quarta-feira, 23 de junho de 2010

LOMBADAS BR-060 EM ALEXÂNIA: Agradecimento ao dep. Mabel

Deputado Sandro Mabel
Bom Dia

Senhor Deputado,

Venho em nome da comunidade da Vila Mutirão e do Setor Sul em Alexânia, agradecer a Vossa Excelência, a atenção dispensada e o empenho em nos atender, intermediando junto ao DNIT e agilizando a colocação das lombadas na BR, o que ha muito era uma reividicação de nossa comunidade.

Imensamente agradecidos, nos colocamos a sua disposição, a nossa comunidade.

Atenciosamente,

Antonia Ribeiro de Morais
Representante da comunidade da Vila Mutirão e Setor Sul

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Você concorda com a atual carga tributária do Brasil?

É o que queremos saber com a nova enquete que já está no ar no Site e na comunidade do Orkut.

No Site você pode conhecer a opinião do Deputado Federal Sandro Mabel no artigo publicado no Jornal Diário da Manhã dia 27/05/2010 e em vídeo sobre o tema.

Participe. Ajude a votar a Reforma Tributária.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sandro Mabel é homenageado em Valparaíso de Goiás

O deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) participou das comemorações do 15º aniversário de Valparaíso de Goiás. O evento ocorreu na noite de ontem, quarta-feira (16), e contou com a presença da prefeita Leda Borges, do vereador Afrânio e demais lideranças políticas.

Para agradecer o apoio que diversas lideranças proporcionaram ao longo dos últimos anos, o município promoveu a Ordem do Mérito legislativo, a mais alta atribuição do Poder Legislativo registrada como Comenda de São Francisco de Assis.

O deputado Sandro Mabel foi um dos agraciados na premiação, sendo reconhecido como o parlamentar que tem trabalhado para levar diversos recursos financeiros para o município. O vereador Afrânio agradeceu o deputado pelo empenho em conseguir a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento à Saúde (UPA) em Valparaíso e que, em breve, estará pronta e atendendo a população da região.

Estiveram presentes na solenidade o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz; e Carlos Henrique, Secretário de Desenvolvimento da Região Centro-Oeste do Ministério da Integração.

Avanços no atendimento à saúde pública

A vinda a Goiás essa semana do ministro da Saúde, José Temporão, para inaugurar três novas centrais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um fato importante. A ação representa o compromisso que o Governo Federal tem com o Estado, em uma área extremamente significativa. Com as inaugurações, Goiás se iguala a Sergipe e atinge 100% de cobertura do Samu.

O Estado passa a contar, a partir de agora, com 12 centrais em funcionamento, com a possibilidade de atender cerca de 1,3 milhão de pessoas. A expectativa é de que esse número seja elevado para 16 centrais. Aparecida de Goiânia, Iporá e Caldas Novas foram as cidades contempladas com as unidades.

Os problemas enfrentados por Aparecida são conhecidos, e a central será um reforço e tanto. Caldas Novas, que tem 70 mil habitantes, chega a receber cerca de 130 mil turistas por final de semana. A cidade possuía seis ambulâncias e recebeu mais seis, incluindo UTIs.

Reconhecemos que ainda é preciso avançar muito no atendimento à saúde, especialmente para a população de baixa renda que não tem condições de bancar financeiramente o tratamento médico, mas não há dúvida de que existe um esforço dos governos Estadual e Federal no sentido de amenizar a questão.

Em mais de 50 cidades temos trabalhado diretamente na busca de soluções para a melhoria do Sistema de Saúde Pública, seja na luta por recursos para a compra de ambulâncias, equipamentos e manutenção de hospitais ou no trabalho de reconhecimento do curso de medicina, como por exemplo, da UniEvangélica em Anápolis, pois a falta de médicos também influencia na qualidade dos serviços prestados à população.

Em 21 cidades, conseguimos verba para a implantação de Unidades de Pronto Atendimento à Saúde (Upas) – 15 já estão sendo construídas, principalmente no Entorno do Distrito Federal, uma região muito carente e que merece toda atenção.

Senador Canedo é uma cidade que se tornou referência no atendimento à saúde em função do excelente trabalho desenvolvido pelo ex-prefeito Vanderlan Cardoso. Marcamos presença no município, dando apoio na liberação de verbas federais para o setor, e com uma gestão eficiente do ex-prefeito foi possível mudar a realidade local.

Os graves problemas da saúde só serão superados com recursos, planejamento e competência no gerenciamento. É o que tem feito os governos Estadual e Federal. Em Goiás, a responsabilidade nos gastos com o dinheiro dos impostos tem sido fundamental. Apenas para citar um caso, medicamentos que antes eram comprados por valores exorbitantes são adquiridos por preços bem menores, o que demonstra essa preocupação. Assim é o que queremos para o Estado: uma administração séria e voltada para o atendimento às necessidades básicas da população.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mabel busca mais recursos para municípios goianos

O deputado federal Sandro Mabel disse hoje que vai intensificar ainda mais o trabalho de liberação de recursos para os municípios goianos. O parlamentar, que é reconhecido como um dos deputados federais mais atuantes em Brasília, destacou a importância da união da bancada goiana no Congresso Nacional. “Como coordenador da bancada de infraestrutura da Câmara dos Deputados, vejo o quanto é essencial o trabalho em conjunto. Recentemente, o Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Urbano, empenhou R$ 5 milhões para investimentos em Aparecida de Goiânia. Isso é o resultado da nossa união”, destacou. Os recursos para Aparecida de Goiânia vão ser usados na pavimentação de vias urbanas e drenagem nos setores Jardim Veiga II e Jardim Veiga III.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Uma luta pela valorização dos administradores

A mobilização dos administradores é essencial para o fortalecimento da categoria e para a conquista dos espaços na sociedade. Quanto mais unidos, melhores serão os resultados. Ao longo da minha atividade política, sempre me coloquei a disposição dos profissionais para a discussão, apresentação e votação de projetos que pudessem resultar em avanços para a Administração. E isso tem acontecido. Como administrador e empresário, reconheço a valiosa contribuição que a categoria pode emprestar para o crescimento do País. Não tenho dúvida em afirmar que se tivéssemos mais administradores nas funções públicas, os municípios, Estados e União dariam um salto maior no desenvolvimento. Inclusive, essa é a nossa luta.

Na Câmara dos Deputados, em parceria com o Sinago - Sindicato dos Administradores de Goiânia - do presidente Samuel Albernaz, apresentei inúmeras propostas no sentido de ampliar a participação dos administradores nas esferas de poder, como a que cria a carreira de administrador municipal, a que permite que as sociedades formadas por administradores recolham o Imposto Sobre Serviços (ISS) com base no número de sócios, a inclusão dos portadores de diploma do curso de Administração entre os que podem integrar a categoria funcional de Perito Criminal Federal e o Dia Nacional do Administrador a ser comemorado, anualmente, em 9 de setembro.

Recentemente, levamos ao debate a proposta que institui o piso nacional para a categoria do serviço público no valor de R$ 1.484,58, nos mesmos termos do Estado do Rio de Janeiro, que possui o segundo maior PIB do País. A nossa ideia é dar a partida, de maneira responsável, a uma discussão importante sobre a remuneração inicial da categoria em um segmento que infelizmente ainda não soube reconhecer o significado da presença de um administrador.

Não estamos definindo um teto máximo, mas uma remuneração inicial e realista diante da situação orçamentária vivida pela administração pública e, sobretudo, diante das desigualdades macrorregionais de um país de dimensões continentais, como o Brasil. O nosso desejo, e trabalhamos nessa linha, é dar o melhor factível para a categoria. No entanto, há que se considerar que a realidade dos Estados do centro-sul não é a mesma vivida pelas demais unidades da federação. Não podemos fixar valor que favoreça, em última análise, o desemprego ou o subemprego dos administradores.

Nesse viés, estão sob análise propostas de emenda do projeto, como a já apresentada pelo Sinago, com valor correspondente a 8,5 salários mínimos para jornada de 40 horas semanais e de 6 salários mínimos para jornada de 30 horas semanais. Somos defensores intransigentes dos profissionais que devem ser valorizados e ter a participação ampliada em todos os campos de atuação, e, nesse contexto, a luta pelos interesses dos administradores urge.

A nossa batalha é para que mais e mais administradores assumam funções públicas e possam aumentar a eficiência dos serviços prestados à população. A formação ampla do administrador vai permitir com que ele atue em diversas áreas e execute um trabalho de enxugamento da máquina estatal, com corte de desperdícios e uma melhor aplicação do dinheiro dos impostos.

Um dos segredos dos Estados Unidos é que o País valorização a Administração, e esse deve ser o nosso caminho. Uma empresa bem administrada e um órgão público bem administrado proporcionam os resultados que a sociedade espera. Por isso, a união da categoria, a compreensão das conquistas já alcançadas, a mobilização em torno de objetivos comuns contribuem para a consolidação e o reconhecimento desses profissionais de grande valor para o Brasil. Já avançamos muito, e estamos dispostos a continuar nesse trabalho em defesa dos administradores.

Empenhados novos recursos para municípios goianos

O Ministério do Turismo empenhou R$ 195 mil para o município de Corumbaíba/GO. O recurso será usado para pavimentação e drenagem superficial de águas pluviais da via de acesso ao Lago Bonito.

