Por estarem localizados próximo ao Distrito Federal e distante da capital Goiânia, os moradores destas cidades acabam pagando mais caro nas ligações locais que fazem, tanto para Brasília, quanto para Goiânia. O motivo, segundo a Anatel, definição da área técnica que deixam esses municípios prejudicados.
Atendendo a demanda solicitada pelas lideranças, o deputado Sandro Mabel, autor da solicitação da audiência, solicitou do presidente e dos técnicos presentes, que reavaliassem a definição destas áreas, transformando em ligações locais, já que fazem parte do DDD 61, do Distrito Federal.
A Anatel disse que o problema também existe em outros locais do país e o parlamentar lembrou que este assunto foi resolvido há cerca de 15 anos, na região metropolitana de Goiânia. “Nós passávamos por este problema em Goiânia, quando ligávamos, por exemplo, de um bairro de Goiânia para Aparecida”, comentou Sandro Mabel.
Em fase de audiências púbicas, a Anatel explicou que o projeto encontra-se na área jurídica e será resolvido ainda este ano. Com isso os moradores de Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto terão economia em ligações para o DF em mais de 60% do valor atual, enquanto os moradores de Planaltina Goiás economizarão mais de 30 % em uma ligação em horário comercial.
Vistas ao problema quase resolvido, o deputado Sandro Mabel e as lideranças se colocaram a disposição da Agência para ajudarem no for preciso. Estiveram presentes os prefeitos de: Águas Lindas, Geraldo Messias; Santo Antônio do Descoberto, Davi Leite; e Planaltina Goiás, José Neto.
Também participaram da reunião o vereador Rogemberg, de Águas Lindas; o vereador Nivaldo, de Planaltina Goiás; o vereador João Batista, que também é secretário de Administração e Fazenda de Santo Antônio do Descoberto; a secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Érika Patrícia; e o técnico de telecomunicações de Planaltina, Ricardo Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário