terça-feira, 31 de maio de 2011

CCJ da Câmara aprova tornar crime vazamento de dados

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira (31) o projeto de lei 1947/07, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que transforma em crime o vazamento de dados sobre investigações sigilosas de caráter oficial.
O texto aprovado - substitutivo do relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL) - prevê pena de dois a quatro anos de reclusão e multa para essa prática. A matéria ainda será analisada pelo plenário da Casa, conforme a Agência Câmara.

Fonte: Portal Terra.

Dnit GO/DF entrega trecho de Alexânia um mês antes do prazo

Erosão foi controlada e pista da BR-060 entre Brasília e Goiânia (KM 25) será liberada nesta quinta, 2

O deputado Sandro Mabel, coordenador da bancada da infraestrutura, participa nesta quinta, 2, do ato de liberação da pista da BR-060, KM 25, próximo a Alexânia. O trecho ficou em obras por cinco meses, depois do rompimento do corpo de aterro ocorrido no dia 28 de dezembro devido a intensas chuvas. Na ocasião, foi decretada emergência e estabelecido um prazo de 180 dias para que a pista fosse recuperada. A obra será entregue 30 dias antes do prazo estipulado e a rodovia será liberada nos dois sentidos para o trânsito de veículos.

Estarão presentes ao ato o diretor-geral do Dnit, Antônio Pagot e o superintendente regional de Goiás e Distrito Federal, Alfredo Neto. Ambos comemoram a agilidade na entrega de uma obra que muitos duvidaram ver concluída esse ano. “Fizemos um esforço muito grande e conseguimos poupar nossos usuários de grandes transtornos como uma operação ‘pare e siga’ contínua”, explica Alfredo.

É que logo após o desmoronamento foram abertos dois desvios em caráter de urgência. Para não paralisar os trabalhos e garantir trafegabilidade com segurança, o trecho foi monitorado diuturnamente  por técnicos e engenheiros do Dnit. Antes da liberação, será feito o desmanche do desvio e haverá interdição parcial das duas pistas pelo sistema “pare e siga” das 6 às 9horas. A obra, iniciada imediamente após o rompimento, custou R$ 10 milhões e foi custeada integralmente com recursos federais.

domingo, 29 de maio de 2011

Anatel autoriza quebra de interurbano para cidades goianas

Depois de muito trabalho o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) e os prefeitos do entorno do DF têm motivos para comemorarem. No dia 28 de maio autoridades do entorno de Brasília estiveram reunidas em Planaltina Goiás para anunciarem a quebra da cobrança de interurbano entre as cidades Metropolitanas do DF.
Em março de 2010, Representantes de Águas Lindas (GO), Santo Antônio do Descoberto (GO), Planaltina Goiás e o deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) reuniram-se com o diretor Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Ronaldo Mota Sardenberg, para discutirem sobre a forma de cobrança das tarifas telefônicas destes municípios.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nota de Pesar


Com grande pesar, levo minhas condolências à família e aos amigos do Empresário José dos Santos dos Reis, Presidente Executivo do Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos no Estado de São Paulo (SIMABESP) e Vice-Presidente Nacional da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB).
“Peço a Deus que esteja ao lado da família e dos amigos numa hora tão difícil como esta. O Brasil perdeu um grande homem, um grade lutador”, afirma Sandro Mabel.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

25 de maio: Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

Ontem, 25 de maio, foi comemorado pela primeira vez o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A Lei 12.325/2010 foi originada do Projeto de Lei (PL) nº 819, de autoria do deputado Sandro Mabel (PR-GO), apresentado em 2007.
Objetivo
O objetivo da lei é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte. Sandro Mabel também é o relator da Proposta de Emenda Constitucional Nº 233/08, conhecida como PEC da Reforma Tributária.
Para Sandro Mabel a escolha da data é emblemática do entendimento de que cada cidadão brasileiro trabalha cerca de 145 dias do ano – de 1° de janeiro até 25 de maio – só para pagar impostos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Discurso na Câmara Federal
Em discurso ontem na Câmara dos Deputados, Sandro Mabel parabenizou todos os brasileiros, contribuintes, que trabalham cerca de 145 dias do ano apenas para pagar impostos. O deputado lembrou em suas palavras que o Brasil possui um sistema de arrecadação falido.
“O sistema tributário do País está defasado em mais de 40 anos de existência e não condiz com a nossa realidade. Os mais pobres sofrem com uma carga tributária maior, enquanto os ricos ficam com uma pequena parte de impostos. É muita injustiça o que vemos”!
Manifestações pelo país
A ação aconteceu simultaneamente em Belo Horizonte e Porto Alegre. Natal (RN), Salvador (BA), São Luiz (MA) e Aracaju (SE) também participaram do Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte.
Goiânia-GO
Um restaurante da capital, que aderiu à campanha Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, vendeu, ontem, quase 1.500 refeições sem incluir impostos no preço. Em dia normal vende, em média, 300.
No total, sete restaurantes goianos participaram da campanha. São eles: Caballo, Café Nice, Cateretê Restaurante, Celson e Cia, Cervejaria Mangueiras, QG Pastéis e Pólos Cozinha e Bar.
Brasília-DF
Um posto de gasolina localizado na Aza Norte vendeu 30 mil litros de gasolina com desconto de R$1,07, valor de impostos inclusos no litro do combustível. A ação terminou por volta das 14h.
São Paulo-SP
Em São Paulo, uma promoção em um posto de combustíveis tenta conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país, comemorando o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. Foram vendidos 6 mil litros de gasolina a R$1,18.
Apelo à presidente Dilma Rousseff
Durante suas palavras na tribuna da Câmara, Sandro Mabel criticou a política da presidente de Dilma de enviar ao Congresso fatias de uma provável reforma no sistema de tributos. “Presidenta Dilma, a Senhora não irá acabar com a miséria no Brasil enquanto tivermos um sistema tributário injusto como este, não faça apenas UM PUXADINHO DE REFORMA TRIBUTÁRIA E SIM, USE A SUA FORÇA POLÍTICA PARA APROVARMOS A PEC 233, QUE SERÁ UM MARCO DE UMA GRANDE E JUSTA REFORMA TRIBUTÁRIA PARA O BRASIL E, PRINCIPALMENTE, PARA OS QUE AINDA VIVEM NA MISÉRIA E COM A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO”.
Código de Defesa do Consumidor
Em 2007 o parlamentar apresentou o Projeto de Lei Complementar n.38 que cria o Código de Defesa do Contribuinte, elaborado com o auxílio técnico e jurídico do Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte. A proposição aguarda análise da Comissão de Finanças e Tributação (CFT).
Programa Debate a Reforma Tributária
Os interessados em melhorar seus conhecimentos sobre o sistema de tributos do País e entender a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 233, que reformula os tributos do qual o deputado Sandro Mabel é relator em Comissão Especial, poderão assistir ao Programa Brasil em Debate da TV Câmara. O programa será exibido no próximo dia 30 de maio, às 12:30, e será reprisado no dia 31, às 7h. O programa pode ser acompanhado pela internet no site www.camara.gov.br/tv.

Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte - A Voz do Brasil

Dnit GO/DF recebe bancada da infraestrutura nas obras de duplicação da BR-060

Maior obra rodoviária em execução no país será vistoriada por parlamentares que integram a bancada da infraestrutura no Congresso Nacional
O superintendente do Dnit, Alfredo Soubihe Neto, recebe nesta sexta-feira, 27, a visita dos parlamentares que integram a bancada federal da infraestrutura por Goiás. Os deputados Sandro Mabel (PR), que é coordenador, Leandro Vilela (PMDB), Jovair Arantes (PTB), Rubens Otoni (PT) e Pedro Chaves (PMDB) vão conferir de perto o ritmo da maior obra rodoviária em execução no país: a duplicação da BR-060, que liga Jataí a Goiânia.
Estimada em R$ 1 bilhão e 200 milhões, a duplicação têm nove frentes de serviço trabalhando simultaneamente ao longo dos 288 quilômetros da rodovia. São mais de 500 máquinas na pista, mais de mil homens trabalhando diretamente e outros mais de mil indiretamente na obra. A comitiva se reúne nesta sexta, às 7h30, em café da manhã no Posto Tabocão (saída de Guapó, próximo à Telha Eternit).
Em seguida, a comitiva se dirige para os municípios cortados pela rodovia: Abadia de Goiás, Guapó, Indiara, Cezarina, Acreúna, Santo Antonio da Barra, Rio Verde e Jataí (veja cronograma completo). A visita vai durar dois dias, vai até o dia 28, e o grupo vai verificar ainda o ritmo das obras do Anel Viário de Jataí.
Órgão responsável pela obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-GO/DF) acompanha a vistoria. O superintendente regional, engenheiro Alfredo Soubihe Neto, diz que vê com bons olhos a iniciativa dos parlamentares goianos. Durante a visita, técnicos e engenheiros do Dnit estarão à disposição dos parlamentares para esclarecer ou tirar dúvidas a cerca da obra.
Alfredo reforça que a união da bancada foi que garantiu a chegada dos recursos empenhados esse ano e que tornaram possível o início das obras, que estão em ritmo acelerado. Ele cita ainda que juntos, os deputados conseguiram elevar Goiás para o sétimo lugar em volume orçamentário para obras de infraestrutura.

Fonte: Assessoria de Comunicação - DNIT GO/DF

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Discurso Sandro Mabel - Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

Deputados, cidadãos que nos ouvem e assistem pelos Meios de Comunicação, Boa Tarde! Hoje quero trazer a esta tribuna um tema que muito importa a sociedade: a redução dos impostos que nós, brasileiros, pagamos para manter o Estado funcionando.
Especialistas no ramo da Economia entendem que os impostos são um mal necessário que, na verdade, sempre esteve presente na história da humanidade. De fato, não disseram nenhuma inverdade, pois já nos tempos bíblicos encontramos relatos da prática ou cobrança de impostos.
Sr. Presidente é com bastante alegria que amanhã, dia 25 de maio, comemoraremos pela primeira vez o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A Lei 12.325/2010 é oriunda de um Projeto de Lei que apresentei no ano de2007, com o apoio do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Foi sancionada em setembro do ano passado.
A proposta surgiu com o objetivo de mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte.
O Estado democrático de direito pressupõe o respeito aos direitos e garantias inerentes à cidadania. Entre as várias facetas da cidadania, sobressai a condição de contribuinte que, em última análise, viabiliza a sustentação material do Estado e, por conseguinte, da própria ordem social.
Todavia, ainda é comum que o contribuinte seja vítima de excessos e abusos de poder, devido à falta de consciência de alguns agentes públicos, de um lado, e dos próprios contribuintes, por outro. Somente por meio da conscientização da sociedade, inclusive dos agentes tributários, será possível assegurar, na prática, o respeito aos direitos que a ordem jurídica confere aos contribuintes.
A escolha dessa data é emblemática do entendimento de que cada cidadão brasileiro trabalha cerca de 145 dias do ano – de 1° de janeiro até 25 de maio – só para pagar impostos, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
Segundo dados do impostômetro da Associação Comercial de São Paulo – ACSP – em 2011 a arrecadação de tributos registrou a marca de R$ 554 bilhões pagos entre 1º de janeiro e o dia 20 de abril.
O impostômetro foi inaugurado em 20 de abril de 2005 e está instalado no prédio da sede da ACSP. Além disso, pela internet qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal, de acordo com os estados e municípios.
Dessa forma, justa é esta homenagem ao cidadão que suporta o ônus da existência estatal contribuindo com parte de seus recursos.
Nossa luta em defesa da justiça fiscal e social não para aqui. Ela só terminará quando conseguirmos aprovar nesta Casa a Reforma Tributária.
Em 2007 apresentei o Projeto de Lei Complementar n.38 que cria o Código de Defesa do Contribuinte, a ser apreciado pelos nobres Pares.
A preocupação com um Código de Proteção e Defesa dos Direitos dos Contribuintes não é nova, podendo-se apontar diversos precedentes como do nobre Senador Jorge Bornhausen e dos deputados Davi Alcolumbre e Gerson Gabrielli.
Este projeto de Lei Complementar foi elaborado com o apoio de diversos setores da sociedade. Com o auxílio técnico e jurídico do Instituto de Estudos dos Direitos do Contribuinte procuramos elaborar um texto de Lei que reflita os anseios por mais igualdade na relação entre o fisco e o cidadão.
A proposição têm o intuito de não deixar que tão importante circunstâncias alheias ao bom debate parlamentar que certamente virá. Apesar disso, Sr. Presidente, demais matéria caia no ouvintes, não se trata de uma mera repetição daquilo que já era de conhecimento dos nobres membros das Casas Legislativas, na medida em que contempla diversos dispositivos inovadores.
Esta proposta encontra-se parada na Comissão de Finanças e Tributação desta Casa. Se tratando de um assunto tão relevante e tão necessário à sociedade, peço que os membros desta importante Comissão analisem esta proposição e a aprovem. Quem ganha são os cidadãos!
Lançada em 25 de Abril de 2007, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista dos Direitos do Contribuinte pretende dar visibilidade ao debate sobre os Direitos do Contribuinte no Brasil. Da mesma forma, busca promover uma reforma fiscal que possibilite adequada participação da arrecadação tributária e previdenciária, a favor dos Estados Federados e dos Municípios, hoje, totalmente subordinados à arrecadação centralizadora desproporcional em favor da União. Atualmente, a Frente passa por uma restruturação e será relançada na primeira quinzena de junho.
Fazendo um retrocesso na história podemos perceber que a cobrança de tributos esteve presente em diversos países e vários reinos. Segundo o texto do Cristiano Catarin - "Uma Breve História dos Impostos”, o ano de 926 a.C., na Palestina, marcou o fim do império de Davi e Salomão, e marcou também o fim da possibilidade de Israel tornar-se uma grande potência. Naquela época quem resistia à cobrança de impostos sofria covardes castigos corporais.
Este comportamento trouxe a desintegração do País, que mais tarde decaiu-se em sucessivas guerras – conhecendo seu fim efetivo no ano de 721 a.C., quando então foram derrotados pelos Assírios.
No Egito os impostos incidentes sobre o comércio de Pófiro (uma espécie de pedra preciosa de grande beleza) eram fundamentais para assegurar todo luxo e conforto do palácio da jovem rainha.
Na Roma antiga, impostos e tributos garantiam toda riqueza e opulência presentes na vida dos Césares. No mundo medieval o sistema feudal mostrou que a história não era bem assim, pois o feudalismo proporcionou prosperidade agrícolas, é verdade, mas também contou com pesados impostos.
Mais próximos de nós, Sr. Presidente, os reis portugueses – com uma política ineficiente e uma precária estrutura tributária, incapaz de gerarem receitas, investiram seus esforços em monopólios grandiosos como do açúcar e pau-brasil.
No Brasil, a cobrança dos tributos se concentra na base do consumo, estabelecendo um sistema injusto, onde os que têm menos contribuem mais proporcionalmente que aqueles que possuem mais. Isto porque, na esfera federal, os principais tributos sobre o consumo – PIS e Cofins – não são compartilhados com Estados e Municípios, enquanto o principal tributo sobre a renda – Imposto de Renda – é compartilhado. Esse modelo induziu a União a econômica contando concentrar arrecadação em tributos não-compartilhados, o que aumentou fortemente a regressividade do sistema.
Nosso sistema encontra-se travado por problemas como a complexidade. O País tem uma estrutura tributária complexa, com muitos tributos incidentes sobre a mesma base. Esse sistema está defasado em mais de 40 anos de existência, ou seja, não atende mais a realidade econômica dos brasileiros. E o pior: os mais pobres sofrem com uma carga tributária maior que os mais ricos. É muita injustiça o que vemos!
São por esses e outros motivos que lutamos por uma Reforma Tributária completa e, principalmente, justa. É inadmissível aceitar que se envie a esta Casa de Leis fatias de uma provável e longínqua reforma. Afirmo, com veemência, que esta mera tática não corrigirá estas injustiças.
Como relator da Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição n. 233/2007, elaboramos um parecer que permite ajustar esta estrutura à realidade do nosso País, que foi aprovado em dezembro de 2008.
Foram meses debatendo com os governadores de Estado, Entidades e dialogando com renomados especialistas foi possível elaborar um parecer conciso.
Pequenos “arremates” não resolvem a injustiça na cobrança de impostos.
Presidenta Dilma Rousseff, a Senhora não irá acabar com a miséria no Brasil enquanto tivermos um sistema tributário injusto como este, não faça apenas UM PUXADINHO DE REFORMA TRIBUTÁRIA E SIM, USE A SUA FORÇA POLÍTICA PARA APROVARMOS A PEC 233, QUE SERÁ UM MARCO DE UMA GRANDE E JUSTA REFORMA TRIBUTÁRIA PARA O BRASIL E, PRINCIPALMENTE, PARA OS QUE AINDA VIVEM NA MISÉRIA E COM A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO.
Na defesa dos direitos de todos nós, contribuintes, tenho que falar, também, do absurdo que acontece com a carga tributaria para os produtos destinados as pessoas mais pobres, quando são tributados por SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
A substituição tributária do ICMS surgiu a partir da necessidade da maior segurança em relação à arrecadação de impostos para o governo, pois essa forma de recolhimento dos impostos garante maior agilidade na fiscalização, uma vez que é mais fácil fiscalizar as fontes produtoras, considerando que são em menores quantidades, do que a fiscalização individual das empresas revendedoras dos produtos, junto ao comércio em geral.
Pois bem Srs. Ouvintes, para recolhimento do imposto cobrado por substituição tributária ocorre o recolhimento antecipado, com isso há necessidade de se estipular uma margem de valor agregado, que é o preço referência sobre o qual o ICMS é cobrado. Esse valor é o preço médio de mercado, estipulado em pauta pelo governo.
O problema é que esse preço médio estipulado nem sempre demonstra a real margem aplicada no mercado. Para a maioria das empresas, esta sistemática acarretou num aumento repentino dos custos, pois a nova forma de tributação fez com que aumentem os preços finais aos consumidores.
O recolhimento do imposto acontece na fase inicial, as empresas não podem recuperá-lo, com isto, ele será incluído no valor do estoque, aumentado o custo da mercadoria a ser vendida.
Já existiam vários produtos regulamentados pelo regime da substituição tributária, mas nos últimos anos ocorreram várias alterações na Lei, incluindo muitos produtos nesta nova sistemática.
É aqui que destaco os produtos da cesta básica de alimentos, que passaram a ser tributados pela substituição tributária no ano de 2009, atingindo toda a população e especialmente a mais pobre.
Na contramão da defesa do contribuinte, infelizmente, o STF já analisou a questão e decidiu ao julgar uma ADIN em 2002, que a única possibilidade de devolução de ICMS - Substituição Tributária se dá quando o fato gerador não se realizar. No caso de realização parcial (à menor) ou mesmo em se ocorrer em valor superior à pauta, não há compensação de excessos ou faltas. Isso é um absurdo que não pode continuar. E, quem paga somos todos nós: Contribuintes!
O STF agora com o advento da nota fiscal eletrônica, precisa rever esta posição, pois existem abusos e novamente os mais pobres são penalizados, pois os produtos que compram por valores populares, são tributados conforme os produtos da elite, o que ocorre em muitos casos, o dobro da tributação. ISTO SE CHAMA ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO ESTADO, VEDADO PELA CONSTITUIÇÃO.
A Escola de Administração Fazendária – Esaf, órgão vinculado ao Ministério da Fazenda, coordena o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF, cujo objetivo é mobilizar e formar a consciência fiscal e social.
A Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo do PNEF é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.
O programa se desenvolve com a realização de parcerias nos âmbitos federal e estadual. No plano nacional, os parceiros são Ministério da Educação, Controladoria-Geral da União, Secretaria de Orçamento Federal, Secretaria da Receita Federal do Brasil e Secretaria do Tesouro Nacional. Nos estados, participam do programa as secretarias de educação e secretarias de fazenda.
Parabéns pelo brilhante trabalho!
Nesta tarde, aproveito a oportunidade para parabenizar o Movimento Brasil Eficiente que busca sensibilizar a população sobre a importância de diminuir o peso da carga tributária sobre o setor produtivo, simplificar e racionalizar a complicada estrutura tributária, melhorando a gestão dos recursos públicos.
Sem qualquer vinculação político-partidária, o movimento traça para os brasileiros um roteiro de ação capaz de conduzir o crescimento econômico e a geração de empregos à média decenal de 6% ao ano, praticamente dobrando a renda per capita da população em 2020.
Isso será possível, desde que a carga tributária caia para patamares de 30% do PIB ao fim da década.
A perspectiva do coordenador do movimento, Carlos Rodolfo Schneider, é que o movimento seja de toda a sociedade. Segundo ele, o desafio agora é ampliar a base de apoio, criando multiplicadores. O Brasil Eficiente quer uma mudança de hábitos do Poder Público, cortando gastos e sabendo melhor utilizar o dinheiro público.
Agradeço esta oportunidade, Senhor Presidente.
Precisamos fazer desta data um marco de batalha para aprovação de melhorias em nosso sistema de arrecadação.
Esta Casa dispõe de uma Proposta justa, concisa e completa, não é necessário o envio de recortes. Isto não resolve o problema. O trabalho da Comissão Especial precisa ser valorizado!
Fico por aqui. Solicito que este meu pronunciamento seja divulgado pelos Anais desta Casa de Leis, inclusive a Voz do Brasil.

Hoje é Dia Nacional em Defesa do Contribuinte

Esta quarta-feira é um dia em que devemos refletir, com profundidade, sobre qual País queremos para as próximas gerações, e como devemos agir para transformar o que nos impende de crescer e realizar os nossos sonhos. A partir deste momento, começamos, de fato, a trabalhar para nós mesmos e para o sustento da nossa família. Até então, todo o suor derramado do povo brasileiro serviu para abastecer os cofres dos Governos Federal, Estadual e Municipal.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), do começo do ano até ontem, trabalhamos, exclusivamente, para pagar os impostos. São meses de sacrifício para cumprir com as obrigações tributárias. A realidade é cruel.  Cerca de 40% do rendimento bruto do cidadão estão indo para o pagamento de tributos diretos e indiretos.
Como forma de alertar a sociedade sobre a alta carga tributária, foi instituído 25 de maio o Dia Nacional em Defesa do Contribuinte. O projeto de minha autoria foi criado para despertar na população e nos agentes tributários a consciência de que os impostos pagos pelo brasileiro, atualmente, inibem o desenvolvimento do País e geram enormes desigualdades sociais.
É preciso que o povo se mobilize contra a excessiva carga tributária praticada no Brasil. Somente com a participação direta da sociedade, cobrando medidas eficientes de redução dos impostos, é que teremos uma Nação mais justa. A situação de desconhecimento fragiliza o cidadão. Por isso, lutamos para a criação do Dia Nacional em Defesa do Contribuinte.
A maioria das pessoas não sabe, por exemplo, que mais de 40% da conta de energia são impostos; 36% do preço do café também são impostos. Temos ainda contribuições como Cofins, PIS, CIDE, etc. O fato é que a atual carga tributária reduz o consumo da população e torna o Brasil menos competitivo.
É difícil entender porque o brasileiro tem que trabalhar 50% a mais do que os mexicanos, argentinos e chilenos para pagar os impostos. É muito esforço, sendo que a contrapartida dos governos está muito distante do necessário. A sociedade sofre com a falta de investimentos nos serviços básicos, como Educação, Saúde e Segurança Pública. E os governos já faturaram, somente este ano, com os impostos, quase R$ 400 bilhões. É muito dinheiro.
Nesses anos todos, tenho trabalhado insistentemente para a redução da carga tributária no País. Entendo que é possível o Brasil se desenvolver, consolidar suas conquistas em ritmo mais acelerado a partir do momento em que aliviar o peso dos impostos dos ombros da população, especialmente da parte menos favorecida. É lamentável constatar que quem ganha menos, paga uma carga tributária maior. O pior de tudo, é que não há clareza sobre a arrecadação.
É preciso mudar essa realidade. Estamos trabalhando nesse caminho há algum tempo, como relator da reforma tributária, discutindo com as nossas autoridades e com a população, as medidas que possam alterar o sistema de arrecadação e distribuição de impostos. Queremos um País de oportunidades para todos. Vamos, neste dia, manifestar o nosso desejo de ver um Brasil com mais justiça social.

Sandro Mabel fala na Rádio 730, em Goiânia, sobre o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte

“Imposto tem que ser uma coisa justa, o que é cobrado hoje no Brasil deixa as pessoas mais pobres”, declarou o Deputado Federal Sandro Mabel-PR/GO, durante a entrevista nesta quarta-feira na Rádio 730 em Goiânia. Hoje é o Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte, e em Goiás vários estabelecimentos comerciais vão vender seus produtos sem a cobrança de impostos, para mostrar ao contribuinte o tamanho da carga tributária.
O deputado lembrou que em um litro de óleo de soja o contribuinte paga 38% de impostos.
Sandro Mabel também falou à Rádio 730 sobre a visita às obras das rodovias federais em Goiás. Nesta sexta-feira a bancada federal vai vistoriar o andamento das obras da BR 060 e os viadutos da BR 153.

Primeiro trecho do Anel Viário deve ser entregue ainda esse ano

Na vistoria às obras do Anel Viário de Jataí, o superintendente do Dnit-GO/DF, Alfredo Soubihe Neto conversou com técnicos e engenheiros responsáveis pela obra e pediu celeridade. “É uma reivindicação antiga que tivemos o prazer de iniciar. Obra tem de ter começo, meio e fim”, destacou.
Em Jataí, Alfredo Neto visitou a sede da Folha do Sudoeste e concedeu entrevista à Rádio Difusora. Segundo ele, R$ 15 milhões já foram empenhados para o início das obras do Rodoanel e o Dnit espera entregar os primeiros cinco quilômetros prontos e sinalizados à população até o final do ano. O superintendente agradeceu os elogios recebidos do prefeito de Jataí, Humberto Machado e disse que a cidade merece toda a atenção do governo federal.
 Sobre o empenho do restante dos recursos, cerca de R$ 100 milhões, Alfredo Neto disse que está tranquilo, pois tem certeza que os recursos virão. Esse otimismo é fruto dos resultados do trabalho da bancada goiana da infraestrutura no Congresso, que tem conseguido trazer recursos para várias obras em Goiás. Além da força da bancada, Alfredo aponta a atenção do governo Dilma Roussef com o Estado de Goiás. “Muita gente duvidava que as obras começariam na BR-060 e no Anel Viário de Jataí, mas a presidente Dilma tem olhado Goiás com muito carinho”, resumiu.

Agronegócio comemora início das obras

BR-060 é a maior via de escoamento de derivados do leite, frango, suíno, milho e álcool  
Setor de agronegócio comemora duplicaçãoA BR-060 é a mais importante via de escoamento no Estado de produtos elaborados a exemplo dos derivados de frango, lácteos, suínos, milho esmagado e álcool. “Essa duplicação é de fundamental importância para que Goiás abasteça seu grande mercado de produtos industrializados localizados em Goiânia, Brasília e nordeste brasileiro”, diz Pedro Arantes, analista de mercado da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg).
A BR-060 também é responsável pelo escoamento de produtos agrícolas básicos, principalmente grãos. Pedro Arantes diz que a BR-060 duplicada adianta uma etapa. É que com a chegada da ferrovia Norte-Sul as vias férreas serão as responsáveis pelo escoamento dos produtos básicos e as rodovias pelos produtos industrializados. “Com essa duplicação, a rodovia sai na frente”, explica. “O setor do agronegócio comemora o início dessa obra”,reforça.
Economia
Nos canteiros de obras o que se comenta é que a duplicação já está provocando transformações econômicas. É que aumentou, por exemplo, o número de contratações e o movimento nas pedreiras, postos de gasolina, restaurantes, supermercados, lanchonetes e prestadores de serviço.

Dnit fez visita técnica no início do mês

Órgão responsável pelas obras de duplicação da BR-060, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-GO/DF) fez visita técnica aos nove canteiros de obras nos últimos dias 4 e 5 de maio. Chefiada pelo superintendente regional, engenheiro Alfredo Soubihe Neto, a equipe visitou todos os consórcios que trabalham na rodovia.
Alfredo Neto conversou com técnicos e engenheiros das 16 empresas que executam a duplicação. O objetivo foi detectar problemas e agilizar soluções para que a obra continue em ritmo acelerado e seja entregue no prazo previsto, ou seja, em três anos. A equipe do Dnit estava composta por técnicos do órgão e mais dois funcionários da Secretaria de Gestão do Programa de Transportes do Ministério dos Transportes, os engenheiros José Cunha e Roberto Correia. Os engenheiros aprovaram o ritmo das obras e cogitaram a possibilidade da presença da presidente Dilma Roussef na entrega do primeiro trecho da rodovia, no final deste ano.
A comitiva saiu do ponto zero da BR-060 em Goiânia, onde está sendo construído o Viaduto da Vila Canaã e passou por todos os canteiros da obra próximos aos nove municípios cortados pela BR (Abadia de Goiás, Guapó, Aragoiânia, Cezarina, Indiara, Acreúna, Santo Antônio da Barra e Rio Verde e Jataí). Já estava escurecendo quando o grupo chegou à cidade de Jataí, onde conferiu de perto as obras de outro sonho que está se tornando realidade na região: o Anel Viário de Jataí.
Também foram visitadas as obras de restauração das Br´s 452 (Rio Verde-Itumbiara) e 364 (Jataí-São Simão), ambas grandes corredores de escoamento do país. A BR-452, que já foi considerada detentora dos piores trechos do país pela revista Quatro Rodas está com 100 quilômetros recuperados, entregues no ano passado, e outros 80 quilômetros em obras.

terça-feira, 24 de maio de 2011

25 de maio, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte

Amanhã, 25 de maio, será comemorado pela primeira vez o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. A Lei 12.325/2010 foi originada do Projeto de Lei (PL) nº 819 de 2007, de autoria do deputado Sandro Mabel (PR-GO).
O objetivo da lei é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a conscientização e a reflexão sobre a importância do respeito ao contribuinte. Sandro Mabel também é o relator da Proposta de Emenda Constitucional Nº 233/08, conhecida como PEC da Reforma Tributária.
Para o parlamentar a escolha da data é emblemática do entendimento de que cada cidadão brasileiro trabalha cerca de 145 dias do ano – de 1° de janeiro até 25 de maio – só para pagar impostos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

DISCURSO NO GRANDE EXPEDIENTE
Hoje, às 15h, Sandro Mabel vai proferir discurso na Tribuna da Câmara Federal. O deputado vai discutir a necessidade de aprovação da Reforma Tributária, do qual é relator na Comissão Especial, e atacar as medidas tomadas pela presidenta Dilma Rousseff ao enviar pequenos ajustes de uma provável Reforma ao Congresso.