quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Setor industrial, investimentos e reforma

Mais uma vez o setor industrial em Goiás, mesmo diante de graves problemas, mostrou vigor e a sua importância no desenvolvimento econômico e social do Estado. Em recente pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), de janeiro a junho deste ano, as vendas cresceram 7,44%, os salários pagos subiram 11,12% e as horas trabalhadas tiveram aumento de 17,41%. A expectativa é fechar o ano com uma alta nas vendas de 5,5% em comparação com 2009.

É salutar a evolução no crescimento industrial, mas precisamos enfrentar alguns desafios para que o setor avance ainda mais. Responsável por gerar impostos, emprego e renda, a industrialização tem interferência direta na qualidade de vida da população. A abertura de novos postos de trabalho dá a oportunidade ao cidadão de buscar outros horizontes.

Estamos atuando em duas frentes que têm interferência direta no fortalecimento do setor industrial em Goiás e, por conseguinte, na perspectiva de melhores dias para os goianos, que são a recuperação da infraestrutura e um sistema tributário brasileiro mais justo e eficiente.

A chiadeira é geral dos empresários por causa da necessidade de mais investimentos na infraestrutura. Com razão, pois nos governos passados pouco se aplicou nesse setor, o que está refletindo agora na expansão e abertura de empresas, principalmente devido aos problemas enfrentados pela Celg. Com parcos recursos, devido às dificuldades financeiras herdadas, as nossas estradas estaduais têm recebido uma atenção aquém do necessário.

Diante dos problemas de ordem econômica, restou ao governo de Goiás contar com apoio da União. As nossas rodovias federais estão tendo esse ano o terceiro maior volume de verba do País para a sua recuperação e duplicação, e muitos outros recursos estão sendo disponibilizados para saneamento básico em diversos municípios.

Uma das grandes necessidades do setor empresarial e da sociedade de uma forma geral é o aperfeiçoamento da arrecadação e distribuição dos impostos. Como relator da reforma tributária, entendemos que há condições de alterar as leis para que se tornem um instrumento capaz de alavancar a nossa economia. É preciso reduzir a participação dos tributos federais no PIB brasileiro, bem como dos tributos estaduais no PIB goiano. Isso só será possível se simplificarmos esse emaranhado de leis e normas existentes.

Tenho lutado para melhorar o sistema tributário nacional, com propostas de unificação e redução de impostos, desoneração da folha de pagamento e a formalização de empresas, além de outras medidas extremamente importantes para o País. Em função da complexidade da nossa legislação, que permite inúmeras interpretações, as empresas têm que gastar alto custo com equipes de analistas tributários, o que reduz a sua competitividade.

Queremos continuar defendendo os interesses dos empresários, dos trabalhadores e da população, que devem receber dos governos uma maior atenção. O setor produtivo tem que ser valorizado, e o dinheiro dos impostos, transformado em benefícios para a sociedade. Essa é uma bandeira que quero continuar carregando em prol da população do meu Estado.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ivolândia e Buriti de Goiás recebem Sandro Mabel

Em campanha pelo Estado de Goiás, Sandro Mabel visitou na última sexta-feira (10) o município de Ivolândia. O prefeito Robinho recebeu o deputado juntamente com moradores e lideranças políticas.

Mabel andou pelas ruas do município pedindo a confiança dos eleitores em suas propostas. O parlamentar, que já trouxe recursos financeiros para a aquisição de patrulha mecanizada e verbas para infraestrutura urbana, quer continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Ivolândia.

Em Buriti de Goiás, Sandro Mabel foi recebido pela prefeita Regina Maria; pelo vice-prefeito Eliés Alves (PR) e pelo presidente do PR, Wilson Colchete.

A comitiva passou pelas avenidas da cidade, cumprimentando os moradores. Mabel também visitou confecções da empresa Hering, que emprega mais de 100 moradores do município.

Novamente, Mabel pediu o apoio da população para os candidatos da coligação do PR e o voto para se reeleger deputado federal. O parlamentar tem lutado muito para levar recursos para Buriti de Goiás, como os que já foram aplicados na construção de calçadas, recapeamento asfáltico e instalação de meiofios no município.

AGOS
Sandro Mabel esteve visitou também a feira de produtos e serviços da Associação Goiana de Supermercados (AGOS), realizada no Flamboyant Shopping Center, em Goiânia. O deputado foi recebido pelo presidente da Associação, Henrique Xavier e pelo superintendente, João Bosco.

No evento, Mabel visitou os estandes montados por diversas empresas brasileiras e discutiu com empresários os benefícios que a PEC da Reforma Tributária trará ao País. Sandro Mabel é o relator da Proposta na Câmara Federal.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Municípios goianos recebem o deputado Sandro Mabel

Em campanha pelo Estado de Goiás, Sandro Mabel (PR-GO) visitou ontem, quinta-feira (9), os municípios de Morrinhos, Buriti Alegre, Água Limpa, Caldas Novas e Catalão. Por onde passou, Sandro recebeu elogios pelo trabalho prestado pelo Estado de Goiás e a promessa de confiança de vários goianos.

Em todas as cidades o deputado cumprimentou os moradores, visitou lojas e conversou com pessoas pelas ruas. Em Morrinhos, Sandro foi recebido pelo presidente do PR, Edson Cobal e pela vereadora Professora Walquíria (PP).

Mabel levou recursos financeiros para Morrinhos que foram utilizados em infraestrutura da cidade, como a construção de calçadas e pavimentação asfáltica, além da aquisição de um aparelho de ultrasonografia para o Hospital Regional.

O presidente do PR de Buriti Alegre, Clayton Ferreira, recebeu o parlamentar com uma bela carreata, acompanhada por lideranças e moradores. Sandro Mabel também caminhou pelas avenidas do município cumprimentando os comerciantes e moradores.

Em Água Limpa, Mabel caminhou pelas ruas pedindo que a população acredite e confie nos candidatos do Partido da República. Ele esteve acompanhado pelos vereadores do PR José Ricardo, José Carlos e Divino, além dos Secretários José Paca (Saúde) e José Dormiro (Transportes).

Em Catalão, Sandro Mabel comemorou o Dia do Administrador, participando de reunião com administradores locais e estudantes. O deputado ressaltou a importância de administradores competentes na política brasileira, como o caso do ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, que fez uma brilhante administração no município.

Em Caldas Novas, Mabel participou de carreata juntamente com o candidato a deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC). À noite, Sandro Mabel e o candidato ao governo de Goiás, Vanderlan Cardoso, participaram do Encontro Nacional de Pastores da Igreja Luz para os Povos.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sandro Mabel visita Valparaíso


O deputado federal Sandro Mabel esteve ontem à tarde fazendo campanha em Valparaíso, entorno do Distrito Federal. O deputado, que busca a reeleição, fez uma caminhada pelo comércio do Bairro Jardim Oriente e Morada Nova. Segundo o parlamentar, que tem representado o município em Brasília, o entorno vai ser uma de suas prioridades na Câmara dos Deputados. "Temos trazido verbas importantes para o entorno, dinheiro que está sendo aplicado em asfalto, escola, esgoto, hospital e moradia. Vamos continuar nossa luta para melhorar a região. Queremos um transporte público mais eficiente, entre outras melhorias", destacou.

O nosso respeito aos administradores

É com muita satisfação que cumprimento todos os administradores pelos 45 anos de regulamentação da profissão, implementada pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965. É de fundamental importância que as entidades privadas e o setor público reconheçam o relevante papel dos administradores no gerenciamento de suas atividades. Sabemos que esta profissão é nova por aqui, se compararmos com outros países, como exemplo os Estados Unidos. Lá, os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881.

No Brasil, a formação do administrador começou a ganhar destaque na década de 40. É a partir desse período que surge a necessidade de mão de obra qualificada e, consequentemente, da profissionalização do ensino de Administração. Atualmente, o mercado competitivo exige cada vez mais destes profissionais. Como administrador e representante desta classe no Congresso Nacional, sou testemunha do valor da profissão junto à sociedade. Vários debates e projetos de lei apresentados por nós buscam ampliar cada vez mais os direitos da categoria.

O administrador aparece para planejar, executar, controlar e supervisionar ações buscando obter resultados satisfatórios para as organizações. Áreas como Saúde, Educação e Segurança Pública estão buscando profissionais que se valem de métodos eficientes de gestão. Um governo, para ser bom, tem que possuir gestores qualificados em suas diversas áreas, ser participativo e honrar os compromissos assumidos. Isso o tornará confiável.

A credibilidade de uma administração é essencial, pois abre caminhos e faz com que a população se sinta mais segura, principalmente ao cumprir com as suas obrigações no que se refere ao pagamento dos impostos. Quando o dinheiro arrecadado é bem aplicado, a população se sente honrada. Percebe que o sacrifício do dia a dia não é em vão. Como representante do povo goiano, desejamos sempre que Goiás tenha um modelo de administração voltado para a responsabilidade com os recursos financeiros e com o atendimento das necessidades da nossa gente. E, ao citar administração pública eficiente, seria injusto não mencionar o exemplo de Senador Canedo. A cidade se transformou nos últimos anos pelas mãos de Vanderlan Cardoso. O que se viu foi um modelo de atuação focado na responsabilidade com o dinheiro público e em obras de qualidade. Não é à toa que a população sabe reconhecer a transformação vivida por Senador Canedo.

Pensando em qualificar a gestão administrativa dos municípios brasileiros, apresentei em 2004 a PEC 317 para apreciação desta Casa de Leis. Ela prevê a criação da carreira técnica de administrador municipal, buscando profissionais administradores competentes e habilitados para gerir as decisões das cidades brasileiras. Neste ano, apresentei duas novas propostas que beneficiam a profissão. O projeto de número 6953 busca instituir o Dia Nacional do Administrador, que será comemorado, anualmente, em 9 de setembro. É uma data já adotada devido à regulamentação da Lei 4769/65. Com a aprovação da data por lei, queremos dar outra dimensão ao que atualmente é uma comemoração corporativa, para ampliar o reconhecimento da categoria perante a sociedade. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura desta Casa.

Apresentei, ainda, entre outros, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 260/2007, proporcionando uma contribuição mais significativa ao profissional no sentido de obter o mesmo tratamento que outras profissões quanto ao recolhimento do ISS, em que a discriminação do tratamento tributário acarreta uma profunda insatisfação a todos. E,  como forma de comemorar os avanços, nesta quarta-feira realizamos uma sessão especial na Câmara dos Deputados para homenagear os administradores por entender que é preciso valorizar os profissionais. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas o presidente do Conselho Federal de Administração, Roberto Carvalho Cardoso, e o presidente do Sinago e Agad, Samuel Albernaz, que muito tem feito pela categoria.

Comitiva do PR visita Alexânia GO

A comitiva do PR composta pelo vice-governador Ademir Menezes e o deputado Sandro Mabel esteve na noite desta quarta-feira (8) no município de Alexânia (GO) para uma reunião com lideranças e eleitores do município.

Em seu pronunciamento Ademir Menezes, pediu aos presentes que confiem seus votos nos candidatos do PR, inclusive no candidato ao governo Vanderlan Cardoso, lembrado pela brilhante administração feita no município de Senador Canedo.

Sandro Mabel tem defendido Alexânia junto ao governo federal. Trouxe recursos financeiros nesses últimos quatro anos que foram aplicados em infraestrutura no município, como recapeamento asfáltico, construção de galerias pluviais, calçadas e meio fio.

Em 2010, Mabel conseguiu resolver o problema da falta de lombadas no trecho da BR-060 que corta o município. Ele conseguiu recursos junto ao Ministério da Integração Nacional que foram aplicados na construção de quatro lombadas.

Estiveram presentes no encontro o presidente do PR local, Claudio Pinto; sua esposa, Lúcia Carmem; o Procurador Federal, Alberto Marques; os vereadores republicanos, Milton Camelo e Antônio Roriz; e o ex-vereador do PR, Amandio Morais.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Importância do administrador é ressaltada na Câmara

A maior presença de administradores nos órgãos públicos foi defendida pelo líder do Partido da República na Câmara, deputado Sandro Mabel (GO), em sessão solene dedicada ao Dia do Administrador. O plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, ficou lotado na manhã desta quarta-feira (8) para a realização da sessão. O parlamentar presidiu a mesa da solenidade.

Estiveram presentes os presidentes do Conselho Federal de Administração (CFA), Roberto Carvalho Cardoso, do Conselho Regiona de Administração de GO, Samuel Albernaz e do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF), Carlos Alberto Ferreira Júnior.

Além deles, estavam presentes a conselheira federal de Minas Gerais, Marlene do Couto Souza e o vice-presidente do CFA Marcos Lael de Oliveira Alexandre. Na platéia, estudantes de Administração, professores e administradores ouviram atentos os discursos dos convidados.

Em suas palavras Sandro Mabel lembrou a importância destes profissionais para as entidades privadas e ao poder público. “Cada vez mais administradores alavancam o crescimento das empresas e mais administradores entram para a política, trazendo sua bagagem para o bem de todos”.

Nos discursos seguintes, a questão do administrador no poder público foi levantada por mais de uma vez. Para o líder do PR, o profissional de administração é extremamente importante para atuar no poder público. “Queremos cada vez mais que os administradores possam estar nas funções onde se exige das pessoas que saibam administrar”. O deputado deu o exemplo das Juntas Comerciais, que não abrigavam essa classe.

A conselheira Marlene do Couto avaliou o encontro de forma positiva devido à  grande visibilidade e reconhecimento que uma sessão desse porte oferece aos profissionais.

Sandro Mabel quer federalizar duas rodovias

Os acidentes nas rodovias goianas mais que dobraram, em comparação ao mesmo período do ano passado, no feriado do Dia da Independência. Até o início da noite de terça-feira, 7, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foram registradas 18 mortes contra sete ocorridas no mesmo período do ano passado.

Imprudência e uso de bebidas alcoólicas são apontadas pelas polícias rodoviárias Federal e Estadual como principais motivos para o aumento de acidentes. No entanto, agentes apontam que ainda persistem problemas viários em alguns trechos das GO’s, que precisam de atenção por parte dos motoristas e de investimentos do poder público.

Para resolver um problema em uma região com bastante fluxo de veículos, o deputado federal Sandro Mabel (PR) apresentou projeto para federalizar a GO-010 e a GO-139, que ligam o Distrito Federal ao entroncamento da BR-050 em Araguari (MG), passando por Vianópolis e Caldas Novas. As estradas seriam incluídas no Plano Nacional de Viação (PNV) e, com isso, poderiam receber recursos da União.

Os acidentes nestas rodovias ocorrem com certa frequência. A prova foi o episódio ocorrido em janeiro deste ano, quando uma “saída de pista” seguida de capotamento, ocorrida no Km 118 em Vianópolis, região do Quilombo, matou duas crianças que residiam em Brasília. Em abril do ano passado, um acidente na GO-139, próximo a Caldas Novas, deixou uma vítima fatal e uma pessoa ferida. Segundo a PRE, o veículo saiu da pista e capotou.

De acordo com Mabel, a ideia é trabalhar para a duplicação de ambas as rodovias. “O Estado não tem condições de duplicar de Brasília a Araguari, por isso nós estamos apresentando esse projeto para federalizar as duas rodovias”, argumentou. Segundo o deputado republicano, que é coordenador da bancada de infraestrutura da Câmara dos Deputados, o objetivo é fazer a ligação do Distrito Federal com São Paulo, já que a partir de Araguari a rodovia é duplicada.

“Já imaginou o quanto seria importante para Goiás? Nós estaríamos duplicando a rodovia em uma região de grande fluxo de turistas, que é Caldas Novas e Rio Quente”, ressaltou Mabel. “Continuamos na luta por mais recursos para as rodovias federais e conclusão da Ferrovia Norte-Sul”, completou o parlamentar.

Sandro Mabel na SUPERAGOS 2010

O deputado Sandro Mabel esteve presente no jantar de abertura da SUPERAGOS 2010, feira de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, ocorrido na última segunda-feira (6).

O evento acontece em Goiânia até sexta-feira (10), no shopping Flamboyant, e está na 9ª edição. A organização é da Associação Goiana de Supermercados – AGOS. Mais informações estão disponíveis no site www.agos.com.br.

Homenagem aos administradores


Acompanhe o discurso que o dep. Sandro Mabel está fazendo, neste momento, em homenagem aos administradores. É possível acompanhar também, ao vivo, pela TV Camâra no link: http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara.
 

O Sr. SANDRO MABEL (PR-GO) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhoras e Senhores Administradores, demais senhoras e senhores aqui presentes e os demais que nos assistem pela TV Câmara, bom dia!

É com muita satisfação que cumprimento os Administradores deste país pelos quase 45 anos de regulamentação da nossa profissão, implementada pela Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965.

Quero iniciar estas minhas palavras lembrando da importância de nós, administradores, para o País. É percebível que as entidades privadas e o setor público reconheçam a importância dos administradores no gerenciamento de suas atividades.

Sabemos que esta profissão é nova em nosso País se compararmos com a de outros, como exemplo os Estados Unidos. Lá, os primeiros cursos na área se iniciaram no final do século XIX, com a criação da Wharton School, em 1881.

No Brasil, o contexto para a formação do administrador começou a ganhar destaque na década de 40. É a partir desse período, que surge a necessidade de mão-de-obra qualificada e, conseqüentemente, da profissionalização do ensino de Administração

Atualmente o mercado competitivo exige cada vez mais destes profissionais. É de extrema importância que estes estejam aptos a lidar com as inúmeras situações com que apareçam pelo caminho.

Como administrador e representante desta classe no Congresso Nacional, sou testemunha assídua da importância da nossa profissão junto à sociedade. Vários debates e projetos de Lei apresentados enfatizam esta importância.

O Administrador aparece para planejar, executar, controlar e supervisionar ações buscando obter resultados satisfatórios para as organizações. Áreas como a Saúde, Educação e Segurança Pública estão buscando profissionais que se valem de métodos eficientes de gestão, procurando sempre solução para os problemas existentes. Isso nos mostra o uso mais corriqueiro de eficientes ferramentas de motivação de pessoas, de equipes para a prestação de serviços e oferta de produtos mais qualificados.

É por este lado que reforço a relevância do administrador no setor público. Um governo para ser bom tem que possuir gestores qualificados em suas diversas áreas, ser participativo e honrar os compromissos assumidos. Isso o tornará confiável.

A credibilidade de uma administração é essencial, pois abre caminhos e faz com que a população se sinta mais segura, principalmente ao cumprir com as suas obrigações no que se refere ao pagamento dos impostos. Quando o dinheiro arrecadado é bem aplicado, a população se sente honrada. Percebem que o sacrifício do dia-a-dia não é em vão.

Como representante do povo goiano, desejamos sempre para o nosso querido Goiás um modelo de administração voltado para a responsabilidade com os recursos financeiros e com o atendimento das necessidades da nossa gente. O trabalho de governar deve ser integrado com todas as forças dispostas a mudar a realidade do Estado.

Através de uma gestão eficiente, controlada que se enxuga a máquina estatal, cortando desperdícios, o que influencia positivamente a vida da população.

Pensando em qualificar a gestão administrativa dos municípios brasileiros, apresentei em 2004 a PEC 317, para apreciação desta Casa de Leis. Ela prevê a criação da carreira técnica de Administrador Municipal, buscando profissionais administradores competentes e habilitados para gerir as decisões das cidades brasileiras.

Neste ano, apresentamos duas novas propostas que beneficiam a nossa classe. O projeto de número 6953 busca instituir o Dia Nacional do Administrador, que será comemorado, anualmente, no dia 9 deste mês. É uma data já adotada por nós, devido à regulamentação da Lei 4769/65. Com a aprovação da data por lei procuramos dar outra dimensão ao que atualmente é uma comemoração corporativa, para ampliar o reconhecimento da categoria para o conjunto da sociedade. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura desta Casa.

Outra Proposição, Senhoras e Senhores ouvintes, é o PL 6954, que estabelece o Piso Salarial dos Administradores, a ser fixado em R$ 1.484,58. No dia 28 de dezembro de 2009, o Estado do Rio de Janeiro aprovou a criação do Piso Salarial do Administrador com remuneração de mesmo valor. Foi o primeiro Estado a criar o referido piso, através da Lei nº 5.627, com repercussão financeira a partir de 1º de janeiro do ano corrente. Esperamos que esta Casa aprecie com rapidez estes projetos, pois são importantes para a nossa categoria. Lembro que existem em tramitação mais de 400 proposições que tratam de assuntos ligados à Administração em geral.

Apresentei, ainda, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 260/2007, proporcionando uma contribuição mais significativa ao profissional, no sentido de obter o mesmo tratamento que outras profissões quanto ao recolhimento do ISS, onde, a discriminação do tratamento tributário acarreta uma justa e profunda insatisfação a todos.

Esta Proposição, busca corrigir essa distorção, estendendo à atividade do administrador o mesmo tratamento que a Lei já aplica a outras categorias de profissionais liberais quando desempenhada por meio de sociedades.

Assim, acredito sanar uma injustiça, ao tempo em que permitirá o desenvolvimento da nossa categoria, que tem ampla contribuição a oferecer ao País.

Falando em administração pública eficiente, seria injusto não citar o exemplo de um município situado nas proximidades de Goiânia: Senador Canedo. É um brilhante exemplo de como um administrador a frente do poder executivo realiza um excelente trabalho.

O que se viu nos últimos anos na cidade é um modelo de atuação focado na responsabilidade com o dinheiro público e em obras de qualidade. Não é a toa que a população sabe reconhecer a transformação vivida por Senador Canedo.

Com os números da nossa economia em ascensão, com as perspectivas do fortalecimento do setor empresarial e um governo que sabe administrar, o Brasil continuará em desenvolvimento. Mais uma vez o setor industrial em Goiás, mesmo diante de graves problemas, mostrou vigor e a sua importância no desenvolvimento econômico e social do Estado.

Um recente pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), de janeiro a junho deste ano, as vendas cresceram 7,44%, os salários pagos subiram 11,12% e as horas trabalhadas tiveram aumento de 17,41%. A expectativa é de fechar o ano com uma alta nas vendas de 5,5% em comparação com 2009. Isto é fruto de trabalhos desenvolvidos por competentes administradores.

Senhoras e Senhores, não posso deixar de manifestar, também, a minha alegria em ver a expansão e qualidade dos cursos de administração em nossas faculdades, onde têm destacado, para nossa felicidade, a participação de competentes mulheres brasileiras, os meus parabéns.

Quero registrar aqui uma singela homenagem ao amigo Samuel Albernaz, Conselheiro Federal do Conselho Regional de Administração de Goiás, que com determinação busca promover a unidade profissional no Estado e também ao brilhante Roberto Carvalho Cardoso, Presidente do Conselho Federal de Administração, cuja dedicação vem marcando um novo modelo de excelência na condução dos assuntos de interesse da área.

Agradeço, também, aos indivíduos que, direta ou indiretamente fizeram acontecer este evento, que está na sua quarta edição. Fico por aqui. Muito obrigado pela presença de todos os Senhores e Senhoras. Obrigado de coração.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Projeto do deputado Sandro Mabel segue para Sanção Presidencial

A Câmara dos Deputados enviou para sanção presidencial o Projeto de Lei n. 819/2007 que institui o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, a ser celebrado, anualmente, no dia 25 de maio.

O autor, deputado Sandro Mabel (PR-GO), disse que o objetivo da proposta é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.

“Propomos a instituição do Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, no dia 25 de maio, que deve ser marcado por campanhas públicas de conscientização e esclarecimento dos direitos dos contribuintes”, explica o deputado.

A escolha da data (25 de maio) se deu pela média de que cada cidadão brasileiro trabalha cerca de 145 dias do ano, de 1° de janeiro até 25 de maio, só para pagar impostos, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Nós próximos dias o projeto deverá ser sancionado pelo presidente Lula.

Os ataques a um projeto para Goiás

Nos últimos dias, tenho sido vítima de ataques de pessoas que tentam me prejudicar com objetivos claros e definidos: não querem ver o Estado sendo administrado por um gestor competente e com experiência empresarial. Reforçam agora as suas artilharias porque sabem que o nosso candidato tem tudo para ganhar as eleições. O destempero próprio e de seus seguidores é fruto do medo.

Estão aproveitando da irresponsabilidade de uma revista, que será questionada judicialmente por não apresentar provas de minha participação no suposto dossiê, para intensificar as agressões, como já mencionado, visando destruir um projeto de governo para Goiás.  Há muito tempo, defendo um novo modelo administrativo que privilegie o respeito ao dinheiro do contribuinte e o atendimento às necessidades básicas da população.

Minha história de luta tem gerado desconforto a alguns, por isso, buscam de todas as formas desconstruí-la. Mas será em vão. Estamos firmes e vamos continuar trabalhando para que o Estado seja conduzido por um governador à altura de seu povo. Levantam fatos do passado, devidamente esclarecidos, e mostram do que são capazes.

A nossa disposição continua sendo total em levar adiante um estilo diferente de governar o Estado de Goiás, longe da bandalheira de outrora. E a população já está entendendo isso. A cada dia cresce a aceitação popular do nosso candidato Vanderlan Cardoso. Se fossemos inexpressivos, não estaríamos sendo atacados da forma que estamos. Esse é o maior sinal de que incomodamos, e muito.

Queremos transformar o Estado. Temos belos exemplos de que é possível conduzir uma administração com responsabilidade e realizações. Cito, entre tantas outras, duas cidades comandadas pelo PR, como Jesúpolis e Senador Canedo, para ilustrar o jeito do Partido da República de administrar e fazer política, independentemente do tamanho. A transformação dessas localidades é real. Hoje, os moradores sentem orgulho da vida que levam. Assim fazemos na habitação em Goiás, pasta comandada pelo PR, que é referência no País na elaboração e implantação dos projetos.

Não vivo da política, como muitos que insistem em me atacar. Estou nessa atividade por entender que é possível ajudar a construir um Estado e um País mais digno. Defendemos na Câmara dos Deputados projetos importantes que estão contribuindo para melhorar o Brasil. Pelo nono ano consecutivo fui escolhido entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Apoiamos o presidente Lula e a candidata Dilma Rousseff, porque sempre trataram Goiás com deferência. Estamos em lados opostos daqueles que nos atacam no plano nacional também. Esse é mais um motivo.

Nos últimos anos, trouxemos mais de R$ 2 bilhões para Goiás. São recursos importantes para estradas federais, construção de hospitais, casas, escolas, patrulhas mecanizadas, entre outros. Tudo isso demanda muito esforço. São dias de trabalho, noites praticamente sem dormir. A força que conseguimos vem da luta e do apoio dos companheiros que conquistamos ao longo desses anos. Quero continuar praticando a política do bem, e combatendo os desmandos em Goiás.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto determina afixação da bandeira na fachada de prédios públicos

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7477/10, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que determina a fixação da bandeira brasileira na fachada dos edifícios públicos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Se a medida for aprovada, a forma de fixação será definida posteriormente em regulamento.

Sandro Mabel afirma que as atividades do poder público devem ser exercidas sob a proteção dos símbolos nacionais. Ele considera a legislação brasileira tímida no que diz respeito à valorização desses símbolos.

Ele reconhece que há casos de hasteamento obrigatório da bandeira nacional, “mas nada que obrigue a sua exibição permanente em todos os prédios públicos”.
A Lei 5.700/71, que regulamenta a apresentação dos símbolos nacionais, determina que as bandeiras do Brasil e do Mercosul sejam hasteadas diariamente no Palácio do Planalto, nas sedes dos ministérios, no Congresso Nacional, nos tribunais superiores, nos tribunais de Contas, nas sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados e do Distrito Federal, nas prefeituras e câmaras municipais, nas repartições situadas nas fronteiras, nas missões diplomáticas e nas unidades da Marinha Mercante.

Além disso, a bandeira deve ser hasteada nos dias de festa ou de luto nacional em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e nos sindicatos. Apesar dessas determinações, Mabel argumenta que nada obriga a exibição permanente da bandeira em todos os prédios públicos.


Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Rito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário.


Fonte: Agência Câmara de Notícias/Noéli Nobre.

Sessão solene homenageia os administradores do país

Acontece na próxima quarta-feira (8) sessão solene com o intuito de homenagear os administradores do País. O evento foi solicitado pelo deputado Sandro Mabel (PR-GO) e busca discutir melhorias para a categoria.
Tramitam na Câmara Federal dois projetos de autoria do parlamentar: o PL 6953/2010 institui o Dia Nacional do Administrador a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de setembro e o PL 6954/2010 que define o piso salarial dos Administradores, fixado em R$ 1.484,58.
As propostas buscam valorizar estes profissionais e dar o devido reconhecimento perante a sociedade. "Para que haja uma boa administração, nós entendemos que é preciso colocar pessoas qualificadas nos locais certos. Isso é bom para a categoria, pois abre a perspectiva para novos empregos, mas principalmente para a população que passa a contar com melhores serviços", destacou o deputado.
O evento está marcado para o dia 8 de setembro, às 10h, no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados.