afirma o deputado Sandro Mabel.
Sandro Mabel diz ainda que essa Jornada Mundial da Juventude é uma prova de que os jovens podem realizar qualquer transformação na sociedade. “A força está com a juventude.”- ressalta.

sábado, 20 de julho de 2013

A HORA É DE MUDANÇA - SEPARANDO O JOIO DO TRIGO

As recentes pesquisas eleitorais tiraram o sono de muita gente. Os números evidenciaram que a população está ansiosa por mudanças, por renovação. Mas não são simplesmente caras novas, trata-se de uma renovação de pensamento, de gestão.
 
A reforma política é urgente e necessária. A reforma tributária também, assim como a modernização da nossa legislação trabalhista. Mas a reforma do pensamento é emergencial.
 
A população precisa acompanhar mais o trabalho dos parlamentares. Saber o que cada um faz para não colocar todos em vala comum. É hora de separar o joio do trigo. Aqui em Goiás eu falo pela bancada de infraestrutura, que tanto tem feito para o nosso estado. A duplicação da BR-060 é uma realidade, assim como a construção do viaduto do DAIA. As rodovias federais estão conservadas, sinalizadas e oferecem segurança aos usuários. Tudo fruto do empenho e do acompanhamento da nossa bancada, que atua forte junto ao governo federal.
 
Sou um defensor da reforma tributária, para que nosso estado possa ter mais competitividade, autor do projeto de lei que protege os trabalhadores terceirizados. Estou na luta para que nossos filhos tenham mais segurança nas escolas e para que possamos contar cada vez mais com mais ofertas de empregos qualificados em Goiás, com melhores salários e qualidade das condições de trabalho.
 
Na área da saúde ajudamos a trazer recursos para a construção de mais de duas dezenas de UPAS e inúmeras UBSs. Na educação estamos na luta pela implantação de mais escolas CEFETs, para que nossos jovens não precisem ir a outras cidades para estudar e se profissionalizar.
 
Individualmente, em parceria com prefeitos, tenho apresentado emendas para beneficiar inúmeros municípios goianos. São patrulhas mecanizadas, recursos para infraestrutura, projetos de turismo, agricultura, asfaltamento...
 
Enfim, tenho atuado de forma a honrar o meu mandato, e fiquei imensamente feliz ao ver meu nome entre os primeiros lembrados espontaneamente pela população ao cargo de senador. É o reconhecimento de todo o meu trabalho, dos meus esforços e da minha conduta na Câmara Federal.
 
Não sei qual caminho vou trilhar nas próximas eleições, mas é bom saber que conto com o apoio e com a consideração da população. Enquanto muitos perderam o sono com essas pesquisas, eu renovei meus sonhos de continuar contribuindo para que nosso estado se desenvolva cada vez mais.
 
Obrigado a todos que acompanham meu trabalho, que reconhecem meus esforços, que sabem o quanto luto por Goiás. Nossa luta é diária, e os resultados também.
 
Sandro Mabel é administrador, empresário, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal pelo PMDB, membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização, coordenador da bancada da infraestrutura, relator da criação da Sudeco e reforma tributária.

terça-feira, 16 de julho de 2013

REGULAMENTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS- A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

Muito se tem falado contra o projeto de lei, de minha autoria, que regulamenta a terceirização da prestação de serviços. As críticas são de centrais sindicais que temem a perda de sua arrecadação e usam como desculpa que irá ocasionar a precarização dos serviços, o que não é verdade. Ao contrário, a terceirização representa a modernização da legislação trabalhista, hoje engessada por artigos que não acompanharam a evolução dos tempos e a necessidade do mercado atual. Afinal, a CLT completou 70 anos. Quanta coisa aconteceu nesse período!
A Confederação Nacional das Indústrias realizou uma pesquisa com 1443 mil empresas que apontou que 54% das indústrias contratam serviços terceirizados e 46% delas teriam redução de competitividade sem a terceirização. Ou seja, seria o desemprego batendo ás nossas portas. Em contrapartida, dados da Ordem dos Advogados do Brasil revelam que existem hoje, no país, 5mil processos sobre terceirização no TST à espera de julgamento, o que deixa claro a necessidade de regulamentar esse setor.
Não podemos mais ser omissos com a terceirização, pois já é uma realidade. Com a regulamentação, empresas prestadoras de serviço serão mais profissionalizadas e qualificadas, alvo de fiscalização e vão oferecer garantias aos funcionários, coisa que hoje não acontece. Pelo projeto, o terceirizado terá os mesmos direitos e garantias que o funcionário da empresa contratante, sem qualquer distinção. Hoje o trabalhador terceirizado sofre com as lacunas da legislação e acaba abandonado á própria sorte.
A aprovação do projeto de lei que regulamenta a terceirização não é uma guerra patrão x empregados como muitos tentam qualificar. Ela representa o que chamamos de Terceira Revolução Industrial para diminuir entraves como a burocracia e flexibilizar a relação empresa/funcionário. Além de ser uma questão de humanidade com os mais de 20 milhões de trabalhadores terceirizados em todo o país. Segundo dados do Ministério do Trabalho, a cada 4 trabalhadores com carteira assinada hoje, um é terceirizado.
Precisamos garantir que nosso país tenha um desenvolvimento sustentável, com competitividade no mercado, mas com qualidade de vida aos trabalhadores, o que significa direitos e garantias, tanto para os funcionários quanto para as empresas, previstos em lei. É com este objetivo que acordo todos os dias! E é com esse mesmo objetivo que peço a essas centrais sindicais que deixem um pouco a preocupação de arrecadação de lado e se preocupem com a proteção de 20 milhões de trabalhadores que hoje estão desprotegidos.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

O GIGANTE ACORDOU- PRECISAMOS DE RECURSOS PARA QUE ELE POSSA AGIR.

A reforma política é necessária. Mas antes de se falar em reforma política é preciso, de forma urgente, votar a Reforma Tributária. Só assim vamos conseguir uma reestruturação funcional do nosso país.
A voz que ganhou as ruas nos últimos dias precisa ser ouvida. Ela quer saúde, educação, segurança. E de onde vem o dinheiro que vai garantir tudo isso? Dos impostos, taxas e outros tributos arrecadados dos contribuintes e que bancam esses serviços públicos.
Mas é preciso que esse dinheiro seja arrecadado de forma justa, transparente, dando equilíbrio social. Ou seja, quem ganha mais, contribui mais; quem produz e gera empregos, recebe incentivos fiscais. Tudo dentro de uma lógica igualitária e de uma legislação moderna e eficaz. Segundo relatório da ONU, enquanto a camada mais pobre da população brasileira paga o equivalente a 46% de sua renda em impostos, a camada mais rica destina apenas 16%. Temos que mudar essa realidade.
A última grande reforma tributária brasileira é de 1965. Depois da Constituição de 1988 tivemos algumas tentativas de reforma, mas ela sempre aconteceu de forma fatiada, pouco significativa. É por esse motivo que acredito que o governo federal erra ao tentar, mais uma vez, fatiar a reforma tributária. Fui relator do projeto da reforma e posso dizer: ele já está pronto, completo, deve ser votado como um todo, beneficiando os mais pobres, baixando impostos e simplificando a vida dos empresários. O fatiamento da proposta impede o resultado e a sujeita ao fracasso.
Acredito que apenas com uma reforma responsável, completa, que atenda os interesses da nação, vamos viabilizar o caminho para responder a voz que está nas ruas. Podemos reduzir a carga tributaria sem comprometer a trajetória de desenvolvimento do nosso país. Podemos ter impostos justos, diminuindo a sonegação, aumentando a eficácia do poder público.
O gigante acordou, mas agora ele precisa agir. Conto com a pressão popular para votarmos a reforma tributária e assim garantirmos recursos para transformar nosso país.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

SANDRO MABEL DEFENDE A BOA FÉ NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou, na última terça feira (18/6), o substitutivo do Senado Federal, do Projeto de Lei 2882/ 2003, de autoria do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), que acrescenta parágrafo único ao art. 1ºda Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para dispor sobre a boa-fé nas relações de trabalho.

Sandro Mabel explicou que o objetivo da proposição é promover confiança dentro da empresa, inserindo na CLT a cláusula geral da boa-fé, como norteadora das relações individuais e coletivas de trabalho.

O Senado substituiu apenas expressão “ambiente de cooperação e harmonia” por “ambiente de cooperação mútua”.

“Num ambiente em que não se observem relações sadias entre as pessoas, em que não prevaleçam a confiança, a lealdade, a cooperação, a integração entre chefes e subordinados ou entre colegas, não será possível desenvolverem-se relações de trabalho proveitosas, que contribuam para o bem estar e para o crescimento pessoal de todos os que delas participam” afirmou Sandro Mabel.

O deputado ressaltou ainda que é no ambiente de trabalho em que as pessoas passam a maior parte do tempo e que é dentro da empresa que se desenvolve o relacionamento humano, com todas as alegrias e tristezas, surpresas e decepções que as pessoas podem proporcionar umas para as outras. “Por isso é tão importante que a CLT tenha um artigo que ressalte a boa fé. Estou muito feliz com a aprovação deste projeto” concluiu.

Agora, o PL segue para sanção presidencial.

PARA SANDRO MABEL É PRECISO DIMINUIR A TAXA DE DESEMPREGO NO PAÍS

Esta prestes a ser votado na Comissão de Trabalho da Câmara o parecer favorável, do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), do Projeto de Lei 4675/2009, que visa diminuir o desemprego no Brasil.
Segundo o IBGE, o número de desemprego no Brasil foi de 5,7% da população economicamente ativa, ou seja, 1,4 milhão de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país.
O PL é de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame e tem como objetivo adotar medidas para combater o desemprego, utilizando, como instrumento de manutenção e de expansão de postos de trabalho, os processos licitatórios governamentais.
No relatório, Sandro Mabel ressaltou que a Constituição Federal preconiza como princípios fundamentais da República Federativa do
Brasil, em seu artigo 1º, a dignidade da pessoa humana e o valor social do trabalho e que a construção de uma sociedade livre, justa e solidária depende de políticas públicas capazes de gerar e manter empregos com vistas ao desenvolvimento nacional e à preservação da dignidade do cidadão.
Para Sandro Mabel, o projeto de lei vem contribuir para expansão do mercado de trabalho, gerando e mantendo empregos. “Precisamos diminuir as taxas de desemprego no país. Temos que garantir melhores condições para os cidadãos brasileiros” concluiu.  

terça-feira, 18 de junho de 2013

ATENDENDO A PEDIDO DO DEPUTADO SANDRO MABEL VLT ENTRE LUZIÂNIA E BRASÍLIA TEM LICITAÇÃO DO PROJETO REABERTA

Reaberta a licitação de viabilidade técnica e econômica, operacional e ambiental, de inserção urbana e projeto funcional para implementação do VLT- Veículo Leve sobre Trilhos, entre as cidades de Luziânia/GO e Brasília/DF. A sessão pública presencial está marcada para o dia 1º de agosto, às 10h da manhã.
 
Essa licitação já tinha sido feita em dezembro do ano passado mas foi questionada por empresas e teve que ser cancelada. A empresa que ganhar a licitação deverá avaliar se os trilhos, já existentes e hoje utilizados apenas para cargas, podem ser reaproveitados para o transporte de passageiros.
 
O Projeto é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o investimento, estimado em R$ 2 milhões, é considerado relativamente baixo se avaliadas as necessidades de investimento no setor em todo o país. 
 
O trem de passageiros vai beneficiar moradores do Gama, Novo Gama, Santa Maria e cidades goianas do Entorno Sul, como Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, com o transporte de cerca de seis mil pessoas por dia, com dois trens em viagens nos horários de pico
 
“Este é um projeto antigo. Há pelo menos dez anos nós lutamos para que o VLT se torne realidade. O trânsito intenso nos horários de pico gera stress, insegurança e coloca em risco a vida da população. Estudos preliminares da Sudeco indicam que com a entrada do trem, mais de cinco mil carros e 200 ônibus deixarão de circular pela BR 040”- explica Sandro Mabel, que no início deste mês esteve com o ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, pedindo mais agilidade neste processo.

SANDRO MABEL QUER APROVAÇÃO DO PL QUE OBRIGA A INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE RAIO-X E DETECTORES DE METAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Quem não se lembra do massacre na escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo – RJ, que impressionou o Brasil e o mundo? Na época, um ex-aluno, de 23 anos, invadiu a unidade com duas armas e abriu fogo contra turmas do 8º ano. Doze crianças morreram e outras 12 ficaram gravemente feridas.
 
O mais triste é que tudo isso poderia ter sido evitado se um projeto de lei, do deputado Sandro Mabel (PMDB/GO), tivesse sido aprovado na Câmara dos Deputados.
 
O PL 496/2011, que visa garantir mais segurança nas escolas, obriga a instalação de portarias de raio-X  e detectores de metais em todas as escolas públicas e privadas do país.  Pelo texto, quem se recursar a passar pelos equipamentos não poderá ter acesso às dependências do colégio.
 
Segundo Sandro Mabel, esta comprovado, que os detectores de metais, acrescidos da inspeção dos pertences em aparelhos de raios-X, podem coibir a entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento desses atos infracionais.
 
O problema é que o projeto foi apresentado em 2011 e até agora não foi votado na Comissão de Educação. “É público e notório que os estabelecimentos de ensino vêm passando por uma onda de violência nunca antes vista. Professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos. Precisamos resolver esse problema” afirmou.
Preocupado com a falta de segurança nas escolas, Sandro Mabel faz um apelo: “Esse PL tem que ser aprovado o mais rápido possível. Será que vão esperar acontecer mais tragédias como a de Realengo para tomar providências? Isso não pode acontecer.”
 
Quem quiser ajudar Sandro Mabel nessa jornada, ligue para o 0800 619 619 da Câmara dos deputados e peça a votação do PL 496 de 2011. “Temos que pressionar o governo para apoiar esse projeto. Conto com o apoio de vocês” concluiu.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

SANDRO MABEL PARTICIPA DA 102ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO

O deputado Sandro Mabel (PMDB/GO) esta em Genebra, na Suíça, para participar da 102ª Conferência Internacional do Trabalho. Cerca de 5.000representantes do governo, empregadores e trabalhadores dos 185 Países Membros da OIT debatem, entre outros, temas relacionados com a proteção social, o desenvolvimento sustentável, o diálogo social e o serviço público.
 
A Conferência aborda temas como o crescimento e progresso social, o trabalho infantil doméstico, a situação em Mianmar, o emprego e a proteção social em um mundo em processo de envelhecimento. Hoje são cerca de 200 milhões de desempregados no mundo. Em 2015, a previsão da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é de que sejam 208 milhões.
 
Para Sandro Mabel é importante que autoridades internacionais se reúnam para discutir sobre as condições de trabalho no mundo.
“Temos que acabar com a discriminação entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Além disso, um tema que precisa de atenção especial é o trabalho infantil. Não podemos deixar que nossas crianças passem por situações degradantes. Lugar de criança é na escola” afirmou Sandro Mabel.
 
OIT - A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que  homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo  considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.
 
O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (i) liberdade sindical  e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (ii)eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (iii) abolição efetiva do trabalho infantil; (iv) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.
Com informações OIT

quinta-feira, 13 de junho de 2013

INFRAESTRUTURA: LUTA POR INVESTIMENTOS É DIÁRIA.

Infraestrutura é a palavra chave para qualquer país que busca desenvolvimento. Investir em infraestrutura é investir em rodovias, usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, rodoviárias, sistemas de telecomunicações, ferrovias, rede de distribuição de água e tratamento de esgoto, sistemas de transmissão de energia e tudo o mais que garanta produtividade e logística ao país. Esse sempre foi o nosso gargalo, mas que começou a mudar a partir do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, que agora já esta na segunda etapa, o PAC2.
 
Até agora mais da metade do programa já foi executado, um investimento de R$ 557 bilhões de reais. Em Goiás o PAC 2 tem investimento previsto até o final de 2014, de R$32 bi 250 milhões, divididos em obras rodoviárias, ferroviárias, energia e saneamento.
 
Como coordenador da bancada de infraestrutura de Goiás, tenho orgulho de quantos benefícios temos conseguido para nosso estado: pavimentação e construção da BR-080, entre Uruaçu e divisa com Mato Grosso; duplicação da BR-070, próximo de Águas Lindas, contorno de Anápolis; e principalmente a duplicação da BR-060, entre Goiânia e Jataí, a maior obra rodoviária em execução no nosso país e que vai alavancar a economia da região sudoeste do estado.
 
É muito gratificante ver uma obra, da envergadura da duplicação da BR-060, praticamente pronta depois de lutar tanto por ela. Muita gente nem acreditava que essa obra fosse sair do papel, mas só eu sei o quanto tive que andar, em quantos gabinetes bati à porta, de quantas audiências participei e quanta briga comprei para que ela fosse possível. Todas as vezes que emplacamos obras em Goiás no PAC, compramos briga com estados do sul e sudeste. Nosso poder de convencimento tem que ser quatro vezes melhor do que o deles para que o dinheiro venha prá cá. Goiás tem muita sorte em ter uma bancada de deputados tão atuantes pelo nosso estado. Não baixamos a cabeça para ninguém.
 
Sei que ainda estamos longe do ideal, mas é com esse trabalho de formiguinha, no dia a dia, que estamos conquistando nosso espaço. Somos um estado respeitado, produtivo, mas que ainda tem muito a mostrar ao país. Estamos ávidos por mudanças que acelerem esse processo, mas a hora está chegando. Estamos quase lá!
 
Sandro Mabel é administrador, empresário, presidente do Sindicato da Alimentação de Goiás, deputado federal pelo PMDB, membro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização, coordenador da bancada da infraestrutura, relator da criação da Sudeco e reforma tributária.