quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Filiação ao PMDB: Lideranças do interior marcam presença

Já começou a festa em comemoração pela filiação do deputado federal Sandro Mabel ao PMDB. Várias lideranças do partido e de outras legendas estão presentes no Atlanta Music Hall. Prefeitos e vereadores de diversos municípios do interior de Goiás já registraram presença no evento. Estão presentes na festa, caravanas de Inaciolândia, Palmeiras de Goiás, Buriti de Goiás, Itauçu, Serranópolis, Trindade, Senador Canedo, Caturaí, Itapaci, Amorinópolis, Águas Lindas, Cachoeira Dourada, Itaberaí, Aurilândia, Goianésia, Anicuns, Davinópolis, Nazário, dentre outros.

Meu retorno ao PMDB

"A luta não é individual, muito menos a conquista"

Hoje, quinta-feira, marca mais uma etapa na minha trajetória política. Retorno ao PMDB, um dos maiores e mais importantes partidos de Goiás e do País, com humildade e enorme disposição de continuar trabalhando para o crescimento do meu Estado.

Estou muito feliz. O que mais pesou a favor da minha decisão em escolher o PMDB foi a história que construímos juntos ao longo dos anos, o fato do partido estar se renovando e o desejo da sigla em voltar a administrar o Estado com responsabilidade. Mantenho minha coerência, pois nas eleições passadas para governo, apoiamos o ex-candidato Iris Rezende no segundo turno.

A minha ligação com o partido vem de anos. Fui incentivado a entrar para a política em função dos resultados obtidos na atividade empresarial. Entendi, naquela época, que Goiás possuía um potencial fabuloso para o crescimento e que havia necessidade de um trabalho em conjunto do setor produtivo e da classe política, visando o bem estar da população.

Filiei-me ao PMDB em 1987, permanecendo até 2000. Conquistei uma cadeira de deputado estadual na primeira eleição que disputei. Na Assembleia Legislativa, trabalhei em sintonia com o ex-governador Iris Rezende, quando implantamos o Fomentar, o maior programa de incentivo à industrialização que o Brasil já conheceu.

Percorremos o Estado criando os distritos industriais, responsáveis por alavancar a economia de muitos municípios, como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Jataí, Catalão, entre outros. A oportunidade de emprego estava chegando aos jovens e pais de família, que viram suas vidas melhorar sobremaneira.

Por mais de uma década, participei diretamente de todos os embates do PMDB, onde puder conquistar amigos, os quais permanecem até hoje, e obras significativas para o povo de Goiás. Mesmo em outras siglas partidárias, não deixei de me relacionar com os companheiros do PMDB, por entender que ao povo só interessa a solução dos seus problemas. A luta não é individual, muito menos a conquista.

Nos últimos anos, no PR, ajudamos a trazer mais de R$ 3 bilhões para Goiás, e vamos trabalhar muito mais ainda. Todos sabem os motivos que me fizeram deixar o Partido da República, mas confesso que não tenho mágoas. Ao contrário, fui à campo para que o PR permanecesse vivo. Falei com correligionários para que não abandonassem o barco.

Agora, no PMDB, partido que me lançou na política, vou ter a oportunidade de reforçar a luta por Goiás, ao lado de grandes companheiros. A sociedade espera de todos nós muito trabalho e dedicação. Em especial, reforço o meu compromisso com os goianos, um povo que me recebeu de braços abertos, assim como o partido ao qual estou me filiando.

Goiás tem grandes desafios pela frente que só vão ser superados com a união da nossa gente, dos políticos de bem e o apoio do Governo Federal. Muito há que se fazer, mas acredito nesse novo caminho que estamos seguindo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sandro Mabel retorna ao PMDB

Depois de 11 anos fora do PMDB, o deputado federal Sandro Mabel retorna ao partido, nesta quinta-feira, em evento que será realizado no Atlanta Music Hall - localizado na BR-153, saída para Aparecida de Goiânia, às 9h. Já confirmaram presença mais de 20 lideranças nacionais, dentre elas o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO); o líder do partido na Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (RN); o líder do Governo no Senado, Romero Jucá (RR); o presidente do Partido no Estado, Adib Elias; o presidente de Honra, Iris Rezende; e os deputados federais, Estaduais, prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas.

Sandro Mabel começou na política, em 1987, no próprio PMDB, permanecendo na sigla até 2000. Em 1990, foi eleito deputado estadual pelo partido; em 1992, disputou a prefeitura de Goiânia. Sandro Mabel está no quarto mandato de deputado federal e figura pela décima vez entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em pesquisa divulgada pelo Diap, Departamento Intersindical de Avaliação Parlamentar. O deputado Sandro Mabel é considerado um dos políticos mais atuantes de Goiás e, nos últimos anos, ajudou a trazer mais de R$ 3 bilhões para o Estado.

Filiação ao PMDB
Deputado federal Sandro Mabel
Dia: 20 de outubro
Horário: 9h
Local: Atlanta Music Hall

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Grande festa marca filiação de Sandro Mabel ao PMDB

O PMDB está organizando um grande ato para comemorar o retorno do deputado Sandro Mabel ao partido. A festa reunirá apoiadores de todo o Estado de Goiás e contará com a presença garantida do vice-presidente da República, Michel Temer, do senador Valdir Raupp, do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende e de Adib Elias, presidente regional PMDB, além de diversas outras autoridades nacionais e regionais da legenda.

"Estou muito feliz com este momento. Estou sendo recebido de braços abertos e o carinho e o apoio das pessoas que acompanham a minha trajetória política tem me emocionado neste processo", afirmou Sandro Mabel.

A festa para comemoração da filiação acontecerá na próxima quinta-feira, dia 20 de outubro, no Atlanta Music Hall, a partir das 9h da manhã.

Sandro Mabel é homenageado pelo Comércio

O deputado Sandro Mabel recebe, na próxima terça-feira (18), o prêmio Mais Admirados do Comércio de Goiás em reconhecimento à sua atuação no setor. A homenagem reunirá políticos e empresários com reconhecida atuação em prol do desenvolvimento econômico do Estado de Goiás. A premiação é realizada há 12 anos pela Contato Comunicação. Em 2011, o processo de votação reuniu 50 profissionais ligados ao comércio, bem como jornalistas, publicitários e autoridades.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sou contra os gatos

Na semana que passou, proferi palestra no Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o marco regulatório da terceirização. Julgo extremamente importante o debate que a Câmara dos Deputados vem travando junto às instituições e sociedade organizada para discutir os projetos que estão em tramitação naquela Casa. Tudo está sendo feito com a participação das entidades envolvidas no processo, democraticamente.

Sou autor do Projeto de Lei 4.330/04 que trata do assunto. Como membro titular da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) e presidente da Comissão Especial de Regulamentação da Terceirização do Brasil, tenho participado de inúmeras reuniões e palestras sobre o tema, sempre com a ideia de que é possível tornar mais justa a situação dos trabalhadores terceirizados no País.

O meu principal objetivo é criar no Brasil leis claras que possam promover a dignidade desses profissionais, que normalmente não têm amparo nas legislações trabalhistas vigentes. Não tenho dúvida em afirmar que a terceirização é a evolução do mundo.

Não queremos, com o nosso projeto, desmobilizar as categorias profissionais existentes, mas tão somente regulamentar a atividade de milhões de trabalhadores que estão atuando de forma precária. É necessário banir os maus empregadores, retirando do mercado aqueles que precarizam a mão de obra, essencial no desenvolvimento do País. Essa é uma realidade que existe é deve ser corrigida com rapidez.

O Brasil, para se modernizar, deve alterar leis que ainda prejudicam o desenvolvimento econômico e social de grande parte dos nossos trabalhadores, que vivem sob custódia dos maus empregadores. Sou contra os “gatos”, pois entendo que a eles só interessa a exploração de uma mão de obra essencial para o País. Temos que fazer com que os trabalhadores terceirizados não comam de marmita debaixo de árvores, enquanto os trabalhadores das empresas se alimentam em decentes restaurantes.

O meu projeto de lei vai garantir igualdade de direito para os terceirizados no que diz respeito a transporte, alimentação e assistência médica ambulatorial, quando disponível na empresa tomadora de serviços. Queremos que o trabalhador terceirizado seja tratado da mesma forma que o funcionário de qualquer outra empresa onde estiver atuando.

Tornar o Brasil justo é valorizar todos os nossos trabalhadores. É isso que estamos defendo no Congresso Nacional. As necessidades, os sonhos e desejos dos trabalhadores terceirizados não são diferentes do restante do povo brasileiro. Queremos que eles sejam especializados, tenham qualificação profissional e possam viver dignamente para sustentar a si e as suas próprias famílias.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Parabéns, Itauçu!

O deputado Sandro Mabel parabeniza os moradores de Itauçu pelos 62 anos do município e reafirma o seu compromisso em continuar trabalhando para levar importantes conquistas para a cidade. A data é comemorada hoje, dia 11 de outubro, e com toda a certeza merece ser festejada.