Outra liberação foi para o município de Avelinópolis. O valor de R$ 146 mil será utilizado para construção de calçamento e meio fio no Setor Joventino Antonio de Oliveira. O recurso foi solicitado pelo deputado Sandro Mabel, junto ao Ministério das Cidades.

Agricultura
O Ministério da Agricultura empenhou, na última terça-feira (8), duas emendas aos municípios de Caturaí e Fazenda Nova, ambas no valor de R$ 97,5 mil. Os recursos financeiros poderão ser usados para aquisição de patrulha mecanizada, que ficará a disposição da prefeitura.

Todos os recursos financeiros são providos de emendas individuais do deputado Sandro Mabel no orçamento da União para o ano de 2010.

Exposição alerta para o perigo de queimaduras

Durante esta semana, acontece na Câmara dos Deputados uma exposição promovida pelo deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) e o Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ). O evento está focado na conscientização dos parlamentares e pessoas para a prevenção, apoio e reabilitação dos doentes de queimaduras, ressaltando o importante papel desenvolvido pelo NPQ.

A Fonoaudióloga Andrea Brayner explica o projeto: “estamos apresentando aos deputados o trabalho desenvolvido em mais de 40 anos de atuação do NPQ, chamando atenção para o trabalho de reintegração dessas pessoas na sociedade e também a necessidade de criação de uma campanha nacional de prevenção de queimaduras”.

O estande montado na entrada no Anexo II está atraindo a atenção das pessoas. Os interessados podem encontrar cartilhas contendo informações sobre o tema, exibição de um vídeo explicativo, além da participação de pacientes que foram atendidos pelo Pronto Socorro para Queimaduras, localizado no Setor Oeste, em Goiânia GO.

O Pronto Socorro para Queimaduras foi fundado em abril de 1968 e, desde então, mantém-se aberto 24h. Foi inaugurado com 10 leitos e equipe de 20 funcionários. O Hospital caracteriza-se por uma visão progressista, desenvolvendo tecnologia própria para reabilitação de seus pacientes.

Sandro Mabel chamou atenção para o importante papel desenvolvido pelo NPQ. “O instituto trabalha intensamente na reabilitação de pacientes queimados e projetam esses cidadãos ao convívio social”, afirmou o deputado.

Mais informações estão disponíveis no site da instituição. O endereço é: www.npq.org.br. Vale ressaltar que a entidade desenvolve seus trabalhos com recursos doados por pessoas que se sensibilizam com a causa.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ministério das Cidades empenha recursos para Aparecida de Goiânia

O Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Urbano, empenhou ontem R$ 5 milhões para o município de Aparecida de Goiânia. O recurso será usado para pavimentação de vias urbanas e drenagem nos setores Jardim Veiga II e Jardim Veiga III.

O montante foi indicado pela bancada goiana de infraestrutura, que tem como coordenador o deputado Sandro Mabel (PR).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mabel em giro pelo interior

O deputado federal Sandro Mabel, coordenador da bancada de Goiás da infraestrutura na Câmara Federal, participa nesta segunda-feira (7) do lançamento das obras de restauração da BR-364, entre Jataí e São Simão. Serão recuperados 192 km da rodovia ao custo de mais de R$ 174 milhões. Em seguida, Mabel vistoria as obras de recapeamento da BR-452, entre Rio Verde e Itumbiara, e a noite faz palestra na Faculdade de Qurinópolis. O parlamentar afirma que o presidente Lula tem dado atenção especial às rodovias federais no Estado. “Só esse ano, mais de R$ 1 bilhão serão investidos nas estradas, num trabalho em conjunto do DNIT e os deputados federais da infraestrutura”, disse.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Senador Canedo é um exemplo de administração eficiente e moderna

Senador Canedo completou na última terça-feira 21 anos de emancipação política. Uma cidade jovem, mas que em pouco mais de cinco anos deu um salto de desenvolvimento. A gestão eficiente e responsável do ex-prefeito Vanderlan Cardoso foi capaz de mudar por completo a realidade do município, melhorando de forma significativa a vida da população.

O atual prefeito, Túlio Sérvio, seguindo estratégias já definidas implementou um ritmo que vai consolidando as conquistas alcançadas. A evolução em todos os setores da atividade pública é fato. A alegria da população demonstrada durante as festividades foi algo empolgante. A alto-estima elevada de uma gente simples e humilde é o que nos motiva a lutar, incansavelmente, para o crescimento de um povo.

Os moradores de Senador Canedo têm orgulho da cidade em que vivem. Confiaram em um administrador com experiência e sucesso na atividade empresarial. O resultado é que o município cresceu e se transformou em uma velocidade enorme. Vanderlan comprovou que é possível promover mudanças sem comprometer o orçamento ou inviabilizar gerações futuras.

Pelo contrário, foi rigoroso com as finanças e um verdadeiro empreendedor na realização das obras.

Como representante do município na Câmara Federal, acompanho o dia-a-dia de Senador Canedo e a disposição das autoridades locais para enfrentar as demandas da sociedade.

Quanto mais uma cidade melhora, maior é a responsabilidade de um gestor público, pois aumentam as exigências.

A saúde em Senador Canedo é exemplo para o País. Toda população conta com cobertura do Programa Saúde da Família. São 27 equipes de médicos, enfermeiros e odontólogos que atendem por hora marcada em 19 unidades. O Centro de Especialidades Médicas possui 63 profissionais e a Maternidade Aristina Cândida, inaugurada recentemente com o nosso apoio, atende 10 municípios da região.

A economia de Senador Canedo mudou com a administração do ex-prefeito Vanderlan Cardoso. A cidade conta com dois distritos industriais e em breve serão inaugurados mais quatro pólos de negócios, gerando seis mil novos empregos diretos. A água tratada está sendo levada a 100% das residências e o asfalto chegando a praticamente todas as ruas.

Assim tem sido na Educação, Esporte, construção de praças e qualificação dos servidores, entre outros serviços prestados pelo poder público municipal.

A gestão empregada em Senador Canedo nos motiva a acreditar que é possível realizar muito através de uma administração participativa, equilibrada e municipalista. O que se viu nos últimos anos na cidade é um modelo de atuação focado na responsabilidade com o dinheiro público e em obras de qualidade. Não é à toa que a população sabe reconhecer a transformação vivida por Senador Canedo, um exemplo a ser seguido e implantado em todo o Estado de Goiás.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mabel viabiliza patrulha mecanizada para municípios goianos

O Ministério da Agricultura empenhou, na última terça-feira (1), duas emendas individuais do deputado federal Sandro Mabel (PR-GO). Os municípios beneficiados são: Nerópolis, com R$ 150 mil, e Cromínia, com R$ 100 mil. Os recursos financeiros podem ser usados para compra de patrulhas mecanizadas.

Sandro Mabel apoia a imprensa comunitária

O deputado Sandro Mabel (PR), membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), apresentou relatório favorável ao Projeto de Decreto Legislativo nº. 2278/2009, que autoriza a Associação de Comunicação e Cultura de Novo Brasil (GO) a executar, pelo prazo de 10 anos, os serviços de radiodifusão comunitária no município.

Outro relatório apresentado pelo deputado também trata da execução dos serviços de radiodifusão comunitária para a Associação Gentil do município de Gameleira de Goiás.

Além desses dois requerimentos, Sandro Mabel apresentou parecer favorável a execução de serviços de radiodifusão para mais oito associações comunitárias do Estado de Goiás.

Segundo o deputado, essas associações buscam divulgar interesses da comunidade, sem nenhuma interferência política e de propaganda. “São essas rádios que tornam públicos os interesses de cidadãos conhecidos pela comunidade, como por exemplo a necessidade de recapear uma avenida e tapar buracos em uma rua”, afirma o deputado Mabel.

Os relatórios favoráveis serão apreciados pelos deputados membros da CCJC. Se aprovados, serão transformados em Projetos de Decreto Legislativo e essas instituições estarão autorizadas a continuar prestando serviços de interesse das comunidades locais.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Sandro Mabel participa de inauguração em Águas Lindas de Goiás

O deputado federal Sandro Mabel (PR-GO) e o superintendente regional do DNIT-GO, Alfredo Soubihe, estiveram na tarde dessa segunda-feira (31) no município de Águas Lindas de Goiás, participando da inauguração de cinco passarelas de pedestres construídas sobre a BR-070, ao longo do trecho urbano do município.

A obra custou R$ 6 milhões e o recurso financeiro foi conseguido mediante esforços do deputado Sandro Mabel perante o governo federal, atendendo uma reivindicação antiga da população local e também dos motoristas que trafegam pelo trecho. Segundo o parlamentar, as passarelas vão possibilitar a diminuição de mortes e acidentes, evitando que as pessoas atravessem em meio aos carros.

O prefeito Geraldo Messias lembrou a atuação do deputado em favor do município, como a luta para diminuir o valor das passagens e também a redução do valor das tarifas telefônicas, que entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2011.

Rogemberg (PR), vereador da cidade, também esteve presente no evento. O vereador considerou Sandro Mabel como o “pai” da BR-070, devido à luta do deputado, que dura mais de sete anos, conseguindo recursos para a duplicação.

Sandro Mabel afirmou que vai continuar lutando pela melhoria de vida do povo de Águas Lindas. Segundo o deputado, o próximo pleito será conseguir recursos para pavimentação asfáltica do município e a conclusão dos 17 km de duplicação da BR-070.