Nos seus mandatos, Sandro Mabel viabilizou importantes obras e benfeitorias para Itauçu. O parlamentar conseguiu os recursos necessários para a reforma do hospital municipal, além da compra de equipamentos para atendimento e exames.

Sandro Mabel também destinou emendas para a compra de patrulhas mecanizadas para atender os produtores rurais; investimentos em infraestrutura, como asfalto e saneamento básico; construção de calçadas e meios-fios; recuperação da BR-070; e geração de emprego e renda, por meio do apoio à atividade de aquicultura (criação de peixes). O parlamentar também trabalhou muito pela construção da ferrovia Norte-Sul, que vai gerar milhares de empregos e oportunidades de negócios nas regiões por onde passa.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sandro Mabel participa de audiência no TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou a primeira audiência pública de sua história nesta semana. Com o tema "Terceirização de Mão de Obra", o debate reuniu 49 expositores que falaram sobre a terceirização no setor bancário, de energia elétrica, de telecomunicações e de tecnologia da informação e o critério da atividade-fim do tomador dos serviços.

Em seu quarto mandato na Câmara, o deputado federal Sandro Mabel, que preside a comissão especial destinada a promover estudos e proposições sobre a regulamentação da terceirização no Brasil, foi um dos expositores da audiência pública. Para o parlamentar, a terceirização é a evolução do mundo. “Temos que tirar fora os maus empregadores, tirar do mercado aqueles que precarizam a mão de obra”, afirmou, dizendo ser contra a precarização dos direitos trabalhistas e responsabilizando os maus empregadores, por ele chamados de “gatos".

“Temos que acabar com os gatos, os ratos, os picaretas, temos que fazer com que o trabalhador terceirizado não coma de marmita debaixo da árvore, enquanto o trabalhador da empresa come no restaurante com ar condicionado”, defendeu. O deputado destacou que seu projeto de lei garante igualdade de direitos para os terceirizados no que diz respeito a transporte, alimentação e assistência médica ambulatorial, quando disponível na empresa tomadora de serviços.

Mabel falou da necessidade de regulamentar a prestação de serviços e não a intermediação de mão de obra, e salientou que a terceirização deve ocorrer por especialidades, por meio de contratos de prestação de serviços determinados e específicos, permitindo-se no máximo atividades correlatas.

Ao destacar a necessidade da especialização, o deputado, cujo projeto de lei já foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) e aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), disse não existir mais atividade-meio e atividade-fim nas empresas. Ressaltou as vantagens da especialização, como a oferta de melhores serviços e pessoal mais treinado, e afirmou não ter porque se estabelecer responsabilidade solidária à empresa tomadora de serviços, já que a responsabilidade subsidiária exige que o tomador de serviços fiscalize o cumprimento da legislação trabalhista pela prestadora.

*Com informações da assessoria do TST.

Sandro Mabel e Michel Temer: ajustes na Filiação

O deputado Sandro Mabel definiu os últimos ajustes de sua filiação ao PMDB durante audiência com o vice-presidente da República, Michel Temer, na terça-feira (4). A mudança de partido ocorre devido a decisão da cúpula nacional do PR em retaliar o parlamentar por ter se candidatado, legalmente, a presidência da Câmara dos Deputados, em janeiro deste ano. O ato de filiação ao PMDB está marcado para o dia 20 de outubro, em Goiânia.

Terceirização: Sandro Mabel e Vicentinho debatem salários, fiscalização e responsabilidade solidária

Durante a última terça e quarta-feira, foi realizada a primeira audiência pública da história do Tribunal Superior do Trabalho. No centro dos debates está a terceirização no mercado de trabalho. O objetivo da audiência foi reunir informações técnicas, econômicas e sociais sobre o tema para auxiliar os magistrados que tem cinco mil processos envolvendo terceirização aguardando julgamento. Para falar sobre esse tema polêmico, o programa Manhã no Parlamento ouviu o deputado Sandro Mabel, do PMDB de Goiás, e o deputado Vicentinho, do PT de São Paulo. O debate aconteceu durante o programa Manhã no Parlamento, mediado pelos jornalistas Lincon Macário e Danielle Popov.

Política a serviço do povo

Com mais de 20 anos de vida pública, vejo que muito ainda deve ser mudado para que as nossas instituições possam atender na plenitude os anseios da sociedade, seja o Parlamento, o Judiciário, Ministério Público, os governos em todas as suas esferas, as agremiações partidárias etc.

Minha inserção na política se deu por observar a necessidade de implantarmos medidas que promovessem a melhoria da qualidade de vida da população e a aprovação de leis que pudessem tornar o Estado de Goiás e o Brasil cada vez mais competitivos.

O avanço na industrialização, instrumento essencial para o fortalecimento das regiões e geração de emprego e renda para o povo foi minha primeira bandeira de atuação. Como deputado Estadual pelo PMDB, na década de 90, trabalhei para a consolidação do Fomentar, programa de incentivo fiscal extremamente importante, naquele momento, para alavancar o crescimento de Goiás.

Com a experiência do setor empresarial, ajudei a expandir os distritos industriais e montamos a estrutura necessária para a atração de empresas que posteriormente começaram a se instalar no Estado. Um bom exemplo é Aparecida de Goiânia. A cidade se transformou com a criação de espaços destinados para o setor, principal responsável, hoje, pelas transformações no município. Isso sem citar Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão, entre outras localidades.

Fomos o relator da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Sudeco, na Câmara Federal e trabalhamos, incansavelmente, pela sua aprovação. Estamos discutindo leis que possam incrementar o desenvolvimento dos Estados, garantindo uma melhor distribuição dos recursos arrecadados pelo Governo Federal. Queremos privilegiar os municípios que em função da Constituição de 1988 assumiram muitas atribuições, mas sofrem pela falta de recursos.

Na Câmara dos Deputados, intensificamos o trabalho em conjunto com os nossos parlamentares pela liberação de recursos para Goiás. Nos últimos anos, ajudamos a trazer em torno de R$ 3 bilhões. Obras importantes estão em andamento no Estado, como a Ferrovia Norte-Sul e a duplicação da BR-060. Em breve, serão retomadas as obras do aeroporto de Goiânia.

Tenho vocação pelo trabalho e entendo que somente com muito esforço e dedicação é que conseguiremos os avanços almejados pela sociedade. Precisamos debater os problemas, discutir as soluções, reforçar a cada instante o nosso sistema democrático, em que as opiniões poderão ser ditas e a liberdade de escolha seja respeitada. Estou na política para ajudar no desenvolvimento de Goiás e do Brasil e contribuir para o aperfeiçoamento de nossas instituições, tão necessárias para a vida do povo brasileiro.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Investimentos garantem a recuperação de bueiros

O deputado Sandro Mabel conseguiu a liberação de quase R$ 5 milhões para a recuperação de bueiros de Aparecida de Goiânia. Com o início do período chuvoso, tais investimentos são imprescindíveis para garantir o escoamento da água, evitando alagamentos. Os recursos foram conseguidos junto à Defesa Civil e vão beneficiar milhares de pessoas, especialmente as regiões dos bairros Garavelo Park, Madre Germana, Jardim Maria Inês e Jardim dos Ipês.

"Nós temos trabalhado muito para o crescimento de Aparecida de Goiânia e a melhoria da qualidade de vida de nossa gente, trazendo recursos importantes para a cidade. Queremos com isso, reafirmar o nosso compromisso de continuar lutando para levar os benefícios que Aparecida merece", afirmou Sandro Mabel.

Sandro Mabel profere palestra sobre terceirização

O deputado Sandro Mabel profere palestra nesta terça-feira (4), às 16h30, sobre as necessidades de regulamentação da Terceirização durante a primeira audiência pública organizada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A palestra focará o projeto de Lei n. 4330/2004, de autoria do parlamentar, que busca regulamentar o trabalho de quase oito milhões de trabalhadores terceirizados do país. Sandro Mabel também é o presidente da Comissão Especial destinada a elaboração de estudos sobre os projetos de terceirização que tramitam na Câmara dos Deputados.

O evento será realizado nos dias 4 e 5 de outubro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede do TST, em Brasília. A audiência será transmitida integralmente pela Internet, por meio do site do TST.

Sandro Mabel é eleito líder empresarial

O deputado federal Sandro Mabel é novamente reconhecido pelo Fórum de Líderes Empresariais pela sua liderança no estado de Goiás. A premiação é o resultado da indicação direta de 1282 empresários de todo o Brasil que integram a organização.

"Compatilho mais uma escolha do fórum de líderes. Se conquistei mais uma vez é graças ao trabalho de toda a equipe que nos ajudam no dia a dia a fazer melhor", afirmou Sandro Mabel.

O Fórum de Líderes Empresariais existe há 33 anos e reúne empresários de todo o País, notabilizando-se pelo pioneirismo e pela capacidade de mobilizar lideranças e produzir visões e conteúdos de forte impacto na vida nacional. Em 2011, a cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de novembro, em São Paulo